sábado, 30 de junho de 2012

Morreu do quê





Por causa de uma latinha ?
Foi nadar no mar achando que não tinha tubarão, mas latinha

Por causa de um vinho branco ?
Atravessou a rua e desviou do carro vermelho, mas aí vinha o branco

Por causa de um bom dia ?
Atravessou a linha achando que o bonde vinha, mas o bonde ia

Por causa de uma mamadeira ?
Passava por baixo de uma construção quando caiu uma madeira

Por culpa do Osmar ?
Osmar contato no freio do carro dele

Por andar sempre na linha ?
O trem pegou ele

Por culpa do computador ?
Ao saber que era corno, ficou computador de cotovelo e se matou

Por culpa da dona Guiomar ?
Ela Guiomar e atropelou o sujeito

O que os cães pensam



Exames de neuroimagem revelam o que se passa na cabeça do melhor amigo do homem quando ouve um comando


Aquela carinha expressiva e olhinhos que parecem sempre querer dizer algo fazem com que donos de cães se perguntem o que seu bicho de estimação “imagina” quando escuta sua voz. Agora, cientistas interessados em comprender a relação entre o homem e esses animais com base na perspectiva dos cachorros, tentam descobrir utilizando técnicas de escaneamento cerebral, o que pensam nossos amigos caninos. Os pesquisadores divulgaram suas descobertas na revista on-line PLoS ONE.

Levando em conta de que o adestramento de cães pelo exército para desempenhar funções complexas como saltar de helicópteros e aviões é uma prática comum, o neurocientista Gregory Berns, do Centro de Neuropolítica da Universidade Emory, considerou que não seria difícil treinar esses animais para entrar acordados em um tubo de ressonância magnética para que pesquisadores tentassem descobrir o que pensavam.

Berns e seus colegas ensinaram dois cães a ficar completamente imóveis dentro do aparelho: Callie, uma fox terrier de 2 anos, e McKenzie, um border collie de 3, também os treinaram para responder a sinais ­– mão esquerda apontando para baixo significava receber uma recompensa; ambas as mãos direcionadas para a horizontal indicava tratamento neutro. Eles descobriram que, no momento em que os cachorros visualizavam o sinal de gratificação, a região do núcleo caudado (associada a recompensas em seres humanos) mostrava atividade. A mesma área não mostrou alterações quando os cães não viam o sinal do tratamento especial. O vídeo do experimento pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=UsJf9NwTFhw&feature=player_embedded

"Quando observamos os primeiros resultados, notamos que as imagens eram diferentes de qualquer outra obtida em estudos anteriores. Ninguém, até onde eu sei, já havia capturado fotos do cérebro de um cachorro que não estivesse sedado”, diz Berns. Os resultados também indicam que os bichos prestam muita atenção aos sinais humanos.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta abre portas para futuros estudos sobre a cognição canina e responde perguntas sobre a profunda ligação afetiva dos seres humanos com os cães. Outro objetivo do estudo é compreender como os animais processam a linguagem e de que maneira as expressões faciais são representadas em sua mente. O amor por essas criaturas de quatro patas tem raízes profundas nos primórdios da evolução humana e Bens acredita que isso pode ter moldado como os nossos ancestrais desenvolveram a linguagem e outras ferramentas da civilização.

“O cérebro do cão revela algo especial sobre como homens e animais se reuniram e a história evolutiva entre ambas as espécies pode fornecer um espelho único da mente humana”, argumenta o neurocientista.


Fonte: site Mente e Cérebro

Arrependimento

Talvez possamos um dia nos arrepender do que fizemos... Mas o arrependimento é sinal de que não tivemos medo de tentar... E daí se as coisas não deram certo como deveriam... E daí se não era bem o que queríamos? E nossa vida segue... para tentarmos e errarmos muitas vezes... Isso é viver e aprender. Fonte:pensador.uol.com.br

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tratamento da Dengue

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem ser recomendados por um médico. É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos. O doente começa a sentir a melhora cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias. É preciso hidratar o paciente com sintomas da dengue. É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico. Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso. Fonte: http://www.combateadengue.com.br

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pensamento de Augusto Cury

" Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água : A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna. Quando alguém o ofender ou frustrar, você é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo! Contorne-o sem discutir. Aprenda a amar sem esperar muito dos outros " . Augusto Cury

sábado, 23 de junho de 2012

São João, a maior festa da Bahia




Quem não mora na Bahia deve pensar que a maior festa dessa terra é o Carnaval.
Ledo engano!
Disparadamente, a maior festa da Bahia é o São João. Todo baiano sabe disso. E não precisa ter nenhuma festa grandiosa como acontece em Caruaru ou Campina Grande. O São João está no sangue baiano tal como o Acarajé ou a Lavagem do Bomfim.
Sem dúvida, o Carnaval é a maior festa de Salvador e, de quebra, tida como a maior festa ao ar livre do mundo. Mas é restrita a Salvador. Nada acontece no interior baiano nesse período.
O São João é festejado na Bahia toda. É impressionante como Salvador fica vazia durante os dias de São João. Vão todos para o interior.
 Para se ter uma ideia, o percurso entre Salvador a Feira de Santana, o portão do interior, que normalmente é feito em pouco mais de uma hora, na véspera do São João, a viagem é feita em pelo menos quatro horas em uma autoestrada de três pistas em cada sentido. Isso se não houver acidentes.
Quem acha que Fortaleza fica vazia no Carnaval, precisa ver como Salvador fica no São João. Totalmente vazia.
Quer uma prova? Consulte o Google com os dizeres: a maior festa da Bahia.
Agora, façamos o seguinte. Em homenagem às festas de São João, e misturando Bahia com Ceará, vamos colocar para tocar um grande sanfoneiro cearense, que recentemente se apresentou na Bahia, com grande sucesso. Com vocês Adelson Viana e com o Dominguinhos antes dando um depoimento.
Clique no link a seguir, ligue o som e deixe o forró rolar.

http://www.youtube.com/watch?v=WrDiXEtPpQ0

APRENDA O CORRETO! INTERESSANTE...

HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO... e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...). APRENDA O CORRETO: E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares' Dicas do Prof. Pasquale: No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' - "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???" Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU NÃO SABIA. E VOCÊ? Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.' Enquanto o correto é: 'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?" 'Cor de burro quando foge.' O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???" Outro que todo mundo diz errado, 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore) Vai dizer que você falava corretamente algum desses????? Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alimentação

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&shva=1#inbox/1380cc18b9ee020f

Clique no endereço acima e tenha uma aula sobre alimentação saudável.

Enviado por Dilson, do Rio de Janeiro

Benefícios da Bike

Clique sobre a imagem para ampliar

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fortaleza antiga



Que ponto da cidade é esse?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio + 20

A Rio + 20 é um evento onde governantes e membros da sociedade civil se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver. Evento que acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, a Rio + 20 é a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Esse encontro marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002. Durante esses dias, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalham dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. Na Rio + 20 os líderes farão um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, renovando o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliarão quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordarão os novos desafios emergentes e discutirão novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir. Uma das grandes discussões da conferência será sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente. Segundo o embaixador André Aranha Correa do Lago, diretor do departamento de meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores, e negociador-chefe do Brasil na Rio+20, “A questão institucional da conferência será a revisão do mandato do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mas não exatamente a criação de uma organização mundial de meio ambiente, uma proposta dos europeus que o Brasil acha que não resolve os dilemas atuais. O que pedimos insistentemente é uma instituição que lide com desenvolvimento sustentável e não somente com meio ambiente. A proposta inicial europeia deturpa o conceito de desenvolvimento sustentável, é um retrocesso a 1972, ano da Conferência de Estocolmo, quando a preocupação deles era o fim dos recursos naturais”. Ainda segundo o embaixador, “Os europeus estão voltando para a visão de mundo pré-1972. Defendem agora a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente para salvaguardar os recursos naturais do planeta. Mas, salvaguardar para quem? Para eles?, É como se dissessem: vocês, os pobres, precisam planejar seu crescimento populacional e também gastar menos recursos naturais, porque nós, os ricos, precisamos deles”, resume o diplomata. As alternativas pensadas para a diminuição do impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade somente dos nossos governantes, mas nossa também. Afinal, todas as nossas atitudes do dia a dia, como o meio de transporte que utilizamos, o modo como descartamos o nosso lixo, o tempo que demoramos no banho, entre tantas outras atitudes, refletem de alguma forma no meio ambiente e, por consequência, em nossa vida. Por Paula Louredo Graduada em Biologia

Câncer de Mama


Clique sobre a imagem para ampliar


Exemplo bem bolado.


Enviado por Dilson de Almeida, Rio de Janeiro/Rj

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pensamentos de Roberto Shinyashiki

" Aprender a estar só é uma necessidade que o individuo tem para criar um relacionamento saudavel consigo mesmo.É saber apreciar a propria companhia,não ter medo de acompanhar o seu intimo,entrar em contato com sua a sua natureza,caminhar por um jardim,sentir os pés amassando a areia da praia a medida que anda". Roberto Shinyashiki

domingo, 17 de junho de 2012

sábado, 16 de junho de 2012

Nove programas para se divertir com os filhos sem sair de casa


Criatividade leva a criançada a fazer camping no quintal ou cinema na sala

Por Natalia do Vale

Fonte: Blog Minha Vida

Eles não viam a hora da chegada das férias. Mas nem sempre o destino das crianças é viajar ou curtir os dias na piscina. Muitas vezes, grande parte do tempo de descanso é dentro da própria casa. E aí que entra a criatividade para se divertir sem ficar na rotina de gastar as horas livres em frente à Tv, ao computador ou ao vídeo-game. Os adultos devem estimular o comportamento na busca por outras diversões e até participar. O dinheiro está curto? E quem disse que imaginação e criatividade precisam de salário? Juntando estes dois elementos, é possível se divertir em casa com os amigos ou com a família. "As atividades promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. É uma boa oportunidade também para os pais conhecerem os amigos dos filhos", explica a psicóloga familiar Tânia Vieira.

Se a sua rotina não permite que você fique muito tempo em casa durante a semana, isso não deve ser um empecilho. "Faça estes programas com seu filho no fim de semana e, durante o dia, deixe a pessoa que vai cuidar dele assumir o posto", sugere a psicóloga. "Outra opção bacana é combinar um rodízio de horários entre as mães. Um grupo de pais pode se organizar e programar as férias de acordo com os horários de cada família, assim ninguém sai no prejuízo", continua. A seguir, confira 10 opções de passatempos para aproveitar as férias com os pequenos.


Sessão pipoca
Não tem passeio mais simples e gostoso do que uma sessão pipoca. Nela, super-heróis e monstros entram em ação e a criançada se diverte e solta a imaginação: "Não precisa estar no cinema para que a magia aconteça. Transforme sua sala em um cinema de última geração, com pipoca, filmes interessantes ao gosto da molecada, poltronas malucas, deixe a sala escura e até faça ingressos de papel para dar mais realidade à brincadeira", sugere a psicóloga. "Ao final da exibição, sente com as crianças e as chame para um debate sobre o filme e perceba suas impressões sobre o tema", continua.
menino fantasiado - Foto: Getty ImagesOficina de teatro
Sabe aquela roupa velha e a peruca do carnaval do ano passado? E a maquiagem que você não usa mais? Que tal reunir roupas e objetos e montar aquele figurino para entrar no clima do teatro? Você pode usar o sofá para a plateia sentar, afastar os móveis ou colocar cadeiras no quintal. As crianças devem escolher seus personagens. "A ideia é que todos participem e a história seja construída em grupo. Ao final da apresentação, cada um pode falar de como foi ser ator por um dia", sugere a psicóloga. "Sua casa vira um palco onde o improviso garante boas gargalhadas e muita interação", continua.
pai contando uma história para os filhos - Foto: Getty ImagesContação de histórias
Era uma vez a estante empoeirada da sua casa e os amigos de seu filho. Será que dá samba? Samba talvez não, mas uma bela contação de histórias pode acontecer. Além de muito interativa, já que as crianças participam, a contação é importante para o desenvolvimento da imaginação das crianças e para o aperfeiçoamento da língua, no caso de crianças menores. "Livros são bem vindos em qualquer ocasião e não tem quem não se prenda a uma história bem contada", diz a contadora de histórias e educadora Janaina de Farias. "A contação de histórias em grupo envolve imaginação, coordenação motora, informações culturais, desinibição e tantas outras habilidades tanto de quem conta quanto de quem as escuta. É fundamental para o desenvolvimento infantil", explica Janaina.
família fazendo um piquenique na sala - Foto: Getty ImagesPiquenique maluco
Não dá para ir ao parque? Se você tem um jardim em casa ou algum espaço livre para estender uma toalha, o piquenique já está quase completo. Bastam algumas guloseimas para curtir a diversão. "É legal convidar os amigos e cada um trazer um prato. Música e brincadeiras fazem parte do programa", diz Tânia Vieira.
família cozinhando - Foto: Getty ImagesCulinária divertida
Se o lema é colocar a mão na massa, que tal brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade. "A brincadeira é divertida e faz com que as crianças se familiarizem com os afazeres domésticos, mas todo cuidado é pouco, pois cozinhar significa mexer com fogo e objetos cortantes. Os pais ou o adulto responsável pela criançada deve ficar atento aos perigos", alerta a psicóloga.
crianças pintando no quintal - Foto: Getty ImagesAteliê de pintura e artes
Olha a tinta! Massa de modelar, aquarela, tela, pincéis, bonecos de argila, cartolina e telefone sem fio. "A oficina de artes é um programão tanto para os pais quanto para os filhos que aprendem juntos o prazer da arte e treinam a coordenação motora em obras que podem enfeitar sua casa. Que mãe resiste a um desenho feito por seu pequeno?", diz Tânia.
jogo de tabuleiro - Foto: Getty ImagesCampeonato de jogos
Baralho, quebra-cabeça, dominó, mímica, xadrez, dama, videogame. O que não faltam são jogos para distrair as crianças nas férias. Mas a brincadeira fica muito mais divertida se todos organizarem um campeonato. "Crianças adoram competição. Ela é importante para que eles aprendam que tudo na vida tem um preço e que para ganhar é preciso dedicação e saber perder", explica Tânia.
família dentro da barraca de camping - Foto: Getty ImagesCamping no fundo de casa
O contato com a natureza e as brincadeiras são as principais atrações dos campings nas férias. As crianças esperam ansiosas pela trilha e pela curtição de morar em uma barraca por alguns dias, mas se o camping de verdade está muito fora do orçamento ou do tempo que os pais e a família têm livres para isso, improvise. Monte a barraca no quintal. Se tiver um jardim é melhor. Caso não tenha barraca, monte uma com lençóis e forre o chão com um edredom ou algo mais macio para não machucar. "Monte uma programação com jogos de escoteiro e simule uma trilha pela casa descobrindo novos espaços. As crianças vão adorar", sugere a psicóloga.
mãe e filho alongando - Foto: Getty ImagesAula de ginástica na sala
1, 2, 3, 4... 4, 3, 2, 1. Férias também é tempo de praticar exercícios físicos. "Aproveite a oportunidade para desenferrujar o esqueleto com seus filhos. É uma maneira de incentivá-los a praticar esportes e ter hábitos mais saudáveis", explica. "Mas tome cuidado para não exagerar na dose ou fazer exercícios de maneira errada. A ideia é apenas brincar. Nada de bancar o personal trainer", explica.  


Como evitar o câncer de pele

O câncer de pele é uma doença que cresce bastante apesar das campanhas de alerta para esta doença degenerativa. As radiações ultravioletas do sol alteram o código genético das células e os mecanismos de defesa que protegem a pele contra lesões malignas. Para evitar os diversos tipos de câncer de pele: ■Evite a exposição solar nos momentos mais quentes do dia; ■Use chapéu tanto na praia quanto ao praticar atividade física ao ar livre; ■Utilize diariamente protetor sola no rosto, mãos, orelhas e pescoço; ■Não recorra a solários para ficar com a pele morena; ■Use sempre óculos de sol que bloqueie os raios de sol agressivos aos olhos (UVA e UVB). É importante considerar que quanto mais claro for o tom da pele, maior deverá ser o fator de proteção solar porque são maiores as probabilidades de se desenvolver câncer de pele em pessoas com a pele clara. Fonte:www.tuasaúde.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vida de Aposentado

Foi uma questão de apenas dez minutos... Quando saí da farmacia, um policial já estava preenchendo uma multa por estacionamento indevido. Rapidamente, me aproximei dele e lhe disse: - Vamos lá, seu guardinha, eu não demorei mais que dez minutos...! Deus irá recompensá-lo se tiver um pequeno gesto de consideração para com um aposentado... Ele me ignorou completamente e continuou a preencher o formulário. A verdade é que me impacientei um pouco e lhe disse que devia ter vergonha pela desconsideração. Ele me olhou friamente e, sem titubear começou a preencher outra infração. Então eu levantei a voz para lhe dizer que já tinha percebido que estava lidando com um tira insensível e que eu nem compreendia como é que ele tinha sido admitido na polícia de trânsito, certamente entrou pela janela ... Ele terminou a segunda infração, colocando-a no para-brisa, e começou a preencher uma terceira infração. Eu já o estava argumentando há mais de 20 minutos, chamando-o de tudo. Ele, a cada insulto, respondia que era uma nova infração minha e, consequentemente, preenchia mais uma multa, acompanhada de um sorriso que refletia sua inteira satisfação de "otoridade sádica"... Depois da décima infração... eu lhe falei: - Nada mais a dizer, tenho que ir embora... Ali vem meu ônibus! Desde que me aposentei que estou testando minhas habilidades para ir tendo um pouco de diversão gratuita. Na minha idade, tenho que fazer alguma coisa... para não me entediar, não é mesmo? Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

Rejeição paterna dói mais que a materna


Ser rejeitado pelo pai machuca mais do que pela mãe. Essa é a conclusão de uma análise da University of Connecticut, que considerou 36 estudos que envolveram 10.000 pacientes ao redor do mundo.
A meta-análise mostrou que as crianças tendem a se sentir mais ansiosas e inseguras, além de apresentarem sintomas de hostilidade e agressividade, quando sofrem com a rejeição dos pais. A análise mostrou, ainda, que o sofrimento da fase infantil se perpetua ao longo da fase adulta e que a rejeição do pai pode levar a um desenvolvimento maior desses sintomas.

Por Natália Barbosa

 Fonte: Blog Boa Saúde

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Transformando Vidros em Barreiras Intransponíveis


Vejam que coisa fantástica. Já chegou em Fortaleza. Aqui em Salvador é distribuído por um filho (Túlio) e um afilhado (Marcus).

Sérgo



Que tal você e sua família se protegerem com a mesma tecnologia utilizada pela CIA, FBI e ONU ?

Solução em Segurança com o emprego de películas de alta performance, já disponível no Brasil.
É de procedência canadense, concebida a partir de objetivos antiterroristas com base em nanotecnologia.
Podem ser aplicadas em carros, residências, prédios, condomínios, casas de praia, empresas, lojas, restaurantes, escritórios, hospitais, guaritas em geral, etc.
Para uso automotivo, por exemplo, trata-se da tecnologia mundial mais avançada na segurança e proteção de vidros, já que é uma solução que não acarreta peso ao veículo, não provocando desgastes nem consumo excessivo.
A aplicação em veículos é rápida e o proprietário recebe o veículo no mesmo dia.
Para residências é um novo conceito de segurança.
Como fazem o isolamento térmico, elas também contribuem para a diminuição do consumo de ar condicionado, reduzindo o custo com climatização em até 30%. O produto também protege da insolação e descoloração os objetos de decoração interna, como estofados, quadros e móveis, da descoloração natural provocada pela incidência contínua dos raios UVA/UVB, além de proteger a pele das pessoas.
A proteção balística tem resistência a impactos que podem chegar a 25 kgf/cm² a depender do tipo de vidro e da película utilizada. A resistência a projéteis se dá de fora pra dentro, porém de dentro pra fora permitem que os projéteis saiam dando poder de reação a quem se encontra no interior da residência ou do veículo.
Vídeo de demonstração feita em Fortaleza
Ps. Parece merchandising mas não é.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FG9Qr_dg6hY#! 

Para refletir

Quando uma porta se fecha outra se abre; mas nós quase sempre olhamos tanto e de maneira tão arrependida para a que se fechou, que não vemos aquelas que foram abertas para nós. Alexander Graham Bell

quarta-feira, 13 de junho de 2012

História de Santo Antonio

Protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa. Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e recebeu no batismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranqüila, sem maiores emoções, até que resolveu optar pelo hábito. A escolha recaiu sobre a ordem de Santo Agostinho. Os primeiros oito anos de vida do jovem frei, passados nas cidades de Lisboa e Coimbra, foram dedicados ao estudo. Nesse período, nada escapou a seus olhos: desde os tratados teológicos e científicos às Sagradas Escrituras. Sua cultura geral e religiosa era tamanha que alguns dos colegas não hesitavam em chamá-lo de "Arca do Testamento". Reservado, Fernando preferia a solidão das bibliotecas e dos oratórios às discussões religiosas. Bem, pelo menos até um grupo de franciscanos cruzar seu caminho. O encontro, por acaso, numa das ruas de Coimbra marcou-o para sempre. Eles eram jovens diferentes, que traziam nos olhos um brilho desconhecido. Seguiam para o Marrocos, na África, onde pretendiam pregar a Palavra de Deus e viver entre os sarracenos. A experiência costumava ser trágica. E daquela vez não foi diferente. Como a maioria dos antecessores, nenhum dos religiosos retornou com vida. Depois de testemunhar a coragem dos jovens frades, Fernando decidiu entrar para a Ordem Franciscana e adotar o nome de Antônio, numa homenagem à Santo Antão. Disposto a se tornar um mártir, ele partiu para o Marrocos, mas logo após aportar no continente africano, Antônio contraiu uma febre, ficou tão doente que foi obrigado à voltar para a casa. Mais uma vez, os céus lhe reservava novas surpresas. Uma forte tempestade obrigou seu barco a aportar na Sicília, no sul da Itália. Aos poucos, recuperou a saúde e concebeu um novo plano: decidiu participar da assembléia geral da ordem em Assis, em 1221, e deste modo conheceu São Francisco pessoalmente. É difícil imaginar a emoção de Santo Antônio ao encontrar seu mestre e inspirador, um homem que falava com os bichos e recebeu as chagas do próprio Cristo. Infelizmente, não há registros deste momento tão particular da história do Cristianismo. Sabe-se apenas que os dois santos se aproximaram mais tarde, quando o frei português começou a realizar as primeiras pregações. E que pregações! Santo Antônio era um orador inspirado. Suas pregações eram tão disputadas que chegavam a alterar a rotina das cidades, provocando o fechamento adiantado dos estabelecimento comerciais. De pregação em pregação, de povoado em povoado, o santo chegou a Pádua. Lá, converteu um grande número de pessoas com seus atos e suas palavras. Foi para esta cidade que ele pediu que o levassem quando seu estado de saúde piorou, em junho de 1231. Santo Antônio, porém, não resistiu ao esforço e morreu no dia 13, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que batizou de "casa espiritual". Tinha apenas 36 anos de idade. O pedido do religioso foi atendido dias depois, com seu enterro na Igreja de Santa Maria Mãe de Deus. Anos depois, seus restos foram transferidos para a enorme basílica, em Pádua. O processo de canonização de frei Antônio encabeça a lista dos mais rápidos de toda a história. Foi aberto meses depois de sua morte, durante o pontificado de Papa Gregório IX, e durou menos de ano. Graças a sua dedicação aos humildes, Santo Antônio foi eleito pelo povo o protetor dos pobres. Transformou-se num dos filhos mais amados da Igreja, um porto seguro a qual todos – sem exceção – podem recorrer. Uma das tradições mais antigas em sua homenagem é, justamente, a distribuição de pães aos necessitados e àqueles que desejam proteção em suas casas. Homem de oração, Santo Antônio se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus. Diversos fatos marcaram a vida deste santo, mas um em especial era a devoção a Maria. Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente. Santo Antônio encontrava em Maria além do conforto a inspiração de vida. O seu culto, que tem sido ao longo dos séculos objeto de grande devoção popular é difundido por todo o mundo através da missionação e miscigenado com outras culturas (nomeadamente Afro-Brasileiras e Indo-Portuguesas). Santo Antônio torna-se um dos santos de maior devoção de todos os povos e sem dúvida o primeiro português com projeção universal. De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo "milagreiro", "casamenteiro", do "responso" e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada. FONTE: www.angelfire.com

terça-feira, 12 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

SAUDADE

Por que sinto falta de você? Por que está saudade? Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro. Sua amizade me faz sonhar com um carinho, Um caminhar, a luz da lua, a beira mar. Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez... Só não quero perder sua amizade, esta amizade... Que me fortalece me enobrece por ter você. Machado de Assis

sábado, 9 de junho de 2012

Memória turbinada






A forma mais eficiente de absorver informações é dividir o conteúdo em pequenos blocos e tentar armazená-los em períodos curtos de estudo




Estudar matemática todos os dias durante duas semanas garante a absorção do conteúdo? Geralmente, professores não indicam o estudo intensivo, acreditando que o melhor caminho para absorver conhecimento é a compreensão moderada ao longo do semestre. Agora, um estudo coordenado pelo neurocientista suiço Eric Kandel, da Universidade Colúmbia, não demonstra apenas essa percepção pedagógica, como também indica que a melhor maneira de aprender pode não ser em blocos de tempo regulares, mas em intervalos de treinos.

Para chegar a esta conclusão, ele monitorou lesmas do mar Aplysia californica durante a fuga de predadores, registrando as respostas comportamentais e averiguando o melhor desempenho. Kandel descobriu que a criação de estratégias pode oferecer à memória a estrutura molecular como da maitotoxin (toxina extremamente potente) ou de um ideograma chinês. O estudo foi publicado no periódico on-line Nature Neuroscience. O pesquisador, que partilhou o Prêmio Nobel em 2000 por sua pesquisa sobre os processos bioquímicos subjacentes da memória, garante que não pretende estimular o lançamento de uma nova geração de jogos de treinamento cerebral, mas desenvolver formas mais eficientes de aprendizagem.

Em outro estudo, o neurobiólogo John H. Byrne, ex-aluno de Kandel, coordenador do departamento de neurobiologia e anatomia da Escola de Medicina da Universidade do Texas em Houston, traz novas contribuições ao método original desenvolvido no laboratório de Kandel. Trata-se de uma técnica que consiste em infligir eletrochoques na cauda das lesmas em intervalos regulares para observar quais animais reagem exageradamente a partir da segunda aplicação, o que indica que se recordaram da primeira estimulação elétrica.

Byrne e sua equipe se concentraram em determinar se as reações químicas desse processo poderiam ser ajustadas de forma a melhorar a aprendizagem. Os pesquisadores aplicaram cinco pulsos de neurotransmissores de serotonina aos sensores neurais motores das lesmas, a cada 20 minutos. Esse procedimento levou duas enzimas neuronais a ativar proteínas chamadas fatores de transcrição, que impulsionam os genes, iniciando a produção de novas proteínas que favorecem o disparo de neurônios.

Ao usar um protocolo de sincronização padrão, os pesquisadores verificaram que elas não atingem o pico de ativação dentro de uma célula nervosa ao mesmo tempo – um indício de que a maneira usual de realizar tarefas em intervalos regulares pode não ser o melhor caminho.

Depois, a equipe de Byrne implantou em um computador 10 mil modelos de variação de intervalos entre os pulsos para tentar coordenar a ativação de enzimas e maximizar sua interação. O padrão temporal comum não foi o constatado, mas uma série irregular de dois pulsos de serotonina emitidos a cada 10 minutos, depois em 5 e por fim em meia hora. Neste padrão, a interação entre as duas enzimas aumentou em 50 %.

“O padrão de tempo encontrado pode ser devido à adaptação das lesmas para escapar de predadores ou evitar uma descarga elétrica. Estudar cálculo, por exemplo, pode ser um pouco diferente”, diz Byrne. Entretanto, há evidências de que o processo de aprendizagem opera de forma mais eficiente em modelos temporais alternados. Os cientistas esperam que os mesmos resultados possam ser aplicados em seres humanos em situações que exijam esforço intelectual.



Fonte: Site Mente e Cérebro

Unhas podem indicar doenças do coração e no pulmão

Problemas de hipotireoidismo e renais também dão sinais na ponta dos dedos. Veja dicas para manter a saúde e saiba reconhecer indicativos de doenças. Ler a mão não é uma exclusividade apenas dos "iniciados" na quiromancia, mas também dos médicos. Mas nada de previsão do futuro. O segredo está nas unhas. Por incrível que possa parecer, elas são capazes de dizer muito sobre a nossa saúde, e podem dar sinais de doenças renais, pulmonares, cardiovasculares, hipotireoidismo e até câncer de pele. O tema fez com que a Santa Casa de Misericórdia, no Rio, criasse o Centro de Estudos da Unha (CEU), que faz cerca de dez cirurgias por semana e atende, em média, 240 pacientes todo mês. Boa parte deles é indicado por manicures e podólogos. “Os problemas mais comuns são unhas encravadas e micoses, que podem gerar uma carne esponjosa ao redor da unha ou uma distrofia que faz a unha ficar grossa”, enumera a dermatologista Roberta Nakamura, chefe do CEU. Unhas fracas e 'mentirinha' Segundo Roberta, entre os problemas que costumam passar despercebidos pelo paciente e podem ser facilmente checados está o hipotireoidismo. “As unhas ficam frágeis, fragmentando. Mas o cabelo e a pele também ressecam”, avisa ela. A fraqueza também pode ser indicativo de alterações nutricionais. A famosa "mentirinha", aqueles pontinhos brancos que surgem nas unhas, são apenas sinais de pequenos traumas. “Não precisa ser um trauma muto grande. Às vezes um esbarrão ou um batuque. Por isso é mais comum em crianças”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo, Valcinir Bedin Problemas renais, pulmonares e cardíacos De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Doenças pulmonares como enfizema, derrame pleural e até câncer podem provocar unhas azuladas e também o aumento de curvatura. Já a marca de estrias brancas podem ser indícios de que a saúde de seus rins não vai muito bem. O mais perigoso é a coloração marrom, que pode ser sinal de câncer de pele. Bedin alerta ainda para o excesso de exercícios aeróbicos, que chegam a causar descolamento das unhas. “O sangue vai menos para as extremidades do corpo e mais para o coração”, diz ele. Cuidados Entre as recomendações para unhas saudáveis estão o uso de luvas plásticas para mexer na terra ou na água, como lavar louças, deixá-las sem esmalte pelo menos um dia da semana, e evitar retirar totalmente a cutícula, que as protege de infecções por bactérias ou fungos. E aquela conversa entre as mulheres de que esmalte de cor escura fortalece as unhas não é verdade. O cuidado nesse quesito vale apenas para quem desenvolve alergia a determinada cor. O incômodo que pode aparecer é apenas ver a unha impregnada por uma determinada cor ou amarelada pelo excessivo uso de esmalte. Fonte:g1.globo.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A GENTE SE ACOSTUMA

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão. A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto. A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado. A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma. Marina Colassanti

terça-feira, 5 de junho de 2012

MOTIVO

Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: — mais nada. Cecília Meireles

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DEZ CONSELHOS PARA VOCÊ NÃO TER UM INFARTO...

Dr. Ernesto Artur - Cardiologista Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta. São eles: 1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias. 2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos. 3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde. 4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não". 5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc. 6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes. 7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis. 8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro. 9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar. 10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico. Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

domingo, 3 de junho de 2012

Coisas que a vida ensina depois dos 40

Amor não se implora, não se pede não se espera... Amor se vive ou não. Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você. Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade. Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz. As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros. Perdoar e esquecer nos torna mais jovens. Água é um santo remédio. Deus inventou o choro para o homem não explodir. Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso. Não existe comida ruim, existe comida mal temperada. A criatividade caminha junto com a falta de grana. Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar. Amigos de verdade nunca te abandonam. O carinho é a melhor arma contra o ódio. As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida. Há poesia em toda a criação divina. Deus é o maior poeta de todos os tempos. A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. Filhos são presentes raros. De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações. Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor O amor... Ah, o amor... O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças... Não há vida decente sem amor! E é certo, quem ama, é muito amado. E vive a vida mais alegremente... Artur da Távola

sábado, 2 de junho de 2012

Como usar melhor o Cérebro

O que você sabe sobre o cérebro? Que ele é uma massa cinzenta que carregamos dentro de nossa cabeça que nos ajuda a pensar? É, mas ele é também muito mais do que isso. O cérebro é a principal ferramenta de trabalho que temos, o responsável por todo o comando de nosso lado físico e emocional. A capacidade dele vai bem além do que imaginamos, sendo que podemos fazer uso dele em nosso beneficio. Mas como? Veja algumas dicas para melhorar o uso do cérebro e se beneficiar dele:Entendendo o cérebro. Sabia que a maioria dos computadores e softwares mais avançados são criados com base no que seus criadores sabem sobre o cérebro? É isso mesmo, a capacidade de nosso cérebro é extremamente mais potente do que o computador de tecnologia mais avançada que possa existir. E o bom é que, assim como aprendemos a usar o computador em nosso beneficio, podemos treinar nosso cérebro para isso também. Vejamos.Capacidade. Hoje em dia os computadores tem alta capacidade de armazenamento, mas você sabia que o nosso cérebro nunca terá problemas com espaço? Interessante…Ainda falando da capacidade de nosso cérebro, as informações que são guardadas por nós só podem ser assim quando o nosso cérebro consegue de forma completa fazer uma integração entre informação, experiência, fato ou acontecimento. Se isso não acontecer a informação será descartada com muita facilidade.Retendo informação. O cérebro só identifica uma informação como importante de acordo com os estímulos que recebemos quando a ouvimos. Se aliarmos a informação a um dos nossos sentimentos, então o cérebro se lembrará dela para sempre.A repetição é também uma forma de fazer com que o cérebro retenha informação, embora seja mais demorado para isso acontecer.Formas de captação do cérebro. O nosso cérebro consegue aderir informações visuais, auditivas, digitais e polivalentes. E cada um de nós já sabe quais desses sentidos é mais eficaz para nós, sem ter precisado fazer um teste para isso, apenas de forma intuitiva é que descobrimos.O nosso cérebro é a mais sofisticada ferramenta que existe, e a pessoa mais inteligente do mundo usa apenas 5% dele. Como você pode melhorar seu cérebro? Por utilizá-lo e exigir dele. Treine e desafie seu cérebro, porque se você não fizer isso a única coisa que irá conseguir é atrofiá-lo e obter um monte de doenças degenerativas. Não há contra indicações em usar o cérebro, quanto mais fizer isso mais conseguirá manter sua agilidade e sua saúde. Então não perca tempo e comece já a exercitar seu cérebro. Fonte:www.blogers.com.br

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aniversariantes de Junho

03-Maria Eduarda 07-Arnaldo Almeida(Josélia) 10-Eveline (sócia) 16- José Eduardo (sócio) 16- Lara (sócia) 16-Arnaldo Filho(sócio) 19-Humberto (sócio) – Filho do Lelo 24-Lucas Araújo de Almeida 28 – Beni Alcântara A AFA deseja aos Aniversariantes de Junho muitos Anos de Vida e muitas Felicidades. Que Deus abençõe a todos. A Diretoria