sábado, 9 de janeiro de 2010

Colesterol: sinal de alerta



Essa gordura é fundamental para manter sua saúde plena. O segredo está na escolha do que você leva à boca!

Fonte: Revista Vitta/ed.1
Foto: Símbolo Imagens

Assim como o excesso de veículos bloqueia as avenidas das grandes cidades, o acúmulo dessa gordura entope suas artérias, dando início a um verdadeiro caos no seu organismo. Acontece assim: após passar anos se deliciando com comidas gordurosas de origem animal, como carnes e laticínios em geral, arrematadas com doces cobertos por chantilly e sorvete, você percebe que não apenas o ponteiro da balança disparou, como também o seu coração. E não foi por uma paixão fulminante, mas pelo acúmulo de moléculas de gorduras que estacionaram nas paredes das
suas artérias, dificultando a passagem do sangue e o trabalho do seu coração. Essas moléculas são chamadas de LDL-colesterol, mas você já deve tê-las conhecido somente como “LDL, o mau colesterol”.

Tanto o LDL quanto o HDL (o “bom colesterol”) não estão presentes na comida, são produzidos pelo seu organismo como resultado da digestão de certos tipos de alimentos. O LDL deriva daqueles alimentos ricos em gordura saturada e é constantemente associado ao risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Já o HDL é fruto das chamadas boas gorduras, como a monoinsaturada e a poliinsaturada, presentes no azeite de oliva, nos peixes e em alguns cereais.


Diferente do LDL, o HDL possui efeito protetor ao coração, pois ajuda a transportar as coisas ruins para fora do organismo. É como se ele fizesse uma faxina no organismo. O que talvez você não saiba é que manter os níveis dessa gordura em equilíbrio é essencial para o bom funcionamento do organismo. Isso porque o colesterol é um importante componente das células, precursor de muitos hormônios (entre eles, o estrógeno e a testosterona) e de ácidos biliares, além de participar dos processos de absorção das gorduras e da síntese de vitamina D.
Mais: o seu próprio fígado é capaz de produzir a quantidade necessária para manter todas as funções vitais. Por isso vale a pena controlar a gula.

Nenhum comentário: