Agradecer algo a alguém
Por Thaís Nicoleti
"Gostaria de agradecer o jornal pela bela foto publicada na primeira página...
"O verbo "agradecer", como muitos outros da língua, rege um complemento direto que expressa o alvo da ação e um indireto que indica o destinatário dessa mesma ação. Em outras palavras, "agradecemos algo a alguém".
Esse é o mesmo tipo de comportamento de verbos como "entregar", "dar", "ceder", "perdoar", "pagar", "dizer", "comunicar" e tantos outros. Isso quer dizer que "o carteiro entrega a carta ao destinatário", "o mestre-de-cerimônias dá as boas-vindas à platéia", "o artista cede os direitos autorais à editora", "o rapaz perdoa a dívida ao amigo", "o patrão paga o salário ao funcionário", "o poeta diz versos à sua amada", "o porta-voz comunica as decisões à população" etc.
Da mesma forma, uma pessoa pode "agradecer ao jornal a publicação da foto". Essa construção, original, vem cedendo espaço a outra, em que o objeto direto (a coisa agradecida) se converte em adjunto adverbial de causa e, em conseqüência disso, ganha uma preposição "por" O verbo deixa de ser transitivo direto e indireto e passa a transitivo indireto. Assim: "agradecer a alguém por alguma coisa", em vez de "agradecer a alguém alguma coisa". Hoje, essas duas construções são consideradas corretas do ponto de vista da norma culta.
Abaixo, a frase corrigida:
"Gostaria de agradecer ao jornal pela bela foto publicada na primeira página...
"Um abraço,
Thaís Nicoleti - Folha de São Paulo
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário