sábado, 16 de fevereiro de 2013
Os benefícios de consumir peixe
Com baixo teor de gordura e alto nível de proteínas, vitaminas e minerais, o peixe é uma fonte importante de nutrientes para o organismo. É um excelente alimento para todas as pessoas, principalmente para crianças, mulheres grávidas e mães em período de amamentação, pois sua proteína é assimilada com mais facilidade que a de outras carnes, contribuindo para o desenvolvimento e funcionamento corporal. Os médicos recomendam comer peixe, ao menos, uma vez por semana. Saiba por quê:
a) 20% do peixe é composto por proteínas, que contribuem para o crescimento e formação do organismo. O bacalhau está entre as espécies com maior nível de proteína. Um adulto precisa, diariamente, de 1g de proteína para cada Kg de seu peso. Assim, alguém que pesa 50kg necessita de 50g de proteína por dia. Se consumir 125g de peixe, terá 25g de proteína, que representa a metade do que é necessário para essa pessoa. A outra metade pode provir de proteínas vegetais (de verduras, cereais, legumes e frutas).
b) O peixe também é rico em minerais (cálcio, fósforo, ferro, flúor e sal), que permitem o funcionamento eficiente dos órgãos e músculos. Uma porção de peixe de 125g possui entre 28 e 50% de cálcio, 24 a 44% de fósforo e 7 a 44% de ferro que o organismo requer diariamente:
O cálcio contribui para a formação dos ossos e dos dentes. Também ajuda na coagulação, na contração muscular e em funções do sistema nervoso e do coração. Sua falta provoca ossos e dentes frágeis, dores nas costas e nas pernas.
O fósforo intervém nas funções cerebrais, como a memória, e também fortalece os ossos.
O ferro permite a formação da hemoglobina - um dos componentes do sangue, ajuda a metabolizar as proteínas e favorece o crescimento de crianças e adolescentes. Quando não é ingerida a quantidade adequada, provoca debilidade, palidez e anemia.
O flúor atua na manutenção dos dentes. Uma porção de peixe de 110g o proporciona em quantidade suficiente. Se for consumida sardinha em lata, com espinha, muito melhor.
O sal intervém no funcionamento da glândula tiróide.
c) O peixe possui quantidades suficientes de todos os aminoácidos que auxiliam na criação de defesas naturais do organismo contra algumas doenças que intervém no crescimento e desenvolvimento do corpo.
d) A carne de peixe contém vitamina A, necessária para regenerar as células e fomentar o bom funcionamento dos nervos óticos; vitamina D, que assegura a correta assimilação de cálcio e de fósforo; e complexo B, que fortalece o sistema nervoso, ajuda no crescimento e no bom estado da pele, unhas e visão, estimula o apetite, facilita a transformação dos alimentos em energia e a manutenção dos músculos.
e) A gordura do peixe tem um complexo denominado Ômega-3 que, unido a outro tipo de gordura, anula o efeito prejudicial de certos ácidos graxos saturados, o que reduz o risco de desenvolver doenças cárdio-vasculares. Depende da variedade, mas, em geral, cada 100g de peixe tem, em média, o mesmo número de calorias, e é uma fonte abundante de energia com baixo colesterol.
Fonte: IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário