quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Volta às aulas: atenção e cuidado na hora de compor a lancheira

Saúde no recreio

Patrícia Paz

Após o Carnaval, a rotina retorna com tudo. Dentre as preocupações do cotidiano e a volta às aulas, algo, no entanto, costuma ficar esquecido: o preparo do lanche das crianças. A lancheira do recreio da garotada já esteve repleta de alimentos calóricos e mais atrativos para o paladar, deixando a saúde um pouco esquecida. Em função da preocupação com o aumento da obesidade infantil – que chama atenção das autoridades para problemas como a desnutrição no País -, os pais adotaram uma postura mais atenta na hora de avaliar opções saudáveis e funcionais para o preparo do lanche das crianças.



Dentre as mudanças de hábito, o lanche passou a ser visto como uma refeição essencial durante o dia, pois repõe os gastos energéticos das atividades escolares. Antes, porém, ele era tido como o principal responsável por afugentar o apetite do almoço e, por essa razão, costumava ser preparado com menos atenção e tratado como um ‘agrado’ para a criançada.



Os pais estão que estão mais atentos para a importância dessa refeição sabem que é preciso evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar, como biscoitos e bolos recheados, salgados fritos e refrigerantes. Na hora de variar o cardápio, preferem combinar opções de alimentos energéticos (ricos em carboidratos), construtores (fontes de proteína) e reguladores (fonte de vitaminas, sais minerais e fibras). Entre as opções de alimentos energéticos estão os pães, torradas e salgados integrais (sem recheio ou cobertura), os cereais matinais à base de aveia, frutas e as famosas barrinhas

Para os alimentos construtores é possível escolher os queijos (minas fresco, mussarela, requeijão, ricota), frios magros (blanquet de peru e presunto magro), leite, bebidas à base de soja e iogurtes. O único cuidado é que todos esses alimentos devem ser armazenados em garrafas ou lancheiras térmicas. As frutas frescas ou secas, os sucos naturais e a água de coco fazem parte do grupo dos alimentos reguladores, que são ricos em fibra e água, ajudam no equilíbrio do organismo e evitam a desidratação.

As combinações também são importantes para não tornar o lanche algo enjoativo. Alternar sucos com os alimentos energéticos, construtores e reguladores é a alma do negócio. Algumas opções costumam ser ideais, como:

- suco de fruta + sanduíche + salada de fruta;


- suco de fruta + barra de cereal + banana;


- salada de fruta + iogurte + granola ou cereal matinal;


- vitaminas com frutas e aveia + sanduíche.

Outra dica importante para os pais na escolha do lanche é a de sempre optar por alimentos que durem até a hora em que será consumido, além de privilegiar frutas cujas cascas podem ser ingeridas ou retiradas facilmente (maçã, banana, pêra, uva, mexerica).


Fonte: site abíliodiniz/UOL

Nenhum comentário: