segunda-feira, 16 de maio de 2011

Veja dicas para escolher seu carro novo



Laurimar Coelho, Diário de S.Paulo

SÃO PAULO - Comprar carro exige paciência. Afinal, existe no mercado uma infinidade de modelos, com várias configurações de carrocerias para as mais diferentes aplicações e preços.

A escolha feita meramente pelo visual quase sempre acaba em frustração. Por isso, uma boa dica é recorrer ao test-drive oferecido gratuitamente pela maioria das revendas e ter em mente de que forma você vai utilizar o veículo.

Outra alternativa é a locação. Neste caso, a avaliação tem um custo diário, mas o veículo certamente apresentará uma quilometragem razoável que poderá revelar se ele é realmente resistente, barulhento ou econômico.

Ao fechar o negócio, o carro não tem apenas de se adequar ao tamanho do bolso do comprador. É preciso também atender às suas expectativas e principalmente suas necessidades.

Se você tem família, por exemplo, as peruas, vans, minivans e utilitários-esportivos podem ser uma boa pedida, porque costumam ter bom espaço interno e amplo porta-malas para todo tipo de bagagem.

Quem gosta de agilidade no trânsito e mais facilidade para estacionar, costuma ver na versão hatch a escolha sob medida para rodar em grandes cidades como São Paulo.

Já os sedãs, aliam as vantagens do hatch, mais a comodidade do bom espaço no porta-malas. As minivans são ainda mais versáteis, oferecendo um grande espaço para os ocupantes, além do amplo bagageiro.

Elas permitem o deslocamento dos passageiros dentro da cabine com mais facilidade - além disso, a posição de dirigir é mais elevada que nos demais veículos, o que torna a tarefa de guiar menos cansativa.

Picapes comuns são ótimas para quem tem de transportar objetos volumosos. Mas nelas, em geral, há espaço só para duas a três pessoas e a bagagem fica sem local adequado e seguro para acomodação. É o tipo de veículo ideal para pessoas solteiras ou casais sem filhos, praticantes de esportes ou donos de sítios.

Para quem procura conforto, no entanto, elas não são recomendadas. São geralmente apertadas e costumam pular muito em pisos irregulares. Para terrenos acidentados, nada melhor do que um veículo com tração nas quatro rodas - um desperdício para quem só roda no asfalto. Como são equipados com pneus mais robustos e rugosos, no asfalto tendem a ser bastante desconfortáveis e barulhentos.

Fique de olho na potência

A potência é outro fator importante na escolha do carro ideal. Um modelo 1.0, apesar de econômico, tende a frustrar as expectativas de quem busca subir rapidamente a Serra do Mar com a família inteira e o porta-malas abarrotado.

Já os modelos 1.6 têm mais força para vencer subidas e oferecem segurança nas ultrapassagens, sem serem beberrões. No entanto, o mesmo não pode ser dito das versões 1.8 ou 2.0, que tendem a consumir mais.

Quer desempenho? Os modelos com turbo, compressor ou motor de 16 válvulas são ideais para estradas. Mas, se a suspensão mais rígida e os bancos firmes dos esportivos incomodam é bom ficar com uma versão mais clássica, como um sedã, onde geralmente impera o rodar mais macio.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Um comentário:

vera lúcia Pinheiro disse...

A Matéria é mais direcionada a São Paulo, não sei como estão as estradas por lá, mas, aquí em Fortaleza com a quantidade de buracos nas ruas e nas estradas acho que devemos voltar a andar de carroça, pois nossos carros estão se acabando de tanto caírem dentro de deles. Sem mesmo exagerar esse ano já aconteceu de carro ser ENGOLIDO por um buraco.
Vera