domingo, 20 de dezembro de 2009

A baianidade de Paulo Segundo

Paulo Segundo da Costa, ladeado por Eduardo Moraes de Castro, Presidente da quase bicentenária Associação Comercial da Bahia e por mim.





Vejo o quanto minha saudosa mãe, tio Carlos e Aroldo Monteiro que nos deixaram em um espaço de tempo tão curto, gostariam de estar lendo esse texto

Quem quiser se aprofundar na história da Bahia e do Brasil tem que ler esse texto com muita concentração. E os que conhecem um pouco Salvador, sua história e também sua geografia com seu formato penissular, entenderá melhor o que estará lendo. O autor do texto é nosso primo, Paulo Segundo da Costa, que veio morar em Salvador em 1.943 e aqui ficou, sem perder suas raízes cearenses, fincadas numa das nossas mais originais regiões, que é o sertão central, especificamente a cidade de Quixadá.


Cidade Baixa

A Cidade Baixa tem forte ligação com a história da fundação da Cidade do Salvador. A 29 de março de 1549, Thomé de Souza e seus auxiliares desembarcaram na Vila Velha, atual Bairro da Barra. Em abril, após escolher o local para construir a cidade, sua esquadra deslocou-se para a área escolhida e iniciou sua construção. Essa área corresponde ao atual Bairro do Comercio, na Cidade Baixa. Ali, na praia, Thomé de Souza mandou construir uma pequena capela, coberta com folhas de palmeira, para onde trasladou da Nau N. S. da Conceição, Santa de sua devoção, que trouxera de Lisboa. Nessa Capela o padre Manoel da Nóbrega celebrava missa. Na carta que fez a seu superior em Lisboa, datada de 15 de maio de 1549, diz: “diariamente celebro missa para o Governador e sua gente, que trabalha na construção da nova cidade”. No século XVII, no mesmo local da primitiva capela, foi erigida a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, cuja festa é celebrada no dia oito de dezembro, com enorme afluência popular.
No Bairro da Praia também foram construídos os barracões para abrigar operários e guardar ferramentas (pás, picaretas, facões, machados, etc.), que vieram de Portugal, para a edificação da cidade. Em 1584, o português Gabriel Soares de Souza, em “Notícias do Brasil”, registra que o primeiro lugar examinado por Luiz Dias, e outros componentes da equipe que viera de Lisboa, para construir a cidade foi Itapagipe. Diz ele: “Quando se fundou a cidade, houve parecer para que ali ela fosse edificada, por ficar mais segura e melhor assentada e muito forte, a qual está norte e sul com a ponta do Padrão”, parecer que não prosperou, tendo em vista que não oferecia a segurança indispensável. O inimigo, da embocadura da Bahia de Todos os Santos, localizaria a cidade com facilidade, o que não era recomendável. Deveria ser localizada onde ficasse a cavaleiro da baía e pudesse ser instalado o sistema de defesa, atendendo à recomendação do Rei D. João III, no Regimento que entregara, pessoalmente, a Thomé de Sousa: “construir uma fortaleza forte, mais para dentro da Bahia de Todos os Santos”. Recomendara também que a não construísse na Vila Velha por estar situada muito próxima da entrada da baía.
Diogo Álvares Correia (Caramurú) compunha o grupo que examinava, ao longo da encosta da Bahia de Todos os Santos, o local adequado. Possivelmente teria sido ele que indicara ao Arquiteto Luis Dias o local, situado a cerca de 60 metros acima da paia.
Nos primórdios da Cidade do Salvador, instalaram-se na Cidade Baixa estabelecimentos de interesse econômico que, ao lado do apoio da Coroa Portuguesa, foram importantes ao progresso da recém fundada cidade. O Arquiteto, e Professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Marcos Paraguassú, no estudo que fez dos Bairros da Conceição e do Pilar, diz:”Entre o pé da ladeira da Conceição e o da ladeira da Preguiça, a beira mar, estendia-se o varadouro, onde as embarcações eram querenadas, isto é, colocadas no seco e sobre suporte de madeira, os seus cascos eram raspados e limpos da sujeira marinha. Esta área perece ter sido mais tarde ocupada por estaleiros: os estaleiros da Preguiça”. Os estaleiros construídos na Cidade Baixa foram fundamentais à navegação que demandava a Salvador. No século XVI, as caravelas, frágeis embarcações - único meio de transporte a longa distancia - geralmente ao aportarem aqui necessitavam de reparos gerais. Sem essas embarcações Portugal e suas colônias não teriam condições de se desenvolverem.
À medida que as embarcações iam aumentando a capacidade de transporta maior tonelagem de mercadorias, os estaleiros exigiam profundidade das águas para a construção de cais de atracação,. Para construí-los na Cidade Baixa havia a necessidade de aterrar o mar. O primeiro aterro foi na praia da Preguiça. Informa o engenheiro Odilon Franco Sobrinho, em documento datado de 6 de agosto de1941: “Na marinha da Cidade Baixa, onde por muito tempo não havia mais que uma rua, a chamada da Praia ou Direita da Praia, apertada entre o mar e as penedias da montanha, começou-se, o primeiro trecho de cais, requerido e executado por Francisco Pina, que o construiu na testada de seu prédio(...); outros moradores em breve os imitaram. Os Padres Jesuítas também tinham o seu, para seu uso particular, e com o auxílio dele elevaram do cais para o alto, as grande pedras de mármore lavrado, que vieram de Lisboa para a monumental igreja do seu colégio, no Terreiro de Jesus, na Cidade Alta”. (carta ao Diretor do Patrimônio da União)
O historiador Antônio Risério informa: “As últimas décadas do Século XVI foram um período de expansão e de enriquecimento (...). A Cidade da Bahia recebeu, logo depois de construída, fortes injeções para o seu desenvolvimento. Em 1550 e 1551, por exemplo, o rei de Portugal enviou duas armadas até à Bahia, conduzindo gente e mantimento. Além disso, houve o chamado “incentivo fiscal”. D. João III assinou um alvará determinando que as pessoas que passassem a morar na Cidade da Bahia, ficariam isentas de impostos – por três anos, os lavradores; por cinco anos, os artífices”. (Uma História da Cidade da Bahia, p. 81).
A primeira indústria naval do Brasil foi instalada na Ribeira das Naus, na Cidade Baixa para a construção do “tipo de navegação dominante na ocasião” (Prof Américo Simas Filho).
O Bairro do Comércio desenvolveu-se ao longo da faixa marítima, em direção ao norte, ocupando o espaço criado com os aterros do mar. Sobre esses aterros foram construídas ruas e cais de atracação de embarcações. Até o final de 1900, progressivamente, foram aterrados 194.600m2: no século XVI, 7.000m2; no século XVII, 23.700m2; no século XVIII, 66.300m2; no século XIX, 97.600m2, segundo pesquisas do Professor Carlos Paraguassú. A última área aterrada, cerca de 10.000m2, foi a de Águas de Meninos, onde, no começo do século XX, foi instalada a grande feira livre de São Joaquim.
No governo do Conde dos Arcos (Dom Marcos de Noronha e Brito), entre 1810 e 1918, foram introduzidos vários melhoramentos no Bairro do Comércio: aberturas de ruas e praças; construção de prédios destinados à administração pública e o prédio da Associação Comercial da Bahia, projetado pelo arquiteto militar Fidié, inaugurado em 1911. Esses melhoramentos se estenderam até a península de Itapagipe, sobretudo com a construção da Avenida dos Dendezeiros - atual Avenida do Bomfim - proporcionando acesso terrestre àquele bairro, já que, naquele tempo, o acesso só era possível por meio de pequenos barcos ou a pé pela praia.
No governo do Presidente Rodrigues Alves, J. J. Seabra, conseguiu recursos federais para construir na Cidade Baixa o cais do porto e outros melhoramentos, inclusive a abertura da Avenida da Jiquitaia, inaugurada em 1906.
O Bairro do Comércio, até o meado do século XX era o principal centro comercial e financeiro da Cidade do Salvador, deslocado em grande parte, a partir de 1970, para a região do Iguatemi, na Cidade Alta.
A Cidade Baixa desenvolveu-se para o norte até a Península de Itapagipe. Sobre a importância dessa área de Salvador, diz Antônio Risério: “O conjunto urbano a Cidade Baixa era como um grande cenário, para quem chegasse à Bahia por mar. Mas também um cenário para a vida dos setores ligados ao capital comercial, na Cidade Baixa geralmente controlados diretamente por portugueses natos. Se os palácios de portadas barrocas da Cidade Alta, construídos em fins do século XVII e início do século XVIII, foram uma afirmação do poder dos grandes proprietários rurais da Bahia, o conjunto urbano da Cidade Baixa foi uma afirmação do poder de seus rivais, os comerciantes da segunda metade do século XVIII e do início do século XIX. Os primeiros se afirmavam por obras monumentais isoladas, praças com edifícios oficiais.Os últimos por obras simples, integradas em conjuntos monumentais, praças do Comércio e Alfândega”. (Uma História da Cidade da Bahia, p.187).
No século XVII, o porto da Cidade Baixa era muito movimentado. Thales de Azevedo informa que: “Quando Lourenço de Almada chegou aqui, no começo do século XVII, havia nada menos que noventa navios em nosso porto ,carregando mais de nove mil pessoas”. (in A economia Baiana em Torno de 1850).
Até o século XIX, quando surgiu o transporte ferroviário, o principal meio de transporte era o marítimo. Para atender à crescente demanda do comércio era indispensável haver meios e condições que possibilitassem o tráfego com Lisboa e as cidades portuguesas da costa da África e da Índia. Cada vez mais era aterrado o mar. Cais e trapiches foram construídos, até tomar a atual configuração, inclusive o primeiro treco do atual porto de Salvador, cujo primeiro trecho, com 400 metros de extensão. Quando Governador da Bahia, J. J. Seabra (1912-1916) realizou importantes melhoramentos no Bairro do Comércio: reurbanização de toda sua área; sistema de esgotamento sanitário (projetado e construído pelo engenheiro Teodoro Sampaio); criação da Praça Cairú e da Praça da Inglaterra.
A Bahia, em agradecimento pelos inúmeros benefícios que o Governador J. J. Seabra realizou na sua terra natal, erigiu seu busto na Praça da Inglaterra.
O intercambio entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, que desde 1549 era feito pelo crescente movimento das ladeiras que as ligam, principalmente as da Preguiça e a da Misericórdia, exigia novo meio de transporte. No século XVII, os padres jesuítas instalaram um rudimentar guindaste para transportar mercadorias, cobrando pelo transporte. Posteriormente foi substituído pelo atual Plano Inclinado. O nome da Rua Guindaste dos Padres tem origem naqule guindaste.
No século XVI, na encosta da montanha havia uma íngreme escadaria ligando o sopé da montanha, no Bairro da Praia, com a Praça do Palácio, na Cidade Alta, escada ainda existente em grande parte, construída em alvenaria de pedra. Em 1871, dia 8 de dezembro, foi inaugurado o Elevador Hidráulico da Conceição, construído pelo empresário Antônio de Lacerda. O sistema mecânico que movimentava suas cabinas era constituído de parafusos helicoidais; por isso o povo o apelidou de Parafuso, dizia: “vou subir (ou descer) pelo Parafuso”. Esse elevador foi substituído pelo atual, com uma torre de 74 metros e passadiço de 28 metros de comprimento, inaugurado em 7 de setembro de 1930; passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda. Por iniciativa do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Elevador Lacerda tornou-se o principal ícone de Salvador, ao lado da Igreja do Bomfim.
Na Cidade Baixa, o trecho entre Itapagipe (Ponta de Humaitá) e a Igreja da Conceição da Praia é de 8 quilômetros, margeando o lago K i r y m u r é (Paraguassú) dos índios tupinambás. Esse lago, no dia 1º de novembro de 1501, foi denominado de Baia de Todos os Santos, pelo navegador Américo Vespúcio, que fazia parte da expedição que saíra de Lisboa em 3 de maio de 1501, comandada por Gaspar de Lemos, com o objetivo de reconhecer o litoral brasileiro e o demarcar como colônia da Coroa Portuguesa.
Itapagipe foi sesmaria doada por Thomé de Sousa, em 1550, ao seu filho bastardo, e protegido, Garcia d’Avila, ali começou o criatório de gado (vindo de Cabo Verde) e estabeleceu duas olarias para fornecer telha e tijolo aos construtores da recém fundada Cidade do Salvador, nome esse que lhe fora dado pelo rei D. João III, tendo em vista colocá-la sob a proteção do Divino Salvador.
Saindo da Ponta de Humaitá em direção à Boa Viagem sobe-se uma ladeira; na sua direita está o Forte do Monte Serrat, substituto reformado do primitivo Fortim onde, entre maio de 1624 e abril de 1625, estiveram aquartelados os holandeses que invadiram a Bahia. Esse Fortim foi demolido em 1538 e reconstruído, entre 1583 e 1587, sob a denominação de Forte de São Filipe. Reformado entre os anos de 1591/1602, passou à denominação de Forte do Monte Serrat. No Largo da Boa Viagem existe a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e Senhor Bom Jesus dos Navegantes, construída entre 1712 e 1714. No final do mês de dezembro essa imagem é levada a para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia; pela manhã do dia primeiro de janeiro retorna à Igreja da Boa Viagem em procissão marítima, capitaneada pela Galeota Gratidão do Povo
.
A Galeota sai do cais do Segundo Comando Naval - em frente da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia - acompanhada de inúmeras embarcações (saveiros, lanchas, navios de menor porte, ferry-boat etc.), chegando à praia da Boa Viagem por volta de meio dia.. Nessa oportunidade tem inicio a festa no Largo da Boa Viagem, a primeira do ciclo das festas populares em Salvador, que se estendem até a quarta-feira de cinzas.
Seguindo do Largo da Boa Viagem para a Calçada ingressa-se na Avenida Luiz Tarquínio. No lado direito fica o prédio da primeira fábrica de tecelagem do Nordeste e à esquerda a primeira Vila Operária do Brasil, ambas construídas no começo do século XX pelo industrial baiano Luiz Tarquínio. No final dessa avenida, no lado da baía, está o antigo Asilo de Mendicidade, atual Abrigo D. Pedro II, fundado em 1862.
No Largo da Calçada situa-se a Estação Ferroviária, construída no século XIX. Dessa Estação seguiram as tropas do Exército para a Estação Ferroviária de Queimadas de onde foram para Canudos, combater Antônio Conselheiro e seus adeptos na Vila de Bom Jesus do Belo Monte, totalmente destruída em 5 de outubro de 1897, quando foi morto o Conselheiro.
No início da Avenida Frederico Pontes, lado direito, existiu o Forte da Jequitaia. Em frente ao prédio da Petrobrás, no sopé da encosta, está o Asilo dos Órfãos de São Joaquim, ali instalado em 1818, em prédio inaugurado pelos padres jesuítas, em 1728, para o Noviciado da Anunciação.
Em 1823, quando as tropas portuguesas do General Madeira foram derrotadas na luta pela independência da Bahia, o embarque para Portugal ocorreu na praia do Noviciado, isto é, em Água de Meninos. Esse nome se deve ao fato de ser ali que os meninos do Noviciado dos Jesuítas tomavam banho. Prosseguindo na direção da Basílica da Conceição da Praia passa-se ao lado do Forte de Santo Alberto (também conhecido como Forte da Lagartixa), situado na Avenida Frederico Pontes (antiga Av. Jiquitaia). Nesse Forte os holandeses estiveram aquartelados em 1624. Nas suas imediações, a 17 de julho de 1624, foi morto o Coronel Van Dorth, governador da Cidade, pelos patriotas baianos, inconformados com a ocupação da Bahia pelos holandeses. Van Dort foi sucedido pelo general Albert Schouten. Esses invasores foram expulsos da Bahia em 30 de abril de 1625.
A Cidade do Salvador nasceu no Bairro da Praia. Ali nasceu também a industria naval do Brasil. Diz o professor Américo Simas Filho: “Na Ribeira das Naus de Salvador, estabelecida no Bairro da Praia, perto de igreja construída por Tomé de Sousa, de logo funcionou o embrião que se desenvolveria a ponto de se tornar o mais importante centro de construção naval do Brasil no século XIX”.
O núcleo básico da Cidade Baixa desenvolveu-se a ponto de se tornar o mais importante centro comercial e financeiro da Bahia até o último quartel do século XX, quando, então, entrou em lamentável processo de degradação. Felizmente, agora, está sendo recuperado. A Justiça do Trabalho, Escolas de Ensino Superior, hotéis de cinco estrelas e outros empreendimentos que já estão instalados concorrem para sua recuperação.

Salvador, julho de 2009.
Texto de Paulo Segundo da Costa.
Titular da cadeira 18 da ALAS - Academia de Letras e Artes de Salvador.

Nenhum comentário: