sábado, 14 de julho de 2012
Ptose Palpebral
Quando ocorre a queda das pálpebras superiores damos o nome de ptose. A pálpebra adquire uma posição constantemente mais baixa que o normal. Além de comprometer a estética ela afeta também o campo visual , dificultando a visualização de objetos superiormente. Os pacientes habitualmente forçam a testa para elevar a pálpebra e assim é comum as rugas nesta região e a queixa de cansaço e dores de cabeça.
O que causa a Ptose?
Pode ser de nascença (congênita), senil (por flacidez dos tecidos internos), traumática, uso crônico de lentes de contato, medicamentosa (Botox) e associada a doenças sistêmicas (miastenia gravis, hipotiroidismo, distrofia miotônica, miopatia mitocondrial, entre outras).
Qual o tratamento?
Essencialmente cirúrgico na maior parte dos casos. A cirurgia é feita com anestesia local associado à sedação. A exceção é a ptose congênita onde a anestesia é geral por se tratar de crianças.
O que esperar da cirurgia?
Primeiramente a melhora do campo visual. Os olhos ficam mais abertos, a visão mais “leve”, o campo de visão se amplia, e no caso das crianças a volta do estímulo adequado para o desenvolvimento do córtex visual. O ganho estético também é inegável e se dá com a remoção dos excessos de pele e bolsas de gordura, dando um contorno mais suave e simétrico ás pálpebras.
Como é a recuperação da cirurgia?
Não é colocado tampão ao final da cirurgia. Desconforto é possível no pós-operatório, porém a queixa de dor forte com piora do inchaço deve ser sempre relatada prontamente. Haverá edema (inchaço) e hematoma já no primeiro dia e estes vão sumindo aos poucos. Com 15 dias já reduziram muito, porém a maioria só desaparece após 30 dias de pós-operatório. Há necessidade de limitar esforços físicos vigorosos por uma semana (07 dias). Pode-se ler, escrever, trabalhar no computador, fazer serviços de escritório, limpeza leve em casa, cozinhar, assistir televisão, fazer caminhadas, dirigir e outras atividades com nível de esforço semelhante.
Banhos de piscina e mar são permitidos após a retirada dos pontos, que ocorre após 05 dias da cirurgia. A higiene do rosto não deve ser alterada: pode-se lavar o rosto e local da cirurgia com suavidade e até mesmo usar sabonete. Não haverá restrição alimentar, é recomendado apenas que se evitem excessos para que não haja náusea e vômito. O paciente usará pomadas e colírios por uma semana. No caso das mulheres a maquiagem na região dos olhos é permitida após 07 dias. Deve-se evitar o sol no local da cirurgia por 03 meses através de óculos escuros, boné e chapéu. Apesar do aspecto da cirurgia já estar bem satisfatório com 30 dias de pós-operatório, consideramos o intervalo de 03 meses como o período final de recuperação.
Fonte:www.hsavisao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário