terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Sonho

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.


Clarice Lispector

Dicas para apreciar o vinho



- Ao servir o vinho, evite ultrapassar o limite de um terço da taça. Assim, fica mais fácil manuseá-la.

- Segure a taça pela haste e não pelo bojo. Dessa maneira, ela se mantém transparente, sem marcas de digitais, o que possibilita observar melhor a cor da bebida.

- A quantidade menor de líquido permite que se façam mais facilmente movimentos circulares com a taça para aerar o vinho. Como resultado, ele se inunda de oxigênio e libera o álcool e aromas.

- Para melhor identificar os sabores do vinho, os conhecedores costumam fazê-lo “passear” pela boca com um pouco de ar. Essa ótima maneira de prová-lo deve ser realizada de forma discreta, produzindo o mínimo de ruído possível.

- A regra clássica de harmonização com a comida recomenda brancos para pescados e tintos para carnes. Quem tem mais intimidade com a bebida pode tentar algumas variações, usando rosés e tintos leves para os peixes. No caso das culinárias asiática e peruana, tão em moda, prefira os espumantes ou os brancos.

- A ordem para o serviço da bebida indica que se inicie pelos mais leves, passando aos mais encorpados e, finalmente, aos digestivos e vinhos de sobremesa. Ou seja, comece com brancos mais delicados, sirva os mais estruturados e siga pelos tintos. Antes da refeição, funcionam bem como aperitivo um espumante ou um jerez seco.

- Cada tipo de vinho requer uma temperatura adequada. Brancos ficam agradáveis resfriados, mas não gelados demais, porque isso inibe a liberação de aromas e altera o sabor. Essa norma vale também para os espumantes. No caso dos tintos, é comum falar em temperatura ambiente, mas essa regra se refere ao clima europeu. Eles evidenciam suas qualidades quando mantidos em torno de 18 graus.

Fontes: Jorge Carrara, colunista da Folha de S.Paulo, e Marcelo Copello, colunista da revista Gosto e autor do site www.mardevinho.com.br.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cão

Um cão velho e com olhar cansado estava andando pela rua e entrou em meu jardim. Eu pude ver, pela coleira e seu pêlo brilhante, que ele era bem alimentado e bem cuidado.

Ele andou calmamente até mim e eu o agradei. Então ele me seguiu e entrou em minha casa. Passou pela sala, entrou no corredor, deitou-se em um cantinho e dormiu.

Uma hora depois ele foi para a porta e eu o deixei sair.

No dia seguinte ele voltou, fez "festinha" para mim no jardim, entrou em minha casa e novamente dormiu por uma hora no cantinho do corredor. Isso se repetiu por várias semanas.

Curioso, coloquei um bilhete em sua coleira: "Gostaria de saber quem é o dono deste lindo e amável cachorro, e perguntar se você sabe que ele vem até a minha casa todas as tardes para tirar uma soneca."

No dia seguinte ele chegou para sua habitual soneca, com um outro bilhete na coleira: "Ele mora em uma casa com 6 crianças, duas das quais têm menos de 3 anos - provavelmente ele está tentando descansar um pouco. Posso ir com ele amanhã ???"

Exames de rotina reduzem mortalidade feminina em 80%


O exame além de diminuir em até 80% a mortalidade pelo câncer de colo de útero, diminui também as sequelas deixadas pelo câncer de mama

No Brasil, para 2010, são esperados 18.430 novos casos de câncer de colo de útero, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. Entre as brasileiras, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

A boa notícia fica por conta dos exames de prevenção. Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade causada pelo câncer de colo de útero a partir do rastreamento (realização do exame preventivo) em todas as mulheres entre 25 e 65 anos e o tratamento das lesões precursoras deste tipo de tumor. Para tanto é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada tardiamente. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de eficácia do tratamento e com menos seqüelas.

Como prevenir?

Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, principalmente as que têm entre 25 e 59 anos, devem realizar regularmente o exame preventivo ginecológico. E a cada vez que a mulher, de qualquer idade, for ao ginecologista, ela deve ser submetida ao exame clínico das mamas. O grupo entre 50 e 69 anos deve fazer, ainda, uma mamografia a cada dois anos.

Quais são as causas do câncer?

Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV, o papiloma vírus humano. Outros fatores de risco são tabagismo, baixa ingestão de vitaminas, ter múltiplos parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e uso de pílulas anticoncepcionais.

Câncer de mama

Com intuito de detectar as lesões malignas da mama deve ser feito o exame clínico das mamas (feito por médico ou profissional de saúde treinado) para mulheres de todas as faixas etárias. Para mulheres acima de 40 anos, esse exame deve ser realizado anualmente. Para aquelas entre 50 e 69 anos, recomenda-se a realização de uma mamografia a cada dois anos. Mulheres submetidas a esses exames devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento, quando necessário.

Fonte: http://www.bonde.com.br

RIO DE JANEIRO


A ocupação dos morros no Rio que está sendo de forma conjunta, com as Polícias militar,Federal e Forças armadas pretende por fim a décadas de domínio pelos traficantes. Estava mesmo na hora de haver uma ação mais ostensiva por parte do Estado e até da União para libertar a População Carioca de tanta criminalidade.
Estamos todos com muita fé que o Rio volte a ser a Cidade Maravilhosa, na minha opinião, a mais bela do mundo, que tenha Paz para seus moradores, que ofereça segurança a população e Turistas.

Vera

domingo, 28 de novembro de 2010

Pensamento do Dia

Nunca force uma decisão. Deixe-a
ficar no ponto. Se você condicionar
a mente de forma apropriada, a decisão
emergirá quando estiver completamente
amadurecida.

Retirado do Livro " Pense Positivo Todos os Dias" de Norman Vincent Peale

Regras para recuperar a autoconfiança



1) Risque a palavra "Talvez" de seu vocabulário. Sempre que estiver diante de um obstáculo, diga: "eu posso". O pensamento positivo pode não resolver tudo, mas é um aliado poderosíssimo na conquista do sucesso.

2) Ponha mais emoção em sua vida. Correr riscos em pequenas doses dá um gostinho especial de aventura. E, a cada vez que estes riscos são superados a sensação é de uma nova vitória.

3) Acredite em seus sonhos. Crie, pense e imagine todas as formas de realizá-los. Tenha fé no que deseja e lembre-se de que os grandes objetivos são conquistados por etapas.

4) Procure dominar as suas inseguranças. Descubra as coisas positivas dentro de você e alimente-as com sua fé.

5) Não queira ser aquilo que esperam que você seja. Cada pessoa é diferente da outra, tem suas próprias características, vontades, dificuldades. Não se compare a ninguém, nem imite moldes. Seja você, o tempo inteiro.

6) Ponha na cabeça que ninguém é perfeito. Você pode e deve errar. Nas quedas é que o rio cria energia.

7) Valorize o que pensa. Adquira confiança naquilo que acredita e em suas decisões.
Procure extrair sabedoria da experiência.
Ter vivido certas coisas não lhe dá o monopólio do sofrimento. A vida é, em si mesma, um enorme aprendizado.

Fonte: http://www.portalcmc.com.br

sábado, 27 de novembro de 2010

Enriqueça seus Conhecimentos 2

Os Doze Apóstolos:

1 - Simão Pedro
2 - Tiago (o maior)
3 - João
4 - Filipe
5 - Bartolomeu
6 - Mateus
7 - Tiago (o menor)
8 - Simão
9 - Judas Tadeu
10 - Judas Iscariotes
11 - André
12 - Tomé.

Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento:

1 - Isaías
2 - Jeremias
3 - Jonas
4 - Naum
5 - Baruque
6 - Ezequiel
7 - Daniel
8 - Oséias
9 - Joel
10 - Abdias
11 - Habacuque
12 - Amos

Os Quatro Evangelistas:

. Lucas (representado pelo touro)
. Marcos (representado pelo leão)
. João (representado pela águia)
. Mateus (representado pelo anjo)


Os Sete Sábios da Grécia Antiga:

1 - Sólon
2 - Pítaco
3 - Quílon
4 - Tales de Mileto
5 - Cleóbulo
6 - Bias
7 - Períandro


Aniversários de Casamento:

1 ano - Bodas de Algodão
2 anos - Bodas de Papel
3 anos - Bodas de Trigo ou Couro
4 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
10 anos - Bodas de Estanho ou Zinco
15 anos - Bodas de Cristal
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de Pérola
35 anos - Bodas de Coral
40 anos - Bodas de Rubi ou Esmeralda
45 anos - Bodas de Platina ou Safira
50 anos - Bodas de Ouro
55 anos - Bodas de Ametista
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade
65 anos - Bodas de Ferro ou Safira
70 anos - Bodas de Vinho
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho


Os Sete Anões:

. Dunga
. Zangado
. Atchin
. Soneca
. Mestre
. Dengoso
. Feliz

Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo ( os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos ) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia ' Kan Ghu Ru ', e portanto o adaptaram ao inglês, ' kangaroo' ( canguru ).
Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: 'Não te entendo '.


Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

Preserve o Meio Ambiente



Como vamos nos mater vivos se não mantivermos a natureza viva???

Impacto Ambiental X Educação Ambiental

O homem afeta e impacta o meio ambiente da mesma maneira que uma árvore pode influenciar o microclima de uma região e a presença de determinada vida silvestre define a cadeia alimentar e o equilíbrio entre as espécies.

O meio ambiente é um conjunto de relações interdependentes que são estabelecidas entre os fenômenos naturais, a flora, a fauna e o homem. Qualquer desses componentes, quando alterado, age de alguma forma sob os demais.Uma espécie animal, por exemplo, quando extinta, pode fazer com que outra se prolifere, destruindo parte da vegetação, que lhe servirá de alimento, podendo alterar o clima, o solo, chegando a trazer malefícios ao próprio homem, que não soube explorar corretamente o que a natureza lhe ofereceu. Esse mesmo homem, devido à facilidade de provocar ações em série, usando máquinas e tecnologia avançada, pode contribuir, em curto espaço de tempo, com a destruição um trabalho exercido há milhares de anos pela própria natureza.

Por outro lado, o trabalho no sentido oposto, em busca de uma reestruturação, não pode ser feito de repente, deve ser pensado a longo prazo.

Uma das alternativas seria o investimento em Educação Ambiental. O comportamento dito ambientalmente correto geralmente exige mudança de hábitos, tornando maior a dificuldade em se trabalhar com adultos. Principalmente quando se trata de um país subdesenvolvido, em que grande parte da população não dispõe de muitas alternativas, limitando-se a garantir a própria sobrevivência.

O trabalho com crianças é sempre mais fácil, uma vez que essas ainda estão formando sua personalidade e definido seus hábitos. Alem disso a criança tem capacidade de influenciar a opinião de adultos, podendo difundir em sua comunidade tudo aquilo que aprender.

Será que não percebemos que para nos mantermos vivos devemos preservar o meio ambiente?

Estamos todos interligados.

Devemos aprender a dividir o nosso planeta terra com outros seres vivos, seja eles quais forem!!

RESPEITAR TODA FORMA DE VIDA!

RESPEITAR e PRESERVAR TODOS OS ECOSSISTEMAS, sejam eles: dunas, banhados, oceanos, florestas, campos, manguezais etc... Cada ecosssitema abriga espécies específicas, espécies únicas e com suas particularidades e uma vez sendo destruídos estes ambientes pode-se levar a extinção de muitas formas de vida!


Precisamos da água, do ar, do solo e de todas as coisas que a natureza GRATUITAMENTE NOS DÁ, mas infelizmente, pelo mínimo, presenciamos este presente sendo destruído e é graças a ele q estamos vivos AGORA! NESTE MOMENTO!!

AME A NATUREZA, RESPEITE ELA E POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE!

Não existe nada mais perfeito na terra que a NOSSA NATUREZA!
Fonte: http://www.cidadaniaja.xpg.com.br/6.html

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Enriqueça seus conhecimentos

Os Três Reis Magos:

O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:

1 - As Pirâmides do Egito
2 - Os Jardins Suspensos da Babilônia
3 - O Mausoléu de Helicarnasso
4 - A Estátua de Zeus
5 - O Templo de Artemisa
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.

Os Sete Pecados Capitais:

(Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo)

Gula
Avareza
Soberba
Luxúria
Preguiça
Ira
Inveja

As Sete Virtudes:
(para combater os pecados capitais)

Temperança (gula)
Generosidade (avareza)
Humildade (soberba)
Castidade (luxúria)
Disciplina (preguiça)
Paciência (ira)
Caridade (inveja)

As Sete Cores do Arco-Íris:

Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris.
A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Vermelho
Laranja
Amarelo
Verde
Azul
Anil
Violeta

Os Dez Mandamentos:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
2º - Não tomar o Seu Santo Nome em vão
3º - Guardar os sábados
4º - Honrar pai e mãe
5º - Não matar
6º - Não pecar contra a castidade
7º - Não furtar
8º - Não levantar falso testemunho
9º - Não desejar a mulher do próximo
10º - Não cobiçar as coisas alheias


Enviado por Arlindo Almeida/Fortaleza

Mensagem do dia

Um método básico para adquirir uma
mente repleta de paz é praticar seu esvaziamento.
Ao menos duas vezes por dia,
esvazie sua mente de medos,ódios,
inseguranças e sentimentos de culpa.

Retirado do livro " Pense positivo todos os dias" de Normam Vincent Peale"

Eu não existo sem você


Eu não existo sem você

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você

Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver
Sem ter amor não é viver
Não há você sem mim
Eu não existo sem você

Vinícius de Moraes

Fonte: http://pensador.uol.com.br

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Só podemos perder o que não temos


Só podemos perder o que não temos



Na última semana, terminei de ler um livro que um amigo muito querido me presenteou. Falava de auto-descoberta, auto-conhecimento – tratava de temas complexos sobre o expandir da consciência, ampliar o olhar sobre si mesmo – tudo banhado de espiritualidade e conceitos da psicologia. Enfim, dentre os inúmeros temas que pude revisitar ao ler esse livro, um em especial me chamou a atenção: a morte. Nesse capítulo o autor deixava claro um ponto que quero compartilhar com você: a questão da perda.

É verdade que toda perda é um processo dolorido, sofrido. Um processo que nos faz pensar e repensar, refletir sobre nossas vidas, nosso tempo, a forma como aproveitamos ou não esse milagre que é viver e se relacionar, estabelecer relações. Tudo isso faz sentido se ampliarmos o conceito da morte e compreendermos que morremos todos os dias e, renascemos todo amanhecer. A morte nada mais é que o fim de um ciclo e início de outro.

Desapego

E, se morremos, ou melhor, perdemos algo de um lado, de outro ganhamos com certeza. Morrer, romper, terminar, deixar – tudo isso demanda desapego, amor próprio, demanda o aceitar, confiar e agradecer o que recebemos. Um alento é saber reconhecer que só perdemos o que não temos. Explico: só perdemos o que não é nosso, não nos pertence, não agrega, não soma, não nos faz melhor.
Vou tentar clarear… Se só perdemos o que não temos – tudo o que temos levamos conosco. Sensações, emoções, sentimentos – tudo o mais é transitório. Isto é, se alguém próximo se foi, podemos sempre ficar com o que construímos. Com o que vivemos e experimentamos juntos. É de fato só isso o que temos – bons ou maus momentos.
Talvez por isso muitos afirmem que a felicidade é uma soma de bons momentos… Ser feliz é estar mais feliz do que triste no tempo que temos para administrar nessa passagem. O quanto antes conseguirmos entender que a vida é uma passagem, viver se tornará muito mais possível além de mais prazeroso, mais delicado.
Então, exercitar o desapego, o soltar as amarras e travas que nos distanciam do que temos de melhor – nós mesmos – ficará muito mais fácil. Saber o que temos é, por isso, parte do nosso crescimento. Do nosso auto-conhecimento, nossa auto-descoberta. E, para tanto, precisamos passar a olhar com os olhos da verdade, da beleza, da ética, do amor… No mais, tudo vai dar certo.

Máscaras

A questão é que, por vezes, temos tanto medo de olhar a nossa verdade que utilizamos diferentes artimanhas para nos afastar desse nosso centro. Vivemos assim com base no medo de sermos descobertos; na ilusão de que vamos conseguir enganar a todos, inclusive a nós mesmos e, nesse sentido, inflamos nosso ego, praticamos a vaidade, nos apegamos a uma imagem ou imagens que não podem ou jamais serão nossas.
Por isso sofremos. Sofremos nas nossas relações, na nossa existência. Afinal, bem no nosso íntimo sabemos que a máscara que tanto lustramos um dica cairá. E então vamos de uma única vez nos deparar com tudo o que fizemos para tentar tapar o sol com a peneira – a nossa alma, nossa essência – com os véus… Desiludimo-nos, perdemos o outro, perdemos a relação…
Em função de tudo isso fica aqui um convite: faça uma auditoria pessoal. Tente compreender o que é de fato seu e o que não é. Depois de tudo visto, liberte-se. A relação com certeza agradecerá… O outro e o seu ser também.



Sandra Maia

Mensagem do Dia

As provas da Vida não são para quebrá-lo,
e sim para formá-lo.

Retirado do Livro "Pense Positivo todos os Dias"
de Norman Vincent Peale

O Sorriso




É tão fácil sorrir! Tudo fica mais agradável se em nossos lábios houver um sorriso.Tudo fica mais fácil se houver nos lábios dos que convivem conosco um sorriso sincero.
Alguns de nós pensamos que só devemos sorrir para as pessoas com as quais simpatizamos. São tantas as que cruzam o nosso caminho diariamente... Algumas com o semblante carregado por levar no íntimo as amarguras da caminhada áspera.
Poderemos colaborar com um sorriso aberto, no mínimo, para que essa pessoa se detenha e perceba que alguém lhe sorri, já que o sorriso é um alento. O sorriso é uma arma poderosa, da qual nos podemos servir em todas as situações.
Se ao levantarmos pela manhã, cumprimentarmos os familiares com um largo sorriso, nosso dia certamente será melhor, mais alegre. Se ao entrarmos no elevador saudarmos com um sorriso os que seguem conosco, ao invés de fecharmos o rosto e olharmos para cima ou para baixo, na tentativa de desviar os olhares, com certeza o nosso dia será mais feliz. Porque, todos nos verão com simpatia e nos endereçarão energias salutares.
Não custa nada e rende muito...
Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.
Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.
Ninguém é tão rico que dele não precise.
E ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.
Leva a felicidade a muita gente e a toda parte.
É o símbolo da amizade, da boa vontade. É alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes; consolo para os desesperados.
Não se compra nem se empresta.
Nenhuma moeda do mundo pode pagar seu valor.

E não há ninguém que precise tanto de um sorriso, como aqueles que não sabem mais sorrir, aqueles que perderam a esperança...os que vagueiam sem rumo...os que não acreditam mais que a felicidade é algo possível...
O sorriso é sempre bom para quem sorri e melhor ainda para quem o recebe, pois tem o poder de fazer mais amena a nossa caminhada.
Dessa forma, se não temos o hábito de levar a vida sorrindo, comecemos a cultivá-lo, e veremos que sem que mude a situação à nossa volta, nós, intimamente, nos sentiremos mais felizes.
Você sabia que o semblante carregado, ou seja, a "cara amarrada", como se costuma dizer, traz ao corpo um desgaste maior que o promovido pelo sorriso?
Isto quer dizer que, quando sorrimos, utilizamos menos músculos e fazemos menos esforços.
assim sendo, até por uma questão de economia, é mais vantajoso sorrir.


Fonte: http://essencialsites.com.br

VIVER OU JUNTAR DINHEIRO?

Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais.
E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei.
Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.
Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?
Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

MAX GEHRINGER

Enviada por Arlindo Almeida/Fortaleza

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os animais de estimação e as crianças




Uma pesquisa feita em Paris, na França, revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Um grupo de 60 crianças foi observado e concluiu-se que 63% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe ou tartaruga. Os resultados da pesquisa confirmam a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes. O fato do animal estar permanentemente disponível para o convívio com os seus jovens donos aparece na pesquisa como um fator-chave para o relacionamento entre os familiares e também torna os animais domésticos, uma presença de grande importância nos lares.
As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.
Ter um animal também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, dividir o seu pão e oferecer-lhe um pedaço da sua bolacha, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.
Enfim, são inúmeros os benefícios de ter um animal de estimação em casa. Veja um resumo deles abaixo:
• A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.
• Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.
• Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.
• Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.

Fonte: www.animalguiaweb.com.br

Esquecimento é coisa séria

Três irmãs, de 90, 88 e 86 anos de idade viviam na mesma casa.
Uma noite a de 90 começa a encher a banheira para tomar banho,
põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:
- Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?
A irmã de 88 responde:
- Não sei, já subo aí para ver....
Começa a subir as escadas, faz uma pausa, e grita:
- Eu estava subindo as escadas, ou descendo?
A irmã caçula, de 86, estava na cozinha tomando chá e escutando
suas irmãs, move a cabeça e pensa:
"Na verdade, espero nunca ficar assim tão esquecida".
Bate três vezes na madeira da mesa, e logo responde:
- Já vou ajudá-las, antes vou ver quem está batendo na porta.

Enviada por Arlindo Almeida/Fortaleza

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vaidade Masculina



A vaidade é uma característica intrínseca ao ser humano, mas sempre se expressou com mais naturalidade na mulher. No entanto, nos últimos anos, o espaço para a vaidade masculina vem crescendo, e o homem sente-se mais à vontade para demonstrar seu desejo de ser atraente, gerando maior autoconfiança, tanto no âmbito pessoal quando no profissional.
Atualmente, eles têm procurado com mais freqüência os tratamentos em clínicas estéticas para melhorar a aparência, praticamente sem o preconceito que a vaidade masculina causava há alguns anos atrás.

Os tratamentos buscados pelos homens são os mais variados, dependentes da vaidade individual. Tratando-se da região facial, eles geralmente buscam diminuir as marcas de expressão, como os famigerados “pés de galinha”. Além disso, eles procuram cada vez mais a lipoaspiração, mais comum em áreas como o abdômen. Entre outras cirurgias, eles buscam também a ginecomastia, que consiste na correção das mamas masculinas e aplicação de próteses de silicone nas pernas e no peito, para uma aparência mais atlética.

E não é apenas em cirurgias que a vaidade do homem se expressa. A presença deles em salões de beleza é cada vez mais marcante. Geralmente, além de realizar cortes de cabelo, eles buscam outros processos para uma aparência mais limpa e bem cuidada. Já é com mais freqüência que se encontram homens fazendo as sobrancelhas e unhas, procurando um aspecto mais leve no visual.

Vaidade e beleza já não são mais coisas exclusivas das mulheres. Os homens, gradualmente, vem deixando de lado os preconceitos e evidenciando sua preocupação em melhorar a própria imagem.

Manuela Casali Cordeiro
Fonte: www.portaisdamoda.com.br

Sem diferenças

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta a comissária..
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica sentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

Enviada por Arlindo Almeida/Fortaleza

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Teoria do Abraço


Por Isabelle Lindote


Mesmo a mais ranzinza das pessoas sabe que não há nada melhor que um abraço para confortar a dor, melhorar a auto-estima e aquecer os sentimentos. O ato de abraçar e ser abraçado é comprovadamente uma maneira de demonstrar carinho que faz bem à saúde. Com a proximidade do fim de ano, o clima de fraternidade e de solidariedade está no ar. Aproveite!

Além dos benefícios que já sabemos, os médicos acreditam que o abraço ajude a retardar o envelhecimento. Segundo o departamento de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte (EUA), abraçar tem relação com o aumento da qualidade de vida. Durante o abraço, o hormônio do estresse (cortisol) despenca no organismo, o que libera substâncias para proporcionar conforto e alegria. A autora dos livros "A Terapia do Abraço" (Editora Pensamento), Kathleen Keating, confirma a teoria e afirma que a necessidade de contato físico é mais que saudável - é essencial para a saúde.

Pessoas que estejam tristes, cabisbaixas ou passando por situações dolorosas na vida merecem um abraço coletivo. Quem vive sozinho pode ter em um bichinho de estimação o afeto necessário no dia-a-dia. Mas nada melhor que um abraço apertado, daqueles que damos em amigos do peito, amores verdadeiros ou quando nos reencontramos com entes queridos.

Seja qual for o motivo, abrace mais as pessoas e sinta os benefícios. Tensões, insônia, sensação de solidão e de medo podem ser amenizados com a troca de calor entre duas ou mais pessoas. Até a obesidade pode estar relacionada com a falta de abraço: quem está emocionalmente abalado tende a comer mais.

Fonte:www.bemleve.com.br

Na Convenção da AFA, realizada no último mês de outubro, nossa Prima Teresa Cristina Monteiro, que é Psicóloga e Professora da Universidade de Fortaleza, realizou uma Palestra onde abordou esse assunto brilhantemente.

domingo, 21 de novembro de 2010

Alimentação saudável para idosos



Considerações Nutricionais

O grupo de pessoas com mais de 50 anos podem ser divididas em 3 grandes grupos: acima da meia idade (de 50 a 65); os jovens idosos (65 a 74) e os idosos (acima de 75).

Esta secção refere-se às necessidades nutricionais dos jovens idosos e dos idosos. O grupo considerado como "acima da idade média" insere-se na secção Alimentação Saudável na idade Adulta.

Os jovens idosos podem ainda ter cerca de 20 anos activos à sua frente, por isso manter-se em forma e saudável é o objectivo principal na alimentação. Os idosos são mais susceptíveis de desenvolverem doenças crónicas, o que significará um maior apoio. Este grupo é o que apresenta uma maior taxa de crescimento na sociedade e tem necessidades nutricionais muito específicas.

Contudo, os conselhos nutricionais devem ser baseados nas características individuais do idoso, e não na sua idade cronológica.


Necessidades Nutricionais

Os requisitos energéticos do organismo diminuem com a idade, particularmente se a actividade física é limitada. Contudo, o corpo continua a precisar da mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental que os alimentos sejam densos e ricos do ponto de vista nutricional.

Gordura

Restringir a ingestão de gorduras, em especial gorduras saturadas (gorduras de origem animal) de modo a manter a saúde cardiovascular, continua a ser um excelente conselho para idosos que estão bem e em forma. Acima dos 75 anos de idade, a restrição de gorduras não é aconselhada da mesma forma. A restrição de gorduras não é definitivamente aconselhada para aqueles que são frágeis, sofreram uma quebra de peso, ou têm fraco apetite. De facto, nestas situações, gordura adicional pode ser usada para aumentar as calorias nas refeições de modo a ganhar algum peso.

Fibras

Muitos idosos sofrem de obstipação e outros problemas intestinais. Para ajudar a minimizar estes problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado, mas a ingestão exagerada de fibras não é a resposta, já que podem interferir com a absorção de outros nutrientes essenciais. Para ajudar os intestinos a funcionarem normalmente, é também muito importante beber bastantes líquidos, aproximadamente 6 copos por dia.


Fonte: www.alimentacaosaudavel.org
Site Médico

sábado, 20 de novembro de 2010

Filtro Solar



Pedro Bial
Composição: Mary Schmich

Senhoras e senhores da turma de 2003:
Filtro solar!
Nunca deixem de usar o filtro solar
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:
usem o filtro solar!

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece...
Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos 22, o que fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Dance.

Brother and sister
Together we'll make it through
Someday your spirit will take you
And Guide you there
I know you've been hurtin'
But I'll be waiting to be there for you
And I'll be there just helping you out
Whenever I can
Everybody's free...

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.

Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite

Fonte: http://letras.terra.com.br/pedro-bial/138161

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Importância da Salada na Dieta


Salada é muito importante na dieta
As saladas formadas, preferencialmente, de vegetais, são indicadas para complementarem uma dieta geral, mas são sobretudo importantes em dietas para o tratamento da obesidade.

As folhas verdes e outros vegetais tem algumas qualidades que as tornam importantes nestas dietas:

São pobres em calorias - podendo ser consumidas em quantidades suficientes para saciar o apetite sem que contribuam significantemente para o aumento do peso.

São ricas em fibras, o que contribuem para a regularização do rítmo do funcionamento intestinal.

Apresentam , em sua composição, vitaminas e sais minerais importantes para as funções do nosso organismo.

Abaixo seguem alguns exemplos:

A vitamina A é encontrada, além de alguns alimentos de origem animal, em alimentos de origem vegetal. Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Um dos alimentos mais nutritivos e que encontramos em abundância em qualquer tipo de dieta, é a cenoura. Esse vegetal cor-de-laranja contém uma forma de cálcio facilmente absorvida pelo corpo, além de ser uma fonte significante de fibras.

Riquíssima em beta-caroteno, uma forma de vitamina A, a cenoura ajuda a proteger também contra o câncer e doenças do coração.

A cenoura tem também a capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

A chicória, agrião, alface, couve manteiga, escarola, folhas cruas de mostarda e salsinha, são exemplos de vegetais que contem vitamina A.

A vitamina E são sintetizadas apenas por plantas. Contém tal vitamina os vegetais folhosos e as ervilhas frescas.

A vitamina K é encontrada em diversos vegetais tais como a alface, couve-flor, espinafre.

A vitamina B1 ( tiamina ) também é encontrada em vegetais do tipo agrião, aspargo e mostarda.

O ácido fólico sob a forma de folato é encontrado em alguns vegetais frescos de folhas verde-escuras, especialmente o brócolis, espinafre e aspargo.

O potássio está presente na alface crespa, espinafre e cenoura.

O cálcio é encontrado em vegetais de folhas escuras, como couve, couve-manteiga, nabiça, folhas de mostarda e brócolis.

O magnésio pode ser encontrado em vegetais folhosos.

ATENÇÃO:

Os alimentos devem ser consumidos em proporções energéticas balanceadas.

Dietas que eliminam, por completo o consumo de determinado grupo de nutrientes, podem levar à subnutrição e acarretar problemas de saúde. Deve haver um equilíbrio e, sempre, antes de iniciar uma dieta, consultar um profissional da área. Cada indivíduo tem uma necessidade específica.


Fonte: www.idealpage.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Amor



O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de *dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pr'a saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar..

Fernando Pessoa

Fonte:http://pensador.uol.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anjo da Guarda



Anjos da Guarda são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20).

Fonte: pt.wikipedia.org


Oração do Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso Guardador,
se a te me confiou, a Piedade Divina,
sempre me rege, guarda e ilumina.
AMÉM!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O PEIXE


Tendo por berço o lago cristalino,

Folga o peixe, a nadar todo inocente,

Medo ou receio do porvir não sente,

Pois vive incauto do fatal destino.


Se na ponta de um fio longo e fino

A isca avista, ferra-a insconsciente,

Ficando o pobre peixe de repente,

Preso ao anzol do pescador ladino.


O camponês, também, do nosso Estado,

Ante a campanha eleitoral, coitado!

Daquele peixe tem a mesma sorte.


Antes do pleito, festa, riso e gosto,

Depois do pleito, imposto e mais imposto.

Pobre matuto do sertão do Norte!


Patativa do Assaré


Fonte:www.recantodasletras.uol.com.br

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

24 Dicas para ser Feliz


Por Roberto Shinyashiki


Roberto Shinyashiki e as suas dicas para ser feliz levam-nos a reflectir na nossa vida, dando alguns conselhos que podem realmente mudar a forma como vemos e somos vistos pelo mundo que nos rodeia. Abra a sua mente e leia atentamente as sábias palavras de Roberto Shinyashiki, aceite a mudança, faça parte da mudança.


01 – Seja ético.
A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.Pisar os outros para subir desperta o desejo de vingança.
02 – Estude sempre e muito.
A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.
03 – Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão.Se você está a sofrer por amor, está com a pessoa errada ou o amor está a prejudica-lo.Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
04 – Seja grato(a) a quem participa nas suas conquistas.
O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe.Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
05 – Eleve suas expectativas.
Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer.Os perdedores dizem: ‘isso não é para mim’.Os vencedores pensam em como realizar o objectivo.
06 – Curta muito a sua companhia.
Casamento dá certo para quem não é dependente.
07 – Tenha metas claras.
A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas, amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc.Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.
08 – Cuide bem do seu corpo.
Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável.Seu corpo é seu templo.Gostar de si deixa as portas abertas para os outros gostarem também.
09 – Declare o seu amor.
Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor).Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10 – Amplie os seus relacionamentos profissionais.
Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão.Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.
11 – Seja simples.
Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.
12 – Não imite o modelo masculino do sucesso.
Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos sentimentos..O preço tem sido alto: enfartes e suicídios.Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas connosco. Preserve a sensibilidade feminina – é mais natural e mais criativa.
13 – Tenha um orientador.
Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer.Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.
14 – Liberte-se do vício da preocupação.
Viver tenso e stressado está na moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Ridículo… Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.
15 – O amor é um jogo cooperativo.
Se vocês estão juntos é para jogar na mesma equipa.
16 – Tenha amigos vencedores.
Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.
17 – Diga adeus a quem não o(a) merece.
Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar a sua vida.Não perca tempo com quem não merece. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe… e deixe o espaço livre para um novo amor.
18 – Resolva!
A mulher/homem do milénio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.
19 – Aceite o ritmo do amor.
Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão.Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.
20 – Celebre as vitórias.
Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas.Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
21 – Perdoe!
Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todos as pessoas erram, você também.
22 – Arrisque!
O amor não é para covardes.Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir.E o único risco será o de engordar.
23 – Tenha uma vida espiritual.
Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer.Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma.Oração e meditação são fontes de inspiração.
24 – Muita paz, harmonia e amor…

Sempre!A MELHOR MANEIRA DE MELHORAR O PADRÃO DE VIDA, É MELHORAR O PADRÃO DO PENSAMENTO…


Fonte: http://www.erhnam.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Marketing Pessoal


.....Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
.....As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.

.....Alguns detalhes merecem atenção especial:
Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
Manter-se motivado;
Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
Seja absolutamente pontual;
Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
Cuidado com o uso do celular;
Não fale demais nem de menos.


Fonte: mulheresdeclasse.com.br

sábado, 13 de novembro de 2010

Até breve




Estarei ausente nos próximos 30 dias. Nesse período, porém, o Blog continuará ativo recebendo a colaboração de outros participantes.

Lembro que nosso próximo encontro será na Festa de Confraternização no dia 15 de dezembro, no L'Espace Buffet, quando também estará tomando posse a nova diretoria, tendo à frente Josélia Sá e Almeida, para quem desejamos muito sucesso na direção da nossa AFA.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fortaleza & Jazz




O público amante do jazz de Fortaleza tem à sua disposição um programa televisivo da melhor qualidade, através da TV Fortaleza, Canal 6 da NET. Trata-se do FORTALEZA & JAZZ, o qual é é mostrado semanalmente há mais de cinco anos pelo brilhante e talentoso apresentador Carlos Horácio, o qual tive o privilégio de conhecer e com quem estabeleci uma amizade muito frutífera, em se tratando do tema jazz. Agradeço muito à Josélia, nossa Presidente eleita, que me fez a apresentação desse amigo tão especial.

Carlos Horácio é muito caprichoso na produção de seus programas, estudando os assuntos que apresenta com muita profundidade e atraindo com total competência a atenção de seu público, notadamente exigente.

Já tive a oportunidade de apresentar em DVD alguns desses programas, que o Carlos Horácio me cedeu cópia, a vários dos integrantes da SOJAZZ e todos foram unânimes em reconhecer o elevado padrão de qualidade que o FORTALEZA & JAZZ contém.

Para a sorte de quem não mora em Fortaleza, o FORTALEZA & JAZZ pode ser assistido em todo o Brasil pela internet sempre aos domingos às 18 horas. Aí vai o link :

http://www.cmfor.ce.gov.br/tvfortaleza/

Vale a pena assistir.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

33 Brasileiros Presos em um Mina

1) O Governo Brasileiro (qualquer que seja o partido) cria uma comissão supra-partidária para iniciar o resgate, incluindo 25 membros da situação e 19 da oposição. Cada membro com direito a 5 assessores e dois secretários. Os trabalhos atrasam três meses, porque não houve acordo para nomear o presidente da comissão.

2) Como as despesas não estavam previstas, o Governo cria uma CPMF (Contribuição Provisória para Mineiros Ferrados), que, embora provisória, tem vigência até 2050.

3) O Chile oferece para emprestar os equipamentos utilizados no salvamento daquele país, mas a carga fica retida na alfândega brasileira por mais de três meses. O chefe da fiscalização somente os libera após o pagamento de propina.

4) Depois, os equipamentos ficam parados na estrada brasileira por quase dois meses, pois um grupo de manifestantes bloqueou a rodovia.

5) O consulado brasileiros em Santiago demora dois meses para conceder visto de entrada aos chilenos operadores do guindaste e da cápsula de salvamento, pois eles não puderam comprovar fonte de renda no Brasil.

6) Quando finalmente tudo foi “regularizado”, o Sindicato Brasileiro dos Operadores de Máquinas entra na Justiça com uma liminar proibindo o trabalho dos chilenos, pois eles não eram sindicalizados.

7) Como a Justiça brasileira é bastante ágil, a liminar é "prontamente" derrubada em seis meses e é permitido o trabalho dos chilenos.

8) Quando o guindaste desce a cápsula de salvamento, o cabo de aço se rompe, pois compraram um cabo de péssima qualidade, embora a preço de ouro.

9) Cria-se uma CPI para levantar as responsabilidades. Depois de quatro meses de discussão, acaba sendo arquivada pelo Conselho de Ética do Senado.

10) FINALMENTE, depois de dois anos e meio, chega o dia do primeiro resgate. SURPRESA!!!! O resgatado é o único que ficou preso na mina, pois os outros 32 eram funcionários “fantasmas” e nunca tinham entrado nela.

Enviado por Arildo Almeida, Fortaleza/Ce - Muito boa ! ! !

Vamos desopilar

CRITÉRIO É CRITÉRIO
Chegaram 700 currículos à mesa do diretor de uma grande multinacional.
Ele diz à secretária:
Pegue os 30 que estão no topo da pilha e chame-os para serem
entrevistados.
Jogue os restantes na máquina fragmentadora.
O senhor está louco? São 670 pessoas! Talvez os melhores estejam lá!
Ele responde:
Eu não preciso de gente sem sorte ao meu lado.
********************************************
EMPREGADO NOVO
O gerente chama o empregado da área de produção, negão, forte, 1,90m de altura, 100kg, recém admitido, e inicia o diálogo:
- Qual é o seu nome?
- Eduardo - responde o empregado.
- Olhe, - explica o gerente - eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. Isso é muito
familiar e pode levar a perda de autoridade. Eu só chamo meus funcionários pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Então saiba que eu sou seu gerente
e quero que me chame de Mendonça. Bem, agora quero saber: qual é o seu nome completo?
O empregado responde:
- Meu nome é Eduardo Paixão.
- Tá certo, Eduardo. Pode ir agora...
**********************************************
Pedido de aumento
O jovem empregado vai à sala do diretor da empresa onde trabalha:
- Senhor diretor, vim aqui para lhe pedir um aumento. E adianto já que há quatro empresas atrás de mim.
Com medo de perder aquele promissor talento, dobra-lhe o salário ... as empresas valorizam os funcionários quando eles recebem outras propostas...
- Mas mate-me uma curiosidade. Pode dizer-me quais são essas quatro empresas?
- Sim, senhor. A da luz, a da água, a do telefone e o meu banco!!!
***********************************************
RACIOCÍNIO RÁPIDO
Pra testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar 500 reais a mais no salário dele.
Passam os dias, e o funcionário não relata nada..
Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar 500 reais.
No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
- Doutor, acho que houve um engano e me tiraram 500 reais do salário.
- É ? Curioso que no mês passado eu coloquei 500 a mais e você não falou nada.
- É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo

INFESTAÇÃO PERIGOSA



Por Alex Sander Alcântara


Agência FAPESP – As formigas, animais cujo comportamento é frequentemente associado aos modelos de organização social humana, adaptam-se facilmente aos ambientes urbanos. Essa característica, no entanto, vem despertando a atenção de pesquisadores por representar um risco à saúde: um novo estudo, publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, demonstra que as formigas podem ser veiculadoras de microrganismos em ambiente hospitalar.
O estudo teve o objetivo de isolar e identificar os microrganismos associados às formigas em ambiente hospitalar e os resultados apontaram que as formigas coletadas apresentaram alta capacidade de veiculação de grupos de microrganismos.
De acordo com a professora do Instituto Básico de Biociências da Universidade de Taubaté Mariko Ueno – coautora do artigo ao lado de Rogério dos Santos Pereira, do Departamento de Biologia –, uma das grandes dificuldades para o controle da densidade populacional de formigas em ambientes urbanos é o fato de que elas não são normalmente reconhecidas como agentes veiculadores de doenças em potencial.
“As formigas transitam, de maneira geral, por lugares limpos, o que faz com que não se pense no fato do real perigo que elas representam” disse Mariko à Agência FAPESP.
A pesquisa aponta que a estrutura arquitetônica, a proximidade de residências, as interferências climáticas e as oscilações térmicas são alguns dos fatores que influenciam a presença de formigas nos hospitais.
Os pesquisadores coletaram 125 formigas, todas da mesma espécie, em diferentes unidades de um Hospital Universitário. Cada formiga foi coletada com um swab – instrumento usado para a coleta de material microbiológico em laboratórios de análises clínicas –, embebida em solução fisiológica e transferida para um tubo com um meio de cultura de microrganismos composto de caldo BHI (Infusão de cérebro e coração, na sigla em inglês). Ali, os animais ficaram incubados a 35 graus Celsius por 24 horas.
Os resultados apontam que 98,40% das amostras coletadas apresentaram crescimento. Foram isolados 208 microrganismos, como bacilos Gram positivos, bacilos Gram negativos, cocos Gram positivos, leveduras e fungos filamentosos.
Segundo a pesquisadora, os testes comprovam o que estudos feitos anteriormente descreviam. “A porcentagem de 98,40% é um fator contundente na possibilidade de veiculação mecânica e ou biológica de microrganismos”, afirma.
Ela alerta que a descoberta, associada às características biológicas, torna as formigas “potenciais veiculadores de microrganismos e sua infestação em ambiente hospitalar constitui um risco à saúde pública”.
Atualmente, segundo o estudo, as enterobactérias e a bactéria Staphylococcus coagulase negativa são os maiores responsáveis por infecções hospitalares.
“É grande a variedade de espécies encontradas. E esse fato pode ser explicado devido à grande versatilidade na exploração e capacidade de disseminação desses organismos, que se caracterizam por apresentar ampla distribuição geográfica”, acrescenta Mariko.
Nas últimas décadas, segundo a pesquisadora, as infecções por fungos oportunistas têm emergido como as grandes responsáveis pelo aumento dos casos de morbidade e mortalidade de pacientes imunodeprimidos, tendo como principal causa a Aspergillus spp.
De acordo com a professora, é possível associar as formigas aos fungos devido ao ambiente explorado por esses insetos, “onde coincidem as condições físico-químicas propícias para a proliferação desses microrganismos”.
“Essas condições de associação são muitas vezes criadas pelas formigas de forma a conseguir benefícios, oferecendo situação propícia para a proliferação de fungos de modo geral, devido à semelhança da biologia desses microrganismos”, diz.
O conhecimento e a constatação dessas associações, afirma, podem ser considerados um grande problema para a sociedade tendo em vista a grande capacidade de adaptação das formigas ao ambiente urbano, pois elas potencializam a capacidade de dispersão dos fungos.
“Tanto de forma mecânica, transportando partículas de ambientes contaminados para locais ou objetos não contaminados, como de forma biológica, atuando como um reservatório de fungos patogênicos ao homem”, explica Mariko.
Segundo o estudo, levantamentos realizados em 12 hospitais do Estado de São Paulo revelam infestação por formigas, apresentando maior índice nos berçários e nas unidades de terapia intensiva (UTI). Os resultados apontaram que 16,5% das formigas coletadas apresentavam bactérias patogênicas.
De acordo com a professora, as formigas possuem capacidade de se deslocar rapidamente e normalmente percorrem extensas áreas. “Além de constituir vetores de microrganismos em ambientes intra-hospitalares, elas agem também como importantes vias de dispersão de resistência a drogas nesses ambientes.


Fonte: ambienteacreano.blogspot.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

De onde vem o tédio?



Entediado? É possível que algumas partes do seu cérebro estejam desconectadas. Pelo menos é o que diz o neurocientista Daniel Weissman, da Universidade de Michigan em Ann Arbor. O pesquisador observou que quando nos cansamos de executar uma tarefa ou de prestar atenção a um acontecimento colocamos parcialmente “em repouso” algumas áreas cerebrais, diminuindo a atividade de comunicação. Para chegar a essa conclusão Weissman pediu a um grupo de voluntários que cumprissem uma tarefa longa e repetitiva de identificação de letras enquanto passavam por um exame de ressonância magnética. Os períodos nos quais a velocidade de resposta ficava mais lenta indicavam diminuição da atenção. Paralelamente, o cientista observou uma diminuição significativa da comunicação entre as áreas cerebrais ligadas ao autocontrole, visão e linguagem.

“É como se a atenção fosse um ‘lubrificante’ para a troca de informações entre as áreas cerebrais”, explica Weissman. Segundo ele, a atenção funciona como um amplificador da comunicação entre as várias regiões cerebrais, que sempre seleciona determinadas áreas e conexões. Outro dado importante dessa pesquisa é a ativação de uma zona específica do cérebro quando ocorre uma queda de atenção: futuramente, esta área poderá ser usada como um indicador para prevenir os acidentes provocados pela distração.

Fonte: UOL

20 atividades cotidianas e as calorias que elas queimam





A verdade pura e simples, não importa qual seja a dieta, é que para perder peso é necessário queimar mais calorias do que se consome. A boa notícia é que você não precisa passar o dia inteiro malhando na academia porque absolutamente tudo o que você faz queima calorias. Confira as atividades a seguir e a quantidade de calorias que elas queimam. (Nota – este artigo está baseado no gasto calórico de uma pessoa de 70 kg. Já uma pessoa mais pesada queima mais calorias).

1. Fazer compras no supermercado
Empurrar o carrinho para cima e para baixo nos corredores do supermercado durante uma hora queima em torno de 243 calorias e você ainda ficará familiarizado com os nutrientes e alimentos saudáveis. Empacote suas próprias compras, carregue-as você mesma até o carro e devolva o carrinho para o local adequado e você queimará ainda mais.

2. Escovar os dentes
A maioria dos dentistas recomenda que você escove seus dentes por, no mínimo, dois minutos. Isso significa uma perda de 5,7 calorias por escovação.

3. Tirar o pó
Tirar o pó das mesas, prateleiras e enfeites da sua casa durante 30 minutos queima algo em torno de 80 calorias.

4. Beijar
Beijar pode não queimar tantas calorias como tirar o pó – mas pode ser muito mais divertido. Beijar durante 30 minutos queima 36 calorias.

5. Passar roupa
Queime 76,5 calorias passando roupas durante 30 minutos; apenas tenha cuidado para não queimar as roupas.

6. Pintar a casa
Você sabe que precisa pintar a casa, mas está faltando motivação. Será que ajuda saber que pintar a casa durante três horas queima algo em torno de 1.026 calorias? E que passar a segunda mão de tinta pode fazer você usar a calça um número menor?

7. Dobrar roupas
Não tenha medo de olhar para a sua lavanderia. Dobrar roupas durante 30 minutos queima 72 calorias.

8. Catar o lixo
Catar o lixo da vizinhança durante cerca de quatro horas queima algo em torno de 1.800 calorias e você ainda será bem visto pela comunidade

9. Esfregar o chão
Não chore sobre o leite derramado – ou qualquer outra coisa - 30 minutos limpando o chão queimam cerca de 153 calorias.

10. Cortar grama
Uma hora empurrando o cortador de grama ao redor do jardim queima 324 calorias. Desculpe, mas sentar sobre uma roçadeira móvel não conta.

11. Jogar baralho
Três horas jogando cartas queimam 351 calorias.

12. Cozinhar
Você queimará 74 calorias durante os 30 minutos que despenderá preparando o jantar. É claro que nada disso funcionará se você comer logo em seguida uma refeição muito calórica. No lugar disso, escolha alimentos saudáveis.

13. Trocar os móveis de lugar
Ofereça-se para ajudar seus amigos. Cada hora trocando os móveis de lugar queima 504 calorias.

14. Remover a neve
Aqueles que vivem em climas quentes não têm ideia do grande exercício que estão perdendo. Trinta minutos removendo a neve queimam 202,5 calorias.

15. Varrer a casa
Mover a vassoura para frente e para trás durante 10 minutos queima 28 calorias e você terá ainda um suporte que pode servir como um microfone ou um parceiro para dançar.

16. Aspirar o tapete
Você sabe que o tapete precisa ser limpo, só não sabe que 20 minutos o aspirando queimam 56 calorias.

17. Lavar o carro
Pegue logo o balde e a mangueira – meros 20 minutos lavando o carro queimam 102 calorias.

18. Dormir
Até mesmo quando está dormindo você queima calorias. Oito horas de um bom sono queimam 360 calorias.

19. Fazer jardinagem
Duas horas de jardinagem queimam 648 calorias e você ainda poderá plantar vegetais e frutas tornando a sua alimentação mais saudável.

20. Assistir TV
Mesmo assistir televisão vale a pena. Uma hora em frente ao aparelho queima 72 calorias. É claro que se você tirar o pó da sala ao mesmo tempo queimará muito mais...
Fonte: UOL/Saúde

domingo, 7 de novembro de 2010

Vamos esperar os cadáveres para agir contra o celular?

PESQUISADORA AMERICANA QUE ENCABEÇA MOVIMENTO PARA CONTROLAR O USO DOS CELULARES AFIRMA QUE RADIAÇÃO EMITIDA PELOS APARELHOS É UMA "BOMBA-RELÓGIO"



A epidemiologista Devra Davis

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE - FOLHA DE SÃO PAULO

A epidemiologista Devra Davis lidera uma cruzada para fazer as pessoas deixarem o celular longe de suas cabeças. Convencida de que a radiação emitida pelo aparelho lesa a saúde, ela escreveu "Disconnect" (sem edição no Brasil), cuja base são pesquisas que começam a mostrar os efeitos dessa radiação no organismo. Nesta entrevista, ela também perguntou: "Vamos esperar as mortes começarem antes de mudar a relação com o celular?".





Folha - Quais os riscos para a saúde de quem usa celular? Devra Davis - Se você segurá-lo perto da cabeça ou do corpo, há muitos riscos de danos. Todos os celulares têm alertas sobre isso. As fabricantes sabem que não é seguro. Os limites [de radiação] definidos pelo FCC [que controla as comunicações nos EUA] são excedidos se você deixa o celular no bolso.

Quais os riscos, exatamente?
O risco de câncer é muito real, e as provas disso vão se avolumar se as pessoas não mudarem a maneira como usam os telefones. Trabalhei nas pesquisas sobre fumo passivo e amianto. Fiquei horrorizada ao perceber que só tomamos atitude depois de provas incontestáveis de que danificavam a saúde.
Reconheço que não temos provas conclusivas nesse momento. Escrevi o livro na esperança de que meu status como cientista tenha peso, e as pessoas entendam que há ameaça grave à saúde e podemos fazer algo a respeito.

Mas há estudo em humanos que dê provas categóricas?
Quando você diz "provas", você quer dizer cadáveres? Você acha que só devemos agir quando já tivermos prova? Terei que discordar.
Hoje temos uma epidemia mundial de doenças ligadas ao fumo. O Brasil também tem uma epidemia de doenças relacionadas ao amianto. Só recentemente vocês agiram para controlar o amianto no Brasil, apesar de ele ainda ser usado. Ninguém vai dizer que nós esperamos o tempo certo para agir contra o tabaco ou o amianto. Estou colocando minha reputação científica em risco, dizendo: temos evidências fortes em pesquisas feitas em laboratório mostrando que essa radiação danifica células vivas.

Qual a maior evidência disso?
A radiação enfraquece o esperma. Sabemos por pesquisas com humanos. As amostras de esperma foram dividas ao meio. Uma metade foi mantida sozinha, morrendo naturalmente. A outra foi exposta a radiação de celulares e morreu três vezes mais rápido. Homens que usam celulares por quatro horas ao dia têm a metade da contagem de esperma em relação aos demais.
Crianças correm mais perigo?
O crânio das crianças é mais fino, seus cérebros estão se desenvolvendo. A radiação do celular penetra duas vezes mais. E a medula óssea de uma criança absorve dez vezes mais radiação das micro-ondas do celular. É uma bomba-relógio. A França tornou ilegal vender celular voltado às crianças. Nos EUA, temos comerciais encorajando celular para crianças. É terrível. Fico horrorizada com a tendência de as pessoas darem celulares para bebês e crianças brincarem. Sabemos que pode haver um vício no estímulo causado pela radiação de micro-ondas. Ela estimula receptores de opioides no cérebro.

Jovens usam muitos gadgets que emitem radiação.
Sim, e eles não estão a par dos alertas que vêm com esses aparelhos. Não é para manter um notebook ligado perto do corpo. As empresas colocam os avisos em letras miúdas para reduzir sua responsabilidade quando as pessoas ficarem doentes.

É possível comparar a radiação de celular à fumaça?
Sim. O tabaco é um risco maior. Mas nunca tivemos 100% da população fumando. Agora, temos 100% das pessoas usando celular. Então, ainda que o risco relativo não seja tão grande, o impacto pode ser devastador.

Nos maços de cigarro, há aquelas fotos horríveis. Esse é o caminho para o celular?
Isso é o que foi proposto no Estado do Maine (EUA). Está se formando um grande movimento para alertar as pessoas a respeito dos celulares. Isso é o que aconteceu com o fumo passivo. Vamos começar a ver limites para a maneira e os locais onde as pessoas usam celular. A maioria não sabe que, se você está tentado conversar num celular em um elevador, a radiação está rebatendo nas paredes e fica mais intensa em você e em quem estiver perto.

Além de usar fones, o que é possível fazer para prevenir?
Enviar mensagens de texto é mais seguro do que falar. Ficar com o celular nas mãos, longe do corpo, é bom, e mantê-lo desligado também.

Mas celular é um vício!
Sim. Temos que usá-lo de forma mais inteligente.

Pesquisa liga proximidade de antena a maior risco de câncer

Quem vive a até 100 m de antena de celular tem 33% mais risco de morrer de câncer do que a população geral, diz pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.
A engenheira Adilza Condessa Dode, 52, cruzou dados sobre mortes por tumores entre 1996 e 2006 em Belo Horizonte com áreas onde essas pessoas moravam e a localização das antenas de celular.
Ela elegeu tumores já associados esse tipo de radiação: próstata, mama, pulmão, intestino, pele e tireoide.
Em um raio de até mil metros das antenas, o risco foi maior. " O celular você desliga. A antena, não."
O médico Edson Amaro Jr., professor de radiologia da USP, pondera que o estudo não é fechado. Isto é, não foram controlados os hábitos de quem morava perto das antenas. "Esse tipo de estudo não é o ideal, mas também não há muitas alternativas."
O engenheiro Alvaro Augusto Salles, professor de telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criou um modelo do cérebro baseado na tomografia de uma criança para simular efeitos da radiação.
Ele explica que as ondas têm efeitos térmicos (por isso a orelha esquenta quando se usa o celular) e não térmicos. Esses podem causar quebras nas fitas que formam a dupla-hélice do DNA, levando a mutações e a tumores.
Os riscos são maiores nas crianças, cujos tecidos estão se reproduzindo mais rápido.
Salles diz que, quando usamos o celular encostado na orelha, 75% da energia que seria usada na conexão é absorvida pela cabeça.
Para o engenheiro, se os celulares usarem antenas que direcionem a energia para o lado oposto ao da cabeça, o risco cairá muito. "O futuro é essa tecnologia, mas está demorando. São 5 bilhões de usuários. Mesmo que o risco seja pequeno, muitos podem ser afetados."

Fonte: fOLHA DE SÃO PAULO

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NOMES PERFEITOS PARA AS RESPECTIVAS ATIVIDADES

ANA LISA
Psicanalista

P. Lúcia
Fabricante de Bichinhos
Pinto Souto
Fabricante de Cuecas
Marcos Dias
Fabricante de Calendário
Olavo Pires
Balconista de Lanchonete
Décio Machado
Guarda Florestal
H. Lopes
Professor de Hipismo
Oscar Romeu
Dono de Concessionária
Hélvio Lino
Professor de Música
K. Godói
Médico especialista em hemorróidas
Alberta Alceu Pinto
Garota de Programa
H. Romeu Pinto
Garoto de Programa
Eudes Penteado
Cabeleireiro
Sara Vaz
Mãe de Santo

Passos Dias Aguiar
Instrutor de Auto-escola
Édson Fortes
Baterista

Sara Dores da Costa
Reumatologista
Jamil Jonas Costa
Urologista
Iná Lemos
Pneumologista

Ester Elisa
Enfermeira

Ema Thomas
Traumatologista


Para chegar à Gloria temos que passar na Lapa.

Enviado por Luciano Almeida Franco, Fortaleza/Ce

COMPORTAMENTO SOCIAL E ETIQUETA PROFISSIONAL




Por Rogério Martins


É curioso como ultimamente as empresas tem se preocupado com a formação ética e social dos seus colaboradores. Isto denota que há algo de "podre" no reino das organizações brasileiras. Tem surgido uma demanda muito significativa para formação e desenvolvimento da postura social e etiqueta profissional. Será que nossos funcionários desaprenderam sobre convívio social e boas maneiras no trato profissional? Parece que sim!
Com o crescente nível de exigências de conhecimento técnico para o preenchimento das ofertas de trabalho, algumas vezes os profissionais de RH e as próprias chefias esquecem-se do fundamental: o ser humano. Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional. Daniel Goleman, e muitos outros consultores que estudam o comportamento social nas organizações modernas, nos alertam sobre a importância de utilizarmos corretamente nossa inteligência emocional, ou seja, tirarmos o melhor proveito de nossa capacidade de relacionar-se com as pessoas. Saber como portar-se em uma reunião, em um almoço de negócios, em um coquetel, ou mesmo no dia-a-dia da empresa tornou-se fundamental para o futuro da carreira dos jovens e experientes profissionais.
A seguir relaciono três práticas de etiqueta profissional e comportamento social que muitas vezes esquecidas, ou não exercitadas por nós, podem causar situações embaraçosas ou até mesmo prejudicar o futuro profissional.
Cuide, em primeiro lugar, de si mesmo, da sua apresentação pessoal. Invista na sua imagem e na auto-imagem. Valorize-se! Existem pessoas que marcam sua existência pela elegância, outras pela total falta de bom senso na hora de vestir-se e portar-se. Portanto, quando for trabalhar deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, os saltos muito finos e altos, as gravatas de bichinhos, aquele terno pink, o sapato velho e desgastado. Lembre-se do famoso ditado que diz: "a primeira impressão é a que fica". Reflita sobre a imagem que quer transmitir para as outras pessoas e o que tem feito para isto. Peça a seus amigos um feedback sincero sobre sua apresentação pessoal. Vale aqui uma ressalva de que apresentação pessoal não tem a ver com beleza, raça ou tipo físico.
Outro fator que está diretamente relacionado com sua imagem é a comunicação. De nada adianta estar muito bem vestido, andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente, se na hora de expor suas idéias, ou participar de uma reunião, só ouve-se erros de concordância verbal, gírias, piadinhas de mau gosto, interrupções constantes para contar vantagem, etc. Ouça mais as pessoas e exercite sua comunicação. Leia mais, participe de cursos, escreva com freqüência, pratique, pratique, pratique!
Evite fofocas. Conheça a história que foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o chefe, saiu-se com esta:- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou:- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?- Peneiras? Que peneiras, chefe?- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?- Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram.- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?- Claro que não! Nem pensar, Chefe.- Então, sua historia vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a UTILIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria contar - fala Olavo, surpreendido.- Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continua: - Da próxima vez em que surgir um boato por ai, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE, UTILIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante.
Na vida representamos diversos papéis: de filho/a, de pai/mãe, de empregado/patrão, etc. Em cada um deles devemos ter o bom senso de nos adequarmos conforme as normas e regras existentes. Para este conjunto de normas e regras é dado o nome de sociedade. Uns dizem que as regras foram feitas para serem quebradas, mas que confuso seria se não as tivéssemos para nos orientar?


Fonte: www.rh.com.br

Ovo: opção inteligente


Por Bartira Betini
Fonte: Revista Vitta, ed. 4

Ele já foi considerado o vilão da história, responsável pelo aumento do colesterol e suas consequências. Recentemente, foi absolvido e voltou balanceada. O ovo é um alimento com diversos nutrientes a fazer parte de uma alimentação essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo: vitaminas A, B e D, além de ferro, fósforo, zinco e selênio.

Outro destaque é sua grande quantidade de colina, um nutriente essencial principalmente para as grávidas, pois se relaciona com o desenvolvimento cerebral e celular, sendo importantíssimo neste período em que a mulher está gerando um novo ser.

Emagrece e sacia o apetite

Um estudo realizado com mulheres na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou a relação do consumo de ovo com a perda de gordura, inclusive abdominal. Para as que consumiam ovos, a redução foi 83% superior. Além disso, estas mulheres mostraram muito mais energia em relação às que não consumiam ovos.

Outro estudo, realizado na Wane State University, em Michigan (EUA), mostrou que enriquecer o café da manhã com ovo deixa você com menos fome nas próximas refeições. Com isso, o consumo de calorias é menor até o fim do dia.

Nutritivo e saboroso

O ovo pode ser consumido de diversas formas: frito, cozido, omelete, mexido ou enriquecendo alguma receita, como bolos, molhos, pães, suflês etc. Ele é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes de que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. “Ele possui 13 vitaminas essenciais, além de minerais, proteínas de alta qualidade e antioxidantes. Tudo isso com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso. Ele é uma escolha nutritiva. A ciência afirma: 'o ovo é benéfico à saúde'”, explica Gislenne Rocha, nutricionista do ABC Paulista.

Ovo aumenta o colesterol?

“De jeito nenhum. Um estudo recente mostrou que esta crença popular não tem fundamento. O ovo não provoca aumento de colestrol por si só. A quantidade de colesterol presente nos ovos não pode ser considerada a causa da elevação do colesterol. Alguns outros hábitos, como o consumo excessivo de gordura saturada e trans, consumo excessivo de álcool, fumo, falta de atividade física, são de fato relacionados ao aumento do colesterol”, explica Raquel Pegoraro, nutricionista de São Paulo. Gislenne Rocha cita outros estudos que sugerem o consumo de pelo menos um ovo por dia, podendo ser até dois, sem afetar a concentração de colesterol sanguíneo.

Bom substituto

O ovo pode substituir qualquer carne, seja branca ou vermelha, pois é uma proteína do mesmo grupo destes alimentos, ou seja, possui composição nutricional semelhante. Um ovo de 50g tem aproximadamente 74kcal. Não há nenhum problema em consumir ovos todos os dias e também não há nenhuma restrição semanal.

Mas, como todo alimento em excesso, ele também engorda. “A dica é sempre consumir a porção adequada a cada necessidade energética. Pensando em uma dieta de 2 mil calorias, o consumo de dois ovos no almoço, por exemplo, é o ideal”, explica Raquel Pegoraro.

Salmonela: previna-se!

· Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa;

· Respeite a data de validade;


· Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação;

· Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados;

· Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo;

· Não deixe os ovos, nem os alimentos que contenham ovo, mais de duas horas à temperatura ambiente

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mensagens

1.“Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz”.
ABRAHAM LINCOLN
2.“A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos”.
VITOR HUGO
3.Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”.
HENRY FORD
4.Apenas adie até amanhã aquilo que você quiser morrer e deixar sem fazer”.
PABLO PICASSO
5.O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvo pela crítica”.
NORMAN VICENT
6.“A abelha atarefada não tem tempo para tristeza”.
BLAKE
7.“Pouca coisa é necessária para transformar uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”.
MARTIN LUTHER KING

Três pacientes recuperaram parte da visão após uma cirurgia revolucionária que implantou um chip em suas retinas.

Clique na imagem para ampliar

LONDRES - Três pacientes recuperaram parte da visão após uma cirurgia revolucionária que implantou um chip em suas retinas. Os dois homens e a mulher que se submeteram ao procedimento conseguiram distinguir formas e objetos apenas dias depois da intervenção, criando esperança para milhões de pessoas em todo o mundo.

A experiência é promissora, já que os resultados desta cirurgia foram muito mais significativos do que as outras tentativas de implantar um 'olho biônico' em pacientes cegos. Até agora, a tentativa mais bem -sucedida tinha sido feita com uma câmera e um transmissor acoplados ao um par de óculos especiais que transmitiam as imagens para a retina.
Um dos pacientes, Mikka Terho, de 44 anos, da Finlândia, conseguiu identificar frutas como uma banana e objetos como um garfo, uma faca e uma colher. Ele também conseguiu andar pelo quarto do hospital sem esbarrar em móveis, viu a hora no relógio e diferenciou vários tons de cinza.
Os três operados estavam entre 11 pacientes do estudo que perderam a visão há pelo menos 5 anos por causa de uma doença chamada retinite pigmentosa, condição genética que destrói a retina e afeta 20 mil pessoas apenas na Inglaterra.

Fonte: Globo.com e Agências internacionais

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Problema para lidar com dinheiro é sinal inicial de Alzheimer

A dificuldade de diagnosticar a doença nos primeiros estágios expõe pacientes a risco de perda financeira

Para família e advogados, fica difícil saber até que ponto a pessoa ainda é capaz de tomar decisões sozinha

GINA KOLATA
DO "THE NEW YORK TIMES"

A dona de casa Renee Packel tinha uma típica vida suburbana. Ela cuidava da família e da casa, localizada perto da Filadélfia (EUA). Seu marido, Arthur, era advogado e vendia seguros.
Um dia, tudo desabou. Os proprietários da casa ligaram cobrando o pagamento das prestações. Para a surpresa de Renee, seu marido havia parado de pagá-las.
Arthur Packel estava desenvolvendo doença de Alzheimer e se esquecera de como lidar com dinheiro. Quando tentou pagar as contas, Renee não achou as economias do casal. "Simplesmente desapareceram."
O que aconteceu com essa família é comum, segundo especialistas em Alzheimer.

MUDANÇA FUNCIONAL
De acordo com uma pesquisa feita por Daniel C. Marson, neuropsicólogo da Universidade do Alabama, a confusão sobre dinheiro pode ser o mais importante entre os primeiros sinais de mudança funcional que acontecem no início da demência.
Isso não afeta só as famílias. Consultores financeiros e advogados ficam em uma situação difícil quando a mente de seus clientes parece estar se esvaindo.
O problema vem crescendo com o envelhecimento da população e deve se tornar mais complexo à medida que os médicos diagnosticam a doença cada vez mais cedo.
Se novos exames do cérebro mostrarem sinais de que a pessoa está desenvolvendo a demência, isso significa que o paciente deve ser acompanhado ou que devem ser colocados limites nas suas tomadas de decisões que envolvam finanças?
Renee Packel teve que fechar o negócio do marido e vender a casa para pagar advogados e credores.
Agora, eles vivem em um apartamento de um quarto na Filadélfia. Aos 75 anos, ela sustenta a casa como recepcionista. Ele passa o dia em um centro para idosos. "Foi uma reviravolta", diz Renee.
Advogados veem outro lado do problema. Há diretrizes para lidar com clientes com demência, mas muitas questões ficam em aberto, segundo Charles P. Sabatino, líder de uma comissão sobre lei e envelhecimento.
Não é fácil determinar se o cliente pode assinar um testamento ou transferir propriedade. "A lei quer uma resposta simples, sim ou não", diz Sabatino. Mas avaliações médicas não são categóricas. Elas levam em conta pontos fortes e fracos da capacidade de raciocínio que colocam o paciente em um estágio da evolução da doença. "Não há sim ou não."

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Enquete encerrada com mais de 90% de aprovação

Encerrou-se em 31 de outubro último o prazo para votação sobre o sucesso da XIV Convenção. O resultado foi de mais de 90% de aprovação, o que premiou com justiça a equipe organizadora.

Parabéns a todos que souberam fazer essa grande Convenção.

Um pouco de bom humor não faz mal a ninguém

Enviado por Aélio Jalles, Fortaleza/Ce

Aniversariantes de Novembro

10- Daniele (sócia)
14 - Isabel Luísa (Bebel)
15-Augusto César (sócio)
15-Cássio Franco
30- André (sócio)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mensagem de Augusto Cury


Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...
Quantos projetos você deixou para trás?
Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos?
Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.

Fonte: www.pensador.info/mensagens_de_augusto_cury