quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Aviação Regional - Mais companhias devem pousar no Nordeste
Com o plano de incentivo à aviação regional, o governo quer estimular o mercado nas regiões consideradas estratégicas
O número de linhas aéreas ofertadas no Nordeste deve ganhar incremento já no próximo semestre. As companhias aéreas regionais, que ainda não operam na Região, estão focando agora os estados nordestinos e devem, no início do ano que vem, começar a investir por aqui. Isso é o que afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, explicando que o interesse das empresas vem motivado pelo recém criado Plano de Estímulo e Fomento do Transporte Aéreo Regional, que deve ser votado ainda este mês na Câmara Federal. O Projeto de Lei (PL), entre outras disposições, incentiva a criação de voos para as chamadas linhas essenciais, que são aquelas de baixo e médio tráfego.
"Esse plano não é para o Sudeste, mas o Nordeste e o Norte também, devem ser os maiores beneficiados. Isso porque hoje o Nordeste é pouco atendido pelo transporte aéreo", explica o presidente, que é mais conhecido no setor como Lack. Os novos voos não deverão, entretanto, interligar capitais. Eles serão para criar uma malha viária de acesso a localidades em que haja necessidade de integração, dificuldade de acesso ou limitação de uso de outro modal de transporte. "O governo quer estimular o mercado nas regiões consideradas estratégicas", aponta Lack.
O plano foi apresentado à Abetar no último dia 13 pelo diretor do Departamento de Políticas de Aviação Civil (Depac) do Ministério da Defesa, Fernando Antônio Ribeiro Soares. O diretor esclarece que o projeto envolve entre sete e oito medidas que terão forte impacto no setor, sendo a criação de novas rotas para linhas essenciais apenas uma delas, contudo, uma das mais importantes.
Fonte: Diário do Nordeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário