quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Abu Dhabi, a modernidade e sua majestosa Mesquita




(vista do centro de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, mostrando a modernidade de sua arquitetura)




Um dos locais visitados mais interessantes de nossa recente viagem foi a Mesquita de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes. Rica em petróleo, com reservas para 230 anos, a moderna Abu Dhabi exibe uma economia exuberante com as construções de prédios modernos de aparência semelhante aos prédios novaiorquinos.
A Mesquita de Abu Dhabi é a terceira do mundo. Pelas leis islâmicas, nenhuma Mesquita pode ser maior do que a de Meca, na vizinha Arábia Saudida. Mas certamente a de Abu Dhabi deve ser a mais rica. Pelas informações de nossa guia na excursão esse custo foi de US$ 3,5 bilhões. É uma cifra muito alta. Arrisco-me a dizer que não deverá existir no Brasil mais de seis pessoas com uma fortuna igual ou maior.
As mulheres somente podem ter acesso ao interior da Mesquita totalmente vestidas de preto e cobertas da cabeça aos pés. Foi assim que nossas companheiras de viagem tiveram que se vestir, inclusive Itacoeli que é vista em várias dessas fotos. Quanto aos homens, os que estavam de bermudas, tiveram que vestir aquela tradicional roupa árabe.
Na primeira foto, vemos o alcorão, o livro sagrado do islamismo. Na terceira foto dessa sequência, vemos uma penitente árabe, ajoelhada, orando. Percebi que ela, ao orar, também chorava copiosamente, movida por sua fé.


As pessoas que aparecem nas fotos seguintes são predominante de companheiros(as) de viagem residentes aqui em Salvador/Ba.


O objetivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar. No entanto, as mesquitas são também conhecidas pela seu papel comunitário e por serem as formas mais expressivas da arquitectura islâmica. Hoje em dia, a maioria das mesquitas possuem cúpulas, minaretes e salas de oração que podem assumir formas elaboradas. Surgidas na Península Arábica, as mesquitas podem ser encontradas em todos os continentes em que existem comunidades muçulmanas. Não são apenas locais para o culto e a oração, mas também locais onde se pode aprender sobre o islão e conviver com outros crentes.


































































































4 comentários:

Anônimo disse...

Foi a melhor matéria que já li no Blog.O texto e as imagens se completam.Espero que o Sergio continue a nos mostrar coisas tão ricas e belas. Arlindo

Guto disse...

Concordo com o tio Arlindo. pela riqueza de detalhes, isso é praticamente uma reportagem.

Te cuida Caquinho Barcelos.

Anônimo disse...

Fiz um comentario e continua "zero comentario". Peço clicar em "O comentario". Arlindo

Anônimo disse...

Sérgio,
Que matéria maravilhosa!. O Guto e o Arlindo tem toda razão, pra mim também essa foi a melhor matéria que já saiu no blog. Faça um documentário que eu levo pra ser exibido no Dragão do Mar durante a sessão de domingo pela manhã e tenho certeza que o Franzé, responsável por esse espaço, vai agradecer.
Abs,
Josélia