sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pietà


A Pietà (em português Piedade) de Michelangelo é talvez a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Fica, na basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 69 centímetros e é feita em mármore.
História
Em 26 de Agosto de 1498 o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Miguel Ângelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de São Pedro.

Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietá. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada.

Iniciara-se como artista ainda durante o Quattrocento, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietá foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.

Nesta obra delicada o artista encontrou a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, quer para não “sair” do esquema triangular.
A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objeção que erguem contra ele seus críticos, como a expressão de sua pureza incorruptível.

O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos.
Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura « vertical» de Maria.

Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria.
Fonte : Wikipédia

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Veja como chegar ao Catu
















Para chegar ao Sitio Laidinha, no Lago Catu, local do próximo evento da AFA no dia 22 de setembro , siga o mapa.

Caso deseje ampliá-lo, favor clicar sobre ele.





Uso do Celular um Desafio


Parte II

Falando em público: Você pode falar à vontade em lugares públicos como shopping, academia, rua, lanchonete, banco etc. Mas sempre com o cuidado de conversar num tom baixo de voz, pois além de ser feio ficar de papo em alto e bom som, ninguém é obrigado a ficar por dentro da sua vida.

Retornando ligações: Fica a seu critério retornar ligações não atendidas de números que você não conhece. Agora, se você conhece, é de bom tom ligar de volta. A não ser, é claro que seja aquele ou aquela chata que você sabe que quer "perturbar", pedir um favor etc. Se a pessoa deixar recado na caixa postal, manda a educação responder ao chamado.

Respeite horários: Nem todo mundo desliga o celular quando está dormindo. Por isso, respeite a regrinha básica de horários para ligações: não chame antes das 9 da manhã e depois das 10 da noite. A não ser, é claro, que se tenha combinado previamente a ligação.

Olha o passarinho! Com essa tecnologia toda de celulares que fazem de tudo, os aparelhos com câmera agora são bem comuns. Mas não ouse dar uma de inconveniente e sair tirando fotos das pessoas. Nem todo mundo gosta de fazer pose e dizer "xis!". Tenha bom senso!Além da competência e do foco em resultados para usar um aparelho celular, há outra coisa que pode dar um belo empurrão na sua carreira, são boas maneiras, você é considerado um profissional competente e tem um currículo brilhante, impecável. É proativo, orientado para resultados e tem uma constante preocupação em se manter atualizado pelo celular, é possível que esteja se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca atenção a suas habilidades sociais.

As habilidades sociais são um pré-requisito determinante para o sucesso no mundo corporativo, você está seguro de que sabe comportar-se corretamente num almoço usando o celular? Tem competência ao se apresentar para outras pessoas com o celular na mão? É capaz de conduzir uma conversa polida com o celular chamando?

Afinal, as empresas estão dando um peso cada vez maior a suas atitudes, a sua postura e a seu modo de proceder. Saber como agir nas mais variadas situações do dia-a-dia de trabalho e driblar as saias-justas representa uma vantagem competitiva e tanto. Dominar o código de comportamento em vigor no mundo dos negócios faz bem, sim, para sua vida profissional e esquecer o mínimo que possível o celular, isso mostra de que as pessoas estão, pouco a pouco, tomando consciência dos micos destes celulares. A etiqueta corporativa, no entanto, é muito mais do que saber distinguir entre um garfo de salada e o do prato principal.

Qualquer atitude que incomode as pessoas a seu redor é considerada falta de modos. Exemplos: bater o telefone, falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, exagerar no perfume barato, esquecer do desodorante, entre outros. A elegância abrange, ainda, a consideração e o respeito por subordinados, chefes e colegas e a disposição em ser agradável e gentil no uso do celular.

As pessoas podem ser bem-educadas, corteses e sociáveis ao mesmo tempo em que mantêm uma atitude positiva, simpática e, sobretudo, genuína o que nos remete a questões como valores e ética. Se você é uma pessoa divertida, atenciosa, flexível e tolerante, pode estar certa de que muitos erros lhe serão perdoados. Mas infelizmente não há regras para ser simpático com o uso do celular tocando quando você esta conversando com um amigo.

FCº. Alexandre Portela Barbosa: MSc. Ciências da Educação, MBA.Marketing, Bel. Administração - (Teresina-PI).

HOJE É SEXTA-FEIRA!!!!

Quem diz que os Cearenses não sabem usar maquina de lavar.....

Amigos,

Realmente a imaginação e a criatividade de um Cearense é com certeza algo louvável, sem querer puxar a sardinha para o meu lado, mas veja os que os meus colegas de Fortaleza acabaram de inventar para completar aquele "churrasco" do final de semana.

Apreciem a imaginação e criatividade do Cearense, desculpe ai algum constrangimento barrista

Abraços,
Augusto César


quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A moda é : Pilates


O nome pilates tornou-se comum em academias e surgiram centros especializados neste tipo de aula. Mas, afinal, o que significa? Pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente.
A técnica que une condicionamento físico e mental recebeu o nome do criador alemão Joseph Pilates. Chegou ao Brasil no início dos anos 90, e vem conquistando cada vez mais seguidores.
Respiração, postura e concentração são alguns dos principais alvos do pilates. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da região do abdômen, que é chamado de “casa de força”. Segundo a filosofia, tudo que a gente faz está relacionado com esta região do corpo. Com um abdômen forte, você sustenta melhor a coluna (principalmente na região lombar) e também os órgãos vitais.
Uma das principais características do pilates é que nele não existem aquelas séries repetitivas comuns em algumas modalidades. Cada movimento é feito no máximo oito vezes. As aulas duram aproximadamente uma hora e os exercícios podem ser feitos no solo, com bolas, ou em equipamentos especiais.
Outro aspecto positivo é a rapidez com que os resultados começam a aparecer. Vinte sessões já são suficientes para que as dores diminuam e os músculos se fortaleçam. A aluna Priscila Fardale, 24 anos, começou a praticar pilates há cinco meses por causa de problemas na coluna e já não sente mais dores. “Eu comecei a fazer como tratamento para a coluna e também para fortalecimento muscular. Eu já fiz RPG e achei que o resultado do pilates foi mais eficaz”, garante ela.
Geralmente, são os próprios fisioterapeutas que indicam a técnica aos pacientes com problemas de postura ou coluna. No entanto, o pilates pode ser praticado por jovens, atletas, bailarinos, idosos, ou até mesmo, por gestantes. Não existem contra-indicações e os objetivos dos praticantes são os mais diversos.
Hoje em dia, você pode encontrar as aulas de pilates nos mais diversos locais, desde academias de dança ou ginástica, até espaços terapêuticos. Mas fique atenta. O local escolhido deve estar de acordo com seus objetivos ao praticar a técnica. Ou seja, se você deseja fazer aulas de pilates para manter a forma, procure uma academia. Se seu objetivo é melhorar sua postura, vá a um espaço terapêutico que ofereça este tipo de aula. Busque por academias ou clínicas em nosso shopping na seção de serviços.
Fonte: Caroline Martin - site Leader Training

Uso do Celular um Desafio


Parte I

Você sabia que o uso do celular, as vezes pode causar intrigas, mal entendimentos, pura falta de educação, respeito e atenção com a pessoa que você está conversando, sem falar nas pessoas que tem celular para dar o famoso “TOK”, então esta arma requer algumas regrinhas básicas de etiqueta? Confira aqui algumas orientações!

Alô? Quando ligar para o celular de alguém, a primeira coisa a fazer é identificar-se (caso a pessoa não tenha seu número) e perguntar se ela pode falar naquele momento, em vez de questionar "Onde você está?". E se ela estiver no meio de um encontro? No banheiro? Em um lugar "impróprio"? Não faça essa pergunta a não ser, é claro, que tenha muita intimidade com seu interlocutor.

Empresta seu telefone? As tarifas telefônicas não são nada baratas. Por isso, evite pedir um celular emprestado para fazer uma ligação. Se for urgente, tudo bem, explique que é importantíssimo, mas seja breve!

Recebendo uma ligação: Pelo mesmo motivo acima, não estenda muito o papo quando alguém ligar para você. Se a pessoa terminou o assunto dela, não queira emendar o seu e contar uma história. Diga que tem algo para conversar, e que liga depois. Se você está do lado oposto, ou seja, ligou para alguém e a pessoa não pára nunca de falar, nem dá brecha para que você diga que precisa desligar, faça um teatrinho. Diga "Alô! Alô! Alô!" e desligue. Afinal, baterias acabam, sinais ficam fracos...

Celular calado: Existem certas situações que exigem que o aparelhinho seja desligado ou, no mínimo, fique no "vibra call". Sessões de teatro e cinema exigem silêncio do aparelho, por uma questão de respeito com quem está em volta. Desligue-o quando for se reunir com um cliente, uma pessoa amiga, seu namorado, um jantar ou um almoço importante, participar de uma entrevista de emprego. Em almoços de negócios e reuniões profissionais, também haja da mesma forma; só deixe o aparelho no vibra call se estiver esperando um telefonema muito importante, e mesmo assim, avise antes a quem estiver com você.

O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente. Se for preciso atender, faça-o mas seja bem rápida.

Compartimento especial: Guarde o celular na bolsa, mas dentro da divisão especial ou num bolso interno de fácil acesso. Situações em que o celular toca estridentemente e a dona toda afobada revira a bolsa para encontrar o aparelho isso é apenas um mico!

Ligação no meio de um grupo: Quando estiver no meio de um grupo de pessoas e receber uma ligação, peça licença e afaste-se para atender. Ninguém precisa ficar por dentro dos seus assuntos pessoais, mas se você estiver apenas com uma pessoa o melhor que se faz é desligar.

Não deixe ninguém esperando: Imagine a situação: você está no restaurante, no meio de um encontro com um rapaz ou uma amiga, e a sua irmã liga querendo contar a última do namoradinho dela. Por mais curiosa que você seja, não emplaque uma conversa. Diga que no momento não pode falar e que telefona mais tarde para saber a novidade. Coloque-se no lugar de quem divide a mesa: imagine que desagradável ficar sozinho com cara de paisagem, fingindo que não está ouvindo o papo, e esperando você desligar?

FCº. Alexandre Portela Barbosa: MSc. Ciências da Educação, MBA.Marketing, Bel. Administração - (Teresina-PI).

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PROBLEMA AFA

PARA RESOLVER E GANHAR UM PRÉMIO!

A AFA, Associação da Família Almeida, com 100 (cem) associados, tem sua taxa de acesso ao blog conjuntamente proporcional ao número de pessoas que acessam o blog e ao número de pessoas que não acessam.

a) Se a taxa de acesso ao blog é de 8 (oito) Almeida por hora, no instante em que 20 Almeida estão acessando o blog, expresse a taxa segunda a qual o blog está sendo acessado, em função do número de pessoas que o acessam.
b) Qual a velocidade de acesso ao blog no instante em que 50 (cinquenta) Almeida estão acessando?

OBS: O PRÉMIO QUE VAI DAR É O PRESIDENTE DA AFA.

Simplicidade

Luís Fernando Veríssimo

Cada semana, uma novidade. A última, foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo,chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal prá minha saúde.
Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos ! Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias !
Brigar,me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago !
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, me faz perder toda a fé no ser humano...
E telejornais... Os médicos deveriam proibir... como doem !
Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.
Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna !
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau !
Cinema é melhor prá saúde do que pipoca.
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada !

Enviado por Yaci Andrade, Salvador/Ba

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.

Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

O que muda na ortografia em 2008:

- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo";

- mudam-se as normas para o uso do hífen;

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem";

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos";

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio; - O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y";

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição); - Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia;

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo; - Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido";

- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus;

Fonte: Banco de Dados da Língua Portuguesa - FFCLH USP (2007), Revista Isto É, Folha de São Paulo, Agência Lusa.

Enviado por Arlindo de Almeida Simões, Fortaleza/Ce

terça-feira, 28 de agosto de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Luciano Franco na TV


Dia 12 de setembro, Luciano Almeida Franco, acompanhado por uma banda de primeira linha, apresenta-se no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza, mostrando seu trabalho instrumental, com músicas autorais.
No mesmo dia, à tarde, ele concede entrevista à prestigiada jornalista Fernanda Quinderé, uma entusiasmada fã de seu trabalho principalmente de suas composições, em programa ao vivo na TV Diário.
Esse canal com programação exclusivamente local é captado em todo o Brasil pela parabólica convencional, que transmite sinal aberto, tendo assim uma enorme audiência junto aos cearenses tanto os residentes no estado quanto os "expatriados", o que é o meu caso.
A propósito, Fernanda acaba de lançar um livro muito interessante chamado BODAS DA SOLIDÃO, já com um sucesso de crítica, o qual espero que alcance igualmente o mesmo sucesso de público. Tive a oportunidade de assistir há poucas semanas, daqui de Salvador, a uma entrevista da Fernanda a respeito desse lançamento no programa Almanaque do prestigiado canal por assinatura Globo News.
Fernanda foi casada com o famoso músico Luís Eça , integrante do maravilhoso Tamba Trio, um marco da Bossa Nova. Nesse livro ela relembra sua relação com o famoso músico, já desaparecido. Nele também é relembrado o período de efervescência desse movimento musical que elevou a música popular brasileira ao seu mais elevado grau de prestígio, sobretudo no exterior.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

Família Almeida com nova integrante




Quem anda radiante com a chegada da neta Rafaela, nascida em 04/07 último, são os avós Vera e Dilson, do Rio de Janeiro.

Numa das fotos, a mãe Flávia exibe a recém-nascida Rafaela. Na outra Vovô Dilson com as netas mais velhas, Gabriela (6) e Manuela (4).

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Arnaldo Almeida aniversaria


Hoje é o aniversário de um dos mais ilustres representantes da família Almeida. Trata-se de Arnaldo, uma figura muito querida e muito respeitado nos círculos sociais de que participa.

Filho de Iracema e Francisco Almeida, Arnaldo é irmão de Iêda, Iralda e Arildo.

É casado com Zeldinha e é pai de Loana, Nara, Arnaldo Filho e Bruno.

Foi presidente da AFA tendo uma gestão bastante profícua. Em sua gestão a AFA realizou uma Convenção em São Luís/Ma, para o que contou com o apoio de sua irmã Iêda, que lá reside, ela também uma ex-presidente. Iralda, sua outra irmã foi uma das fundadoras da AFA.

Receba os parabéns de todos os que fazem a AFA.

Dia 27 de AGOSTO DIA DO PSICÓLOGO

O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.

PARABÉNS A TODAS AS PSICÓLOGAS QUE FAZEM A AFA!!!

27 de AGOSTO DIA DO PSICÓLOGO

“Eu amo Jesus Cristo, o maior psicólogo do mundo! Eu sou apaixonado pela Teresa Cristina a mais linda psicóloga do mundo!!!” Sergio Cartaxo

Jorge Toscano é homenageado pela Aeronáutica




Em cerimônia ocorrida no Rio de Janeiro, Jorge Toscano, oficial reformado da armada argentina, seu país de origem, foi alvo de merecida homenagem por parte da Aeronáutica brasileira. Jorge é casado com Dorinha, uma integrante muito querida do ramo carioca da família Almeida.

Vale lembrar que em abril estive no Rio quando fui recebido com todas as honras em um almoço memorável no Iate Clube. Jorge foi o anfitrião desse evento, que contou com muitas presenças importantes, já que ele é um dos dirigentes do aristocrático clube carioca.

Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

Caroline Aparecida, a catequista que virou top


ALCINO LEITE NETO -

Avessa a baladas, Carol Trentini, a 5ª maior modelo do mundo, freqüenta a Igreja Católica e já deu aulas de religião. Aos domingos, quando os relógios batem 13h em Nova York, a top brasileira Caroline Trentini está pronta para seu compromisso mais importante da semana. Não se trata de mais uma sessão com o fotógrafo ultrahype Steven Meisel nem de um encontro com Anna Wintour - poderosa editora da "Vogue" e que tem a loirinha gaúcha em sua cobiçada e restrita lista de protegidas.
"A missa dominical é sagrada para mim. É a minha limpeza espiritual", conta Carol, que freqüenta uma igreja da comunidade brasileira em Nova York, onde mora atualmente.Na certidão de nascimento, Carol é Caroline Aparecida, filha de uma família de fé católica, religião que ela abraçou cedo. "Já fui professora de catequese infantil. Rezo antes de dormir e, em desfiles tensos, até na passarela", conta.
Neste ano, Carol ganhou o posto de quinta modelo mais importante do mundo no site Models.com, referência internacional no assunto. Apesar disso, a top tenta levar a vida mais comum possível. "Não vivo como uma celebridade. Essa coisa de glamour é uma ilusão passageira", diz.Carol não bebe, não fuma, não freqüenta baladas da moda e nunca usou drogas.
A bela prefere passar suas horas de folga em jantares íntimos, idas ao cinema e jogos de carteado com os amigos, entre eles, a modelo brasileira Cintia Dicker, com quem ela divide um apartamento em Nova York.

domingo, 26 de agosto de 2007

25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, que foi patrono do Exército brasileiro, nasceu em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869. Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_soldado"

PARABENS ZILDENI DE TODOS QUE FAZEM A AFA

Homenagem a Zildeni


Na foto, flagrante da homenagem prestada pelo Comandante da Décima Região Militar a Zildeni Falcão pela sua promoção ao Grau de Oficial no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar.

A solenidade ocorreu na última sexta-feira, dia 24/08, na sede do 23 BC, em Fortaleza, e foi presidida pelo General Sérgio Domingos Bonato, Comandante da Região. Presentes familiares e amigos do homenageado.

Um monge de hoje: Anselm Grün


A palavra “monge” pode despertar em algumas pessoas idéia de decrepitude, de velharia, de pessoa muito distante da realidade de hoje. Não é o que acontece quando travamos conhecimento com o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach na Alemanha. Nascido em 1945, Anselm Grün doutor em Teologia e formado também em Administração de Empresas, exerce hoje múltiplas atividades de aconselhamento, dirigindo cursos de meditação, interpretação de sonhos, contemplação, jejum etc. Juntamente com seus confrades, ocupa-se com as novas tendências na espiritualidade, buscando inspiração, por exemplo, na psicologia de Carl Gustav Jung, ou se aprofundando nas técnicas asiáticas de meditação.


O primeiro livro escrito por Anselm Grün, em 1976, tinha como título “Pureza de Coração”. Desde então vieram nada menos que uns 200 outros livros espirituais, o total já tendo ultrapassado 14 milhões de exemplares, com traduções para 28 línguas. Números que fazem dele um verdadeiro fenômeno literário, um dos autores espirituais mais lidos da atualidade. Segundo ele próprio informa, Anselm Grün dedica-se a escrever seus livros apenas às terças e quintas-feiras, das 6 às 8 da manhã. Chega a fazer em torno de 200 palestras por ano, e dirige cursos sobre uma grande variedade de temas: meditação, interpretação psicanalítica de sonhos, jejum e contemplação, além de temas administrativos.


É também o administrador financeiro da Abadia, com suas 20 firmas diferentes (Ginásio, Livraria, Editora, Hospedaria, Casa de Retiro...). Os livros de Anselm Grün são sempre escritos com muita clareza e simplicidade. Muitos deles baseiam-se na espiritualidade dos monges dos primeiros séculos do cristianismo, mostrando a consonância entre a espiritualidade “monástica” e os atuais conhecimentos psicológicos. Livros de Anselm Grün traduzidos para o português podem ser encontrados nas editoras Vozes (Petrópolis, RJ), Verus (Campinas, SP) e Paulinas (São Paulo, SP). É deste autor, também, que tenho até o momento o maior número de títulos traduzidos. São os seguintes:


1 – Cada Pessoa tem um Anjo (Vozes, 2000)
2 – Se Quiser Experimentar Deus (Vozes, 2001)
3 – A Proteção do Sagrado (Vozes, 2003)
4 – Convivendo com o Mal (Vozes, 2003)
5 – Oração e Autoconhecimento (Vozes, 2004)
6 – As Exigências do Silêncio (Vozes, 2004)
7 – Espiritualidade a Partir de Si Mesmo (Vozes, 2004)
8 – Orar e Trabalhar (Vozes, 2005)
9 – Dimensões da Fé (Vozes, 2005)
10 – Jesus e Suas Dimensões (Verus, 2006)
11 – As Chances do Fracasso (no prelo, título provisório).


Nesses livros você irá se deparar com temas como oração, fé, silêncio, trabalho, tempos e lugares sagrados, autoconhecimento... Parecem muito diferentes dos de Elisabeth Lukas, mas no fundo o objetivo desses dois autores é mostrar às pessoas o caminho para uma vida melhor. Se nos escritos de Elisabeth Lukas a palavra mais autorizada é de Viktor Frankl e outros representantes da psicologia, nos de Anselm Grün, como autor cristão, o critério supremo é a pessoa e a palavra de Jesus Cristo, transmitida e reforçada pelos autores do Novo Testamento e outros escritores cristãos. O que a bem orientada ciência de E. Lukas nos leva pouco a pouco a descobrir como orientação de vida, isto nos é transmitido pelo Evangelho como revelação de Deus. Partindo da psiquiatria, E. Lukas apresenta-nos mensagens que de forma surpreendente confirmam as lições evangélicas. Anselm Grün como que segue o caminho oposto: ele parte do Evangelho e dos autores monásticos, mostrando que podem ser muito atuais para quem vive nos dias de hoje.


No site de Anselm Grün na internet eu encontrei a seguinte mensagem:


O dom do Espírito Santo :


Sobre o Espírito Santo não se pode falar a não ser em imagens. As imagens abrem uma janela pela qual podemos perceber o mistério do Espírito. O Espírito não se deixa prender em conceitos. Jesus diz que veio para atear fogo a terra. E deseja que este fogo se acenda (Lc 12,49). O Espírito de Deus desce sobre os discípulos como línguas de fogo. Ele cria em nós uma nova língua de fogo, de onde salta uma faísca que une as pessoas no mais íntimo delas mesmas, que satisfaz seus mais íntimos desejos. O próprio Lucas falou essa língua, que toca os corações dos homens. E da linguagem de Jesus ele diz que o coração dos discípulos ardia quando Jesus falava.


O Espírito, portanto, torna possível que falemos como Jesus falava, de modo que o coração do outro se aqueça, ao perceber que estão sendo tocados seus mais profundos anseios. Assim nós rezamos para aprender esta nova língua, soltando faíscas que tocam os corações dos homens, abrindo-os uns para os outros e para Deus.


Carlos Almeida , Canpina Grabde/Pb

sábado, 25 de agosto de 2007

Big Brother é fichinha

RUY CASTRO

Dr. Mabuse perde

Há alguns anos, numa das raras vezes em que resolvi comprar um livro ou DVD pela Amazon, mandei vir um filme italiano de terror, "La Maschera del Diavolo", de 1960, um pequeno clássico do gênero, dirigido por Mario Bava. O filme continuava bom, e melhor ainda era Barbara Steele, uma atriz inglesa que faria carreira na Itália mordendo pescoços.

Bastou essa compra para que a memória do computador da Amazon decretasse que eu era um especialista em filmes de terror, principalmente italianos, e passasse a me invadir a tela com as novidades. Não houve filme de vampiro "al dente", comédia de lobisomem calabrês ou drama envolvendo raviólis envenenados que não me fosse oferecido.

Apesar de eu nunca mais ter comprado nada, a Amazon não desistiu. Continua até hoje a me bombardear com anúncios de novas edições de "Frankenstein", "A Múmia" ou "O Monstro da Lagoa Negra" em DVDs duplos e triplos, cheios de extras.

De fato, tenho um certo chiquê por esses monstros. Mas, para o computador da Amazon, eles são meu único interesse no mundo. Estamos deixando a máquina interferir demais na nossa vida.

Na Inglaterra, já há uma câmera de vídeo em circuito fechado para cada 14 cidadãos. A nova carteira de identidade, que todos lá estão sendo obrigados a tirar, contém mais de 150 informações sobre a pessoa, como endereço particular, registro profissional e DNA.

Quando esses dados forem conectados às câmeras, o sujeito poderá ser vigiado até dentro de casa. E não adiantará pegar o carro e fugir -o GPS, que um dia também será obrigatório, dirá a uma central para onde ele está indo. Dr. Mabuse perde.

É preciso resistir. De mim, até agora, os mil olhos do ciberespaço só sabem que sou louco pela múmia e pelo monstro da lagoa negra.

AFA KIDS


O que o cadarço falou para o tênis? R.: 'Estou amarradão em você."

O que é que o pneu disse para o asfalto? R.: "Você me deixa careca."

O que a letra "i" falou para letra "b"? R.: "Acho que está na hora de você fazer um regime e perder esta barriga".

O que a frigideira falou para a pipoca? R.: "Eu aqui fritando e você pulando de alegria!"

O que a xícara falou para a colher? R.: 'Mexa-se, mexa-se!"

O que o caminhãozinho falou para a mãe caminhão? R.: "Mãetenha distância."

O que o açúcar falou para o café? R.: "Quando chego perto de você, eu me derreto todo!"

O que o pires falou para a xícara? R.:"Tira essa bunda quente de cima de mim!"

O que o Liso falou para a Lisa? R.: "Lisos somos."

O que o pára-quedas disse para o homem que tinha acabado de saltar? R.: "Estou contigo e não abro!"

O que o fósforo disse para a bomba? R.: "Você é um estouro!"

O que um elevador disse para o outro? R.: "Pense em quantas pessoas nós já fizemos subir na vida!"

O que disse o prego para o martelo? R.: "Bate devagar que eu estou com dor de cabeça..."

O que a máquina de calcular disse para o contador? R.: "Pode contar comigo!"

O que é que a banana suicida falou? R.: "Macacos me mordam."

O que um cromossomo disse para o outro? R.: "Oh! Cromossomos felizes!"

O que um sabão em pó disse para o outro? R.: "Eu te OMO."

Sabe o que uma rua falou pra outra?R.: "Vamos nos encontrar na esquina?"

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Aniversário de Túlio



Quem faz aniversário hoje é Túlio Franco, o segundo da descendência da primeira dama, Itacoeli, e do Presidente.

Túlio, que não é bobo, foi curtir o aniversário com um grupo de amigos em Natal/RN, juntando-se lá a outros amigos natalenses.

Provavelmente, "Bizunga" que aparece ao fundo nessa foto, deverá estar nessa "embaixada" também. A propósito, "Bizunga" ou Marcos, como ele não gosta de ser chamado, um jovem e bem sucedido empresário baiano, esteve na última CONFRATERNIZAÇÃO da AFA, compondo a caravana baiana presente à nossa grandiosa festa de fim de ano.

Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

Para fazer comentários no blog


1. No final de cada texto encontramos o nome de quem postou a mensagem, a hora e a palavra 0 comentários conforme exemplo abaixo,(note a hora e os comentários estão de outra cor – indicação de “LINK”);

ex: Postado por Sérgio Almeida Franco às 06:58 0 comentários

2. Observe que na frente da palavra comentários tem um 0 (zero), é sinal que nenhum comentário foi feito. Clique na palavra comentário e uma nova janela se abre.
3. A nova janela tem os seguintes campos para serem preenchidos:
a-) Um campo para fazer seus comentários;
b-) Um campo para os caracteres de segurança a ser preenchido após os comentário;
c-) Um campo para identificação do autor dos comentários (seu nome – outro – anônimo)
4. Ao final dos campos devidamente preenchidos é só “cliquar” em: PUBLICAR COMENTÁRIOS

Desafio com brinde

Aroldo Neto recebe como prêmio, por ter acertado o desafio, no REENCONTRO, uma raquete Babolat, a mesma marca utilizada pelo tenista espanhol Rafael Nadal.


Aproxima-se o dia 22 de setembro quando ocorrerá mais um evento da AFA. Como de outras vezes, faremos pelo Blog mais um desafio.
O primeiro que acertar ganhará um brinde a ser escolhido de acordo com o gosto do ganhador.
Mas a resposta terá que ser dada através do próprio Blog no campo “comentário”, o qual registra data e hora das respostas.

Tenho percebido que poucas pessoas têm feito comentários neste Blog novo. Explico que ele é tão fácil de utilizar quanto o antigo, bastando seguir as instruções. É praticamente igual ao Blog anterior .

Lembro que o ganhador somente fará jus ao prêmio se estiver presente ao evento do dia 22 de setembro, quando o brinde será entregue. No entanto, se o participante for de outro estado, não precisará estar presente para ganhar o prêmio.

Se alguém tiver dificuldade de postar comentário, favor informar pelo e-mail : sergio@homeclass.com.br.
O novo desafio será lançado em breve. Fiquem atentos acessando o Blog da AFA diariamente.


Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

ManagemenTV





No ar um canal com um conteúdo exclusivamente dedicado ao mundo dos negócios. É um novo lançamento que está no ar pela SKY no canal 93.

Nele os astros são os líderes do universo empresarial, ou seja os homens mais bem sucedidos do mundo, a exemplo de Bill Gates, George Soros, Jack Welch, Phillip Kotler , Warren Buffet, Al Gore, Rupert Murdoch, Francis Fukuyama, entre outros. Veja o exemplo de empresas de sucesso como a Nike, IBM, Google, Xerox, Motorola, Nokia, etc. Há casos de médias e pequenas empresas também.

Os que já conhecem esses nomes terão no ManagemenTV a oportunidade conhecer melhor os conceitos emitidos por esses senhores que tanta influência exercem no mundo atual. Uma palestra de um deles custa um bom dinheiro. Aos que ainda não os conhecem é bom saber como uns poucos habitantes deste planeta influenciam tantos. Eis uma boa oportunidade de perceber as tendências deste mundo desafiador.

O lado salgado desse negócio é o custo da assinatura : R$ 39,90 por mês. Até o fim deste mês, porém, o acesso é livre. Vale a pena conhecer.

No Brasil, os direitos desse canal pertencem à HSM, líder mundial em educação executiva.

Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

Vejam o site : www.managementv.com.br

Texto para reflexão: "O idiota"

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 réis e outra menor, de 2000 réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. - Eu sei, respondeu o não tão tolo assim. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda : Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira : Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas a conclusão mais interessante é:A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boaopinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Se você teme:

# a dor (ao invés de reprimi-la)
# os riscos (ao invés de dominá-los)
# os erros (ao invés de assimilá-los)
# os seus medos (ao invés de trabalhá-los)
Então busque uma vida tranqüila e preguiçosa...
Mas reze para não morrer pobre e entediado!

Enviado por Leonardo Magnavigta, Salvador/Ba

Frases divertidas e inteligentes

Enviado por Arnaldo Almeida, Fortaleza/Ce



- Época triste a nossa... Mais fácil quebrar
Um átomo do que o preconceito!
(A. Einstein)

- Uma mentira pode dar a volta ao mundo...
Enquanto a verdade ainda calça seus sapatos.
(Mark Twain)

- Nunca se explique. Seus amigos não precisam,
E seus inimigos não vão acreditar.
(Anônimo)

- Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito,
Eu paro de dizer verdades a respeito deles.
(A. Stevenson)

- Não se ache horrível pela manhã:
Acorde ao meio dia!!!
(Anônimo)

- Em dia de tempestades e trovoadas o local mais seguro
é perto da sogra, pois não há raio que a parta.
(Anônimo)

- A mulher deve sempre sonhar com um homem fiel e obediente...
Só não deve querer transformar o sonho em realidade.
(Anônimo)

- Não gosto de enterros. Se eu for no meu,
Vou a contra gosto.
(Anônimo)

Crianças nós somos, a vida toda.
O que muda são os preços dos brinquedos.
(Autor Anônimo)

- Roubar idéias de uma pessoa é plágio.
Roubar de várias, é pesquisa.
(Autor Anônimo)

- Por maior que seja o buraco em que você se encontra,
Sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima.
(Autor desconhecido)

- Só o Ctrl+S salva!
(Autor Anônimo)

- Aquele que, ao longo de todo o dia: é ativo como uma abelha,
Forte como um touro,
Trabalha que nem um cavalo,
E que ao fim da tarde se sente cansado que nem um cão...
Deveria consultar um veterinário.
É bem provável que seja um grande burro.
(Autor Anônimo)

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Pensou que eu fosse esquecer
do seu aniversário???
Como eu poderia esquecer de
alguém tão especial como você...

Falar do Tio Romeu é descrever seu comportamento nas convenções da AFA.
O Tio Romeu esta sempre oferecendo algo.
-Oi, eu sou o Romeu, você que um pedaço de queijo do sertão...
-Oi, eu sou o Romeu quer um bombom para adoçar a vida...
-Oi eu sou o Romeu que uma rapadurinha para diminuir o sal do churrasco...
Feliz aniversário!!!!
Sergio Cartaxo e todos os que fazem a AFA.

Glauco faz aniversário


Quem hoje aniversaria é o Glauco Almeida, filho de Alfrânia e Alexandre Almeida e neto (por parte de pai) de Josélia e Waldo.

Pelo que sabemos, Glauco adora “bater um racha”. É verdade, Glauco ? Queremos ver se você é “bom de bola" mesmo é nos estudos. Mas isso não temos dúvidas que é.

A AFA deseja ao aniversariante muitas felicidades e muitos anos de vida

Dicas de portugês : Estou quite ou quites ?


Paulo Ramos é jornalista, professor e consultor de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL. mailto:peramos@uol.com.br


A pergunta é de uma colega de redação.
Ela tinha escrito esta frase e queria saber se o trecho estava certo do ponto de vista da norma culta:
- Ele não pôde provar que estava quites. A frase tinha problema, sim. É muito comum falarmos construções como "estou quites" ou algo do tipo.
O problema é que "quite" é adjetivo. E, como adjetivo, deve concordar em número (singular ou plural) com a palavra à qual se liga.
Eu estou quite, ele está quite, nós estamos quites. Logo:- Ele não pôde provar que estava quite.
Só uma curiosidade: o circunflexo do "pôde" que aparece na frase é um dos poucos que permanecem na possível reforma ortográfica, prevista para entrar em vigor no país a partir do ano que vem.

Clube do Livro da AFA

Lembramos aos leitores que solicitaram livros da nossa biblioteca que os mesmos poderão ser repassados diretamente a outros integrantes da família que estejam interessados. Basta avisar a Beni, que fará o controle.

Aos que simplesmente desejarem devolver livros já lidos, favor procurar a Carmen pelo telefone (85) 3267-1806 ou Beni (85) 3262-4638

O efeito Coolidge

RUY CASTRO

Um antigo presidente americano, Calvin Coolidge, já entrado em anos, só pensava em mulher. Na verdade, era um militante da galinhagem, embora não muito ativo com a esposa. Certa vez, o casal Coolidge visitou uma feira de gado na Filadélfia.

Lá pelas tantas, mostraram à sra. Coolidge um cavalo velho, mas ainda grande reprodutor, capaz de cobrir várias vezes por dia. A primeira-dama ficou impressionada. Virou-se para o marido e lhe falou da performance do bicho. Coolidge também ficou impressionado. Só que perguntou, na frente de todo mundo: "Mas com a mesma égua?".

Desde então, a teoria sobre a natureza poligâmica do macho de qualquer espécie ganhou em biologia o nome de "efeito Coolidge". Significa que a natureza -que não liga para o sexo e só quer saber da reprodução- predispõe o macho à variedade, para que ele não desperdice sêmen com fêmeas que já inseminou e, ao contrário, insemine quantas fêmeas puder. Já a fêmea, depois de inseminada, teria mais o que fazer do que sair seduzindo outros machos -daí ser monogâmica. É o que diz a teoria, não eu.

Um livro recém-lançado, "O Mito da Monogamia", dos americanos David Barash e Judith Eve Lipton, ele, zoólogo, ela, psiquiatra, discorda dessa teoria e dessa monogamia feminina. Parece que, enquanto o homem continuou igual a qualquer macho, a mulher evoluiu em relação às outras fêmeas.

Como estas, ela também precisa pesquisar o mercado até encontrar o homem que "ama", ou seja: que goste dela, exiba "bons genes" e possa sustentar a prole. Mas, às vezes, descobre que se enganou. Se esse homem não perde um capítulo da novela, dorme de meias e torce pelo Bonsucesso, ela pode continuar a amá-lo, mas não fica parada: deixa-o na reserva e vai à procura de outro, com genes mais excitantes.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

TERCEIRO ENCONTRO AFA DE 2.007


Data: 22.09.07 (sábado)
Local: Sítio Laidinha – Lago Catu
Horário: a partir das 10 horas ( mapa mapa será amplamente divulgado neste Blog)

Novamente, a AFA vai oferecer um gostoso Baião de dois e os descartáveis. Será servida uma sobremesa. A remuneração das pessoas contratadas para a preparação do Churrasco e do Baião de dois também está incluída.
Os sócios levarão carne, frango, lingüiça, e tudo mais que gostarem de consumir na quantidade suficiente para si, sua família e seus convidados. Bebidas (cerveja, refrigerante, etc) deverão ser levadas por cada um.
Não fiquem esperando ligações telefônicas procurando a sua resolução. Tomem a iniciativa de confirmar a sua presença e o número de pessoas que o acompanharão.
Precisamos de tempo para nos programar. Então, é importante que sua confirmação seja feita com antecedência, a fim de que o planejamento e a programação de nosso aguardado evento sejam elaborados de forma competente.
Pedimos confirmar o número de sua caravana com: Beni:3262.4638; Guto:3272.0124; Wilma: 3267.5970; Carmen: 3267.1806.

Novo livro de Beni


“Aí, mente”. Esse é o nome escolhido por nossa querida Beni Alcântara para seu novo livro a ser lançado em breve. Somente pelo título já dá para perceber quanta irreverência e bom homor ele deverá conter.
Após as leituras saborosas de “Quem gosta de mim sou eu” e “Quem espera sempre cansa”, obras anteriores da autora, seu público leitor não mente quando diz que espera ansiosamente pelo “Aí, mente”.

Experimentem uma pequena provinha do que está por vir. Impossível não gostar e também não rir.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/BA
AÍ, MENTE !!

Beni Alcântara

A mentira é uma constante em nossas vidas. Dizem os entendidos do assunto, que mentimos umas 50 vezes por dia e nem percebemos. Isso tudo? Sei que existem pessoas que mentem mais de cem vezes totalmente conscientes, como os nossos benditos políticos, mas nós, simples mortais somos assim tão mentirosos?

Descobri que a mentira faz um bem danado a todo mundo. Sem a mentira o mundo seria um caos. Não nos entenderíamos, as famílias viviam em eterno conflito, muito mais do que os já existentes, os casamentos se acabariam, não teríamos governantes e nem a religião sobreviveria, pois o medo do inferno e do satanás é que faz muitas igrejas sobreviverem.

A mentira, pois, nos ajuda a viver, facilita as nossas vidas, evita mil problemas, acaba com brigas e discussões, aumenta nossa auto-estima, mantêm as aparências e as nossas máscaras, salva relacionamentos, aproxima as pessoas e faz muito bem.

Estou me referindo à mentira sadia, convencional, necessária. À mentira do dia a dia. A mentira educada, gentil, psicológica, que salva que une que agrega e não à mentira prejudicial, a calúnia, a mentira maldosa, que prejudica embora o mundo esteja repleto delas, ou melhor, abarrotado.

“Se ligarem para mim, eu não estou” “Menina, como você ficou bem depois da dieta!.” A coitada ficou um horror! “A senhora vai ficar outra depois da plástica” tão outra que nem ela mesma se reconhece no espelho, nem o marido, nem os filhos e nem os netos que correm ás léguas fugindo do abraço de uma avó com outra cara e bem pior do que a antiga, enrugada, pelo menos a outra levantava as sobrancelhas e fechava os olhos totalmente.

“Querido hoje estou com uma tremenda dor de cabeça” “Querida hoje vou chegar tarde porque tenho uma reunião de negócios”. Sem dores de cabeça e reuniões negócios muitos casamentos já teriam ido para o brejo se a verdade aparecesse em toda a sua plenitude.
“Senhores passageiros, dentro de 20 minutos estaremos aterrissando no Aeroporto de Congonhas. O pouso será normal, pois a pista está ótima, com todas as ranhuras, ou melhor, com todas as valas, pois só as valas são capazes de escoar a água que se acumula sempre. Não apertem muito os cintos para o caso de precisarem sair correndo, coisa que não vai acontecer jamais. Por favor, comecem logo a usar o kit segurança que se encontra ao lado de cada assento. Só por precaução. È um brinde da Companhia de Aviação. Consiste o mesmo num Salmo 90, um terço e um crucifixo. Obrigada e boa aterrissagem!

Estas mentirinhas ou mentiras enormes são tão comuns como o prato de feijão do dia a dia. Necessárias, mesmo!

A mentira é uma benção. Em sociedade tudo é praticamente mentira. Nada é o que parece. Muitos casais vivem aos beijos em sociedade e ás tapas na alcova. O filho da amiga que foi estudar em Londres, está mesmo é numa clínica de recuperação para drogados em Minas Gerais. Até no sexo a mentira se faz presente. Finge-se muitas vezes um prazer que não se tem para a felicidade geral da família e do casamento. Um amor que não se sente, uma alegria sem contentamento. Diz-se mil vezes sim querendo dizer não.

Mentiras sociais são necessárias, mentiras que mantêm situações, acalmam que elogiam e que estimulam. Mentiras que fazem apenas bem. Já pensou se fosse impossível mentir? Quantos vexames e humilhações passaríamos!

Vinte anos sem Drumond


Há vinte anos morria o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos mais preciosos personagens da literatura brasileira do século 20. Drummond morreu um mês e meio antes de completar 85 anos e apenas doze dias depois da morte da pessoa que mais amou na vida: sua única filha, Maria Julieta. O poeta, que tinha problemas cardíacos e tomava remédios controlados, teria deixado de tomar os medicamentos. À sua maneira, mineiramente, decidiu não mais viver.

A filha, Maria Julieta, nasceu em 1928, data que marcou não só a vida, mas também a carreira literária de Carlos Drummond. Naquele ano ele publicou, na Revista de Antropofagia, de São Paulo, o poema No meio do caminho, um marco do modernismo - mas que na época se tornou um dos maiores escândalos literários do país. Alguns estudiosos da obra drummondiana, inclusive, chegaram a relacionar a pedra do famoso poema com o nascimento da filha. Mas essa é outra história.

Vamos relembrá-lo lendo uma de suas lindas poesias :

Mãos dadas

Carlos Drummond de Andrade

“Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.”

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Filosofia indígena













Clique na imagem acima para amplia-la
Enviado por Augusto César (Guto), Fortaleza/Ce

Monges, oração e autoconhecimento




Damos início hoje ao contato com outra série de livros que traduzi, os livros do monge beneditino Anselm Grün. São livros que se ocupam com assuntos “espiri-tuais”, isto é, assuntos relativos à vida interior, sob um prisma religioso. Mas não são livros “beatos”. Eles podem ajudar as pessoas, mesmo em suas ocupa-ções profissionais ou profanas: na família, no trabalho, no descanso, na socie-dade. Espero que você possa aproveitar bem estas mensagens. Veja no anexo a mensagem no. 9. Com meus melhores cumprimentos.Carlos ("Frei Filipe")



Lá pela segunda metade do século III de nossa era (entre 250 e 300 d.C.) teve início, a começar pelo Egito, um novo movimento na Igreja cristã. Um número considerável de cristãos, desejosos de seguir radicalmente a Cristo, retiraram-se para o deserto (de um e outro lado do rio Nilo), deixando suas posses e a convivência social. Eles receberam o nome de monges. Desejavam pôr em prática em suas próprias vidas todas as recomendações do Evangelho. Surgiu assim o monaquismo, movimento que com as ordens religiosas (beneditinos, franciscanos, salesianos, etc.), de alguma forma perpetuou-se até os nossos dias. Mas os primeiros monges no deserto se depararam com a experiência de que, mesmo no isolamento, o seguimento de Cristo acarretava também graves dificuldades, por causa das fraquezas humanas. Perceberam que carregavam dentro de si toda uma série de defeitos, centralizados no egoísmo, que precisavam ser combatidos. Para poderem levar uma vida de oração, eles precisavam adquirir um conhecimento mais profundo de si próprios, de suas qualidades, mas também de suas más tendências: inveja, orgulho, preguiça, luxúria...
Jesus nos diz no Evangelho que a oração é de absoluta necessidade para a vida interior do homem: “É necessário orar sempre, sem nunca desfalecer” (cf. Lc 18,1). Pessoas pouco afeitas ao Evangelho podem achar que esta exigência é difícil de ser posta em prática. Isto se deve, talvez, a uma visão errônea da oração: a que indiretamente nos é transmitida pelo sentido literal da palavra “rezar”, que vem do latim recitare = recitar – como se oração fosse obrigatoriamente a recitação de determinadas palavras dirigidas a Deus, ou seja, como se fosse um ato puramente exterior. Na realidade, segundo uma expressão de Santo Agostinho, Deus está mais perto de nós do que nós mesmos, e o lugar melhor e mais fácil para encontrarmos a Deus é o nosso próprio íntimo, nosso “coração”. Nossas reflexões pessoais, mesmo sem que se pronuncie nenhuma palavra, podem ser autênticas orações, desde que realizadas com uma atitude humanamente pura e sincera: de amor a Deus e ao próximo, e de verdadeiro amor a si próprio, de acordo com a palavra bíblica: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”. A “reza”, isto é, a recitação de certos textos de oração, pode ser um recurso, ou um ajuda, para se falar com Deus, mas não se identifica necessariamente com oração. Porque oração é diálogo interior com Deus.
Entre a oração e o autoconhecimento, ou seja, o conhecimento que a pessoa tem de si própria, existe uma estreita ligação. Autoconhecimento é sinal de maturidade. Pessoas imaturas julgam-se muito melhores do que são na realidade. Exageram as próprias qualidades, deixam de enxergar os próprios defeitos. Cada um que queira ser melhor e mais perfeito do que os outros. Já as pessoas que chegaram à maturidade se destacam pela humildade. Se lembrarmos que a oração é diálogo interior com Deus, e que a Deus ninguém engana, entenderemos que ao conversar com Deus não adianta eu pretender ser melhor do que realmente sou. Quem deseja orar bem precisa chegar a um bom autoconhecimento.
Se o autoconhecimento constitui uma condição para a oração, esta, por sua vez, quando sincera e honesta, favorece o autoconhecimento. Oração e autoconhecimento estão, assim, estreitamente relacionados. É este o tema central do livro de Anselm Grün, Oração e Autoconhecimento, do qual seguem-se abaixo alguns trechos (p. 13-15):
Ao conhecimento de Deus nós só podemos chegar através do próprio conhecimento. Isto já foi reconhecido pelo primeiro escritor monástico importante, Evágrio Pôntico († 399):
“Se quiseres chegar ao conhecimento de Deus, procura antes conhecer-te a ti mesmo.”
De maneira semelhante escreve Nilo († cerca de 430) em uma carta a um jovem monge:
“Antes de tudo, conhece-te a ti mesmo. Pois não existe nada mais difícil do que conhecer-se a si mesmo, nada mais trabalhoso, nada que exija maior esforço. Mas quando chegares a conhecer-te a ti mesmo, também poderás conhecer a Deus.”
O autoconhecimento a que os monges se referem possui dois aspectos distintos. Por um lado o homem se conhece a partir da grandeza de Deus que nele se reflete. O homem é uma imagem de Deus:
“Conhece-te a ti, porque és a minha imagem, e assim hás de conhecer a mim, de quem és a imagem. Em ti tu me encontrarás” (Guilherme de St. Thierry († 1148).
Mas ao mesmo tempo ele deve reconhecer que é uma imagem desfigurada de Deus:
“Reconhece-te como imagem de Deus e envergonha-te por a teres recoberto com uma imagem estranha. Lembra-te de tua nobreza e envergonha-te de quanto decaíste!” (Bernardo de Claraval, † 1153).




Carlos Almeida , Campina Grande/Pb

Direção dura de veículo sacrifica a coluna

FABIANO SEVERO da Folha de S.Paulo

A psicóloga Ilse de Araújo dos Santos, 56, começou a dirigir aos 25. Nessa época começou também seu problema crônico de coluna: como os carros não ofereciam a direção com assistência hidráulica, agravaram-se suas dores nas costas.
O caso de Santos não é isolado. Especialistas em coluna afirmam que dirigir carros com direção muito dura piora o problema nas costas.
"Fui a vários médicos, mas nenhum diagnosticou o problema. Até que, em 1990, comprei meu primeiro carro com direção hidráulica. As dores nas costas sumiram", conta.
Há um ano, a psicóloga voltou a ter um carro --um Fiat Palio Fire-- com direção mecânica. "Tornei a sentir dores na cervical, próximo ao pescoço. Faço tanta força para manobrar que tenho de tomar analgésicos no fim do dia."
A modelista Maria Judith Schiff, 53, também recorria a analgésicos após dirigir ao menos duas horas por dia. "Há dois meses troquei meu [Volkswagen] Gol Special sem direção hidráulica por um Fox com o equipamento. Não sinto mais dores no ombro e parei de tomar remédios", conta Schiff.
Segundo Luiz Pimenta, presidente da World Spine Society (Sociedade Mundial de Coluna), dirigir carros com direção muito dura ou com mau posicionamento no banco pode levar a lesões extremas e até a cirurgia nas costas.
"Tenho um paciente de 40 anos que dirigia como um "garotão", sempre com o encosto bem reclinado. Ele teve degeneração precoce dos discos da coluna e terá de operar em duas semanas", afirma Pimenta.
O médico diz também que dirigir de forma errada causa mais problemas em pessoas com idade acima de 40 anos.
"Os jovens ainda têm o tônus muscular para a sustentação da coluna. Já os mais velhos, principalmente os sedentários, sofrem de discopatia degenerativa [discos enfraquecidos]. Eles apresentam sintomas ou não."

Alongamento

Dirceu Rodrigues Alves, chefe de medicina ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), afirma que a direção hidráulica não resolve o problema de coluna, mas pode aliviar as dores musculares, pois há redução de esforço no esterçamento.
"Em geral as pessoas já têm a lesão primária [problema hereditário] nas costas, que se agrava com o excesso de esforço ao volante. Os homens toleram mais do que as mulheres."
Para evitar as crises na coluna, além da direção hidráulica, Alves aconselha a prática de exercício físico e a redução de horas atrás do volante. Isso evita a lombalgia --dor lombar--, a mais comum entre motoristas.
"O esforço excessivo e repetitivo na parte superior da bacia e na cintura escapular se reflete em dores na lombar. Fazer alongamentos antes e depois de dirigir é recomendado."
Se não resolver, exercícios como RPG, natação, pilates e fisioterapia ajudam. Para Alves, o cuidado com o posicionamento correto no banco é fundamental.

domingo, 19 de agosto de 2007

Humor que fica : o Blog do Joseoly


Quem está com um Blog novo na praça é o amigo Joseoly Moreira. Vale a pena visitá-lo.

O velho estilo de humor feito com simplicidade está de volta. É diversão garantida.

Nele quem sofre são os políticos. Mas esses bem que fazem por merecer.

O endereço é http://www.humorquefica.com/

Sérgio Almeida Franco, Fortaleza/Ce

sábado, 18 de agosto de 2007

Beatriz e a paciência

Beatriz (em 18/08/07)

Refeita da crise que a acometeu, Beatriz se diverte nas cartas com o jogo "paciência", um de seus divertimentos prediletos. Ela passa uns dias na casa de sua sobrinha Aleuda, que tem dedicado à tia querida todo o carinho possível.


Sérgio Almeida Franco, Fortaleza/Ce

Isso é que é mordomia !

Aldemir, Carmen e Sérgio Almeida (foto de 18/08/07)



Estando em Fortaleza, para onde vim com o principal objetivo de visitar minha mãe Beatriz, que, por sinal, se sente muito bem, tive hoje o privilégio de almoçar na casa do casal modelo da AFA. Estou falando de Carmen e Aldemir Pinheiro, que, como sempre, me trataram da melhor forma possível, melhor até do que eu mereço.

Sérgio Almeida Franco, Fortaleza/Ce

Feliz aniversário!


Feliz aniversário!


Casos de pressão alta podem ultrapassar 1 bilhão em 20 anos

Casos de pressão alta podem ultrapassar 1 bilhão em 20 anos

da BBC Brasil

Os casos de pressão alta estão fora de controle em todo o mundo e podem ultrapassar a cifra de 1 bilhão nos próximos 20 anos, alerta um editorial publicado na revista "Lancet".
De acordo com os especialistas, os hábitos pouco saudáveis da vida moderna podem elevar o número de casos da doença de 972 milhões em 2000 para 1,56 bilhão em 2025.
Um em cada quatro adultos, afirma o texto, sofre de pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, uma doença que aumenta os riscos de problemas cardíacos, infarto e morte. Para os especialistas, o maior problema é a falta de comprometimento dos pacientes com o tratamento.
Apesar de os tratamentos atuais serem eficientes, é muito raro conseguir obter uma redução dos casos da doença mesmo nos países em que o custo do medicamento não é um problema.
"Muitos pacientes ainda acreditam que a pressão alta é uma doença que pode ser curada e então param ou reduzem a medicação quando a pressão do sangue diminui", afirma o texto.
"Os médicos devem passar a mensagem de que a hipertensão, facilmente mesurável, é o primeiro e irreversível sinal de que muitos órgãos no corpo estão sob ataque", aconselham especialistas.
"Talvez essa mensagem faça com que as pessoas pensem com mais seriedade sobre as conseqüências de um estilo de vida prejudicial à saúde e dêem mais chances aos tratamentos preventivos."
Ainda segundo o editorial da "Lancet", as pessoas do mundo ocidental atualmente têm mais de 90% de chances de desenvolver hipertensão durante a vida.
Os estudiosos acreditam que fatores ligados ao estilo de vida, como falta de atividades físicas, uma dieta rica em sal combinada com comidas gordurosas, além do consumo de álcool e tabaco, estão levando o problema de países desenvolvidos até economias emergentes, como Índia e a China.

AFA KIDS


A doação do Joãozinho
No parque, Joãozinho pede dinheiro à sua mãe para dar a um velhinho. A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!

"Porque o menino jogou o relógio pela janela?
R: Ele queria ver o tempo voar.


Velhinho
Um menino foi até o sorveteiro e perguntou:-Tem sorvete de ervilhas?-Não. No outro dia ele voltou e perguntou de novo:-Tem sorvete de ervilhas?-Não.Então o sorveteiro pensou:-Se eu fizer um sorvete de ervilhas para este menino, ele vai parar de me encher.E ele fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino voltou lá e peguntou:-Tem sorvete de ervilhas?-Tem.-Eca!

Cão Bravo
Joãozinho botou uma placa na porta de casa dizendo "CUIDADO COM O CÃO". Aí a mãe dele viu e disse:- Meu filho, por que você está colocando esta placa se o nosso cão é tão pequeno?Joãozinho respondeu:- Ora mãe, por isso mesmo: para ninguém pisar nele.

A Boa e a Má Notícia
Marcio chega em casa e diz:- Pai, tenho uma ótima notícia para você!- O que é? - pergunta o pai.- Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano?- Sim,meu filho. - Então se deu bem. Economizou um dinheirão!

Deveres
Carlinha fez seu dever de casa com pressa, bem rápido. Sua mãe falou:- Carla, por que você fez tão rápido o seu dever? Você sabia que a pressa é inimiga da perfeição?Carla respondeu: - Ah mãe, eu não tenho nada a ver com isso. Elas que façam as pazes.

Duas Crianças
Duas crianças entraram em casa machucadas. A mãe, preocupada, quis saber o que tinha acontecido.- É que eu escorreguei em uma casca de banana e caí, mamãe -disse a garotinha.- E você, meu filho, como se machucou?- Eu ri do tombo dela.

O Presente
A mãe de Juca estava grávida, e perguntou a ele o que preferia ganhar: um irmãozinho ou uma irmãzinha.Juca respondeu: - Mamãe, se não for pedir muito eu preferiria uma bicicleta

Oculista
O molequinho liga para uma clínica e pergunta:- Tem oculista aí?- Tem sim, você quer marcar uma consulta?- Não, só quero ajudar meu pai. Hoje de manhã ele disse que a lâmina de barbear dele está ficando cega...

O que é o que é:
quando uma criança faz, os adultos brigam. Mas se um adulto faz, todos admiram?R.: arte.

Sem noção
Depois de algum tempo, os familiares começaram a notar que o garoto entrava no banheiro para tomar banho mas nunca lavava a cabeça. Quando perguntaram a ele o motivo disso estar acontecendo, ele respondeu:-Ora! Como vocês são burros! Não viram que no frasco de shampoo está escrito "Para Cabelos Secos"?

Beleza
O goroto perguntou para sua mãe:- Mãe, porque é que todo dia a senhora se banha, se arruma e se pinta?E a mãe responde:- Ah, meu filho é pra ficar bonita.E o garoto: - E porque é que a senhora não fica?

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Zildeni receberá homenagem


Clique sobre a imagem ao lado que ela será ampliada.
Trata-se de Convite enviado pelo General Sérgio Domingos Bonato, Comandante da Décima Região Militar, à homenagem que será prestada ao nosso Zildeni Falcão de Oliveira, pela sua promoção ao Grau de Oficial ao Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.
Será no dia 24/08, às 10:00 horas na sede do 23 BC, Av. 13 de Maio, 1.589, em Fortaleza/Ce
Traje : passeio completo - Confirmar pelo telefone (098) 3243-6154. O comparecimento deverá ocorrer com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Camila, parabéns !

Camila (primeira à esq), Mariana e Priscila - Muita graça e beleza reunidas.

Camila, ainda como homenagem por seu aniversário, republico uma foto postada no anterior Blog da AFA, onde você, sua irmã Mariana e sua prima Priscila esbanjam beleza e charme no nosso Blog.

Receba os parabéns de todos os que fazem a AFA.
Sérgio Almeida Franco, Salvador/Ba

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Feliz aniversario!




Frases Divertidas e Inteligentes

Enviado por Arnaldo Almeida, Fortaleza/Ce


- Ninguém faz tudo bonito sempre. Até Deus.
Ele fez o cavalo e também o rinoceronte.
(Vinicius de Moraes)


- O primeiro economista do mundo
Foi Cristóvão Colombo:
Quando saiu, não sabia para onde ia;
Quando chegou, não sabia onde estava.
E tudo por conta do governo.
(Ronaldo Costa Couto)


- Democracia neste país é relativa,
Mas corrupção é absoluta.
(Paulo Brossard)


- A corrupção não é uma invenção brasileira,
Mas a impunidade é uma coisa muito nossa.
(Jô Soares)

- Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra,
Tudo o que sobra é resto e
Tudo o que é resto vai para o lixo.
(Anônimo)

- Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo:
Nem ele me persegue, nem eu fujo dele.
Um dia a gente se encontra.
(Mário Lago)


- Fuja das tentações, mas devagar,
Para que elas possam te alcançar...
(Anônimo)

Praia da Caponga

Jangadas na Praia da Caponga, Cascavel/Ce

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Humor - Pecado é pecado e pronto !


Um sujeito trabalhando pesado, vê outro, deitado numa rede, na maior folga e diz :

-Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?

E o outro sem nem se mexer lhe responde :

- A inveja também!!!

Clube do Livro da AFA


Quem estiver com a posse de algum livro da Biblioteca da AFA que já tenha lido, poderá repassá-lo diretamente a outro leitor. Basta apenas informar a Beni Alcântara que fará o controle. Telefone da Beni : 3262 4638.

Biblioteca da AFA

· Verbo Cívico – Arnaldo Santos e Juarez Leitão
· Coletânea da Legislação Básica – Tribunal de Contas do Município do Estado do Ceará
· Desenvolvimento Endógino – Patrício Vergara
· Criança e Adolescente no Brasil—Ângela Pinheiro
· Bases Para Sua Conduta—Carlos Bernardo Gonzalez
· Caminhando Contra o Vento- Uma Adolescente dos anos 60—Cristina Costa
· Oração e Autoconhecimento –Anselm Grun
· A Proteção do Sagrado—Anselm Grun
· Convivendo com o Mal—Anselm Grun
· As Aventuras da Mercadoria—Anselm Jappe
· História que os Médicos Conta—Edilson Pinheiro
· Obras Completas- Oswald de Andrade
· Quem Mexeu no Meu Queijo—Spencer Johnson
· A Serra de Baturité—Arnóbio de Mendonça
· Almanaque do 50 tões – Tânia Maria Gurgel do Amaral
· A ditadura da Beleza—Augusto Cury
· Crônica de uma Namorada -- Zélia Gattai ( Emprestado)
· A Hora da Estrela – ( Emprestado)
· Dois Amigos e Um chato _ Staniislau Ponte Preta – ( Emprestado)
· A Volta ao Mundo em 80 Dias – Julio Verne ( Emprestado )
· Dimensões da Fé – ( Emprestado)
· Projeto de Vida – Carlos Almeida ( Emprestado)
· Quem Gosta de Mim sou Eu – Beni Alcântara
· Minha História Eu Mesmo Faço- Edson Gabriel Garcia
· Sonho de uma noite de verão –Ana Maria Machado
· Nazismo – O triunfo da vontade – Alcir Lenharo
· A Majestade do Xingu- Moacir Scliar
· Essa Terra- Antônio Torres
· Nó Na Garganta- Mirna Pinsky
· O Santo Inquérito- Dias Gomes
· Balé do Pato- Paulo Mendes Campos
· O Pagador de Promessas- Dias Gomes
· Quincas Berro D’água- Jorge Amado
· Viva a Poesia- Ulisses Tavares
· Artimanhas de um Coronel- Osvaldo Ventura
· È Preciso Lutar- Avelino Guedes
· Contos e Lendas de Amor-Edição Latino Americana
· Aqui entre nós- Série Sinal Aberto
· Bangüê- José Lins do Rego
· O Nariz e Outras Crônica- Luís Fernando Veríssimo
· Tenda dos Milagres- Jorge Amado
· Vidas Secas- Graciliano Ramos
· Que Brasil é Este- Emir Sadae
· Para Gostar de Ler- Vários autores
· Sombras e Luzes do Meu Caminho - Carlos Almeida

LITERATURA INFANTIL

· A Bruxa da Floresta –- Coleção Amiguinho
· Volpi – Crianças Famosas
· João e Maria -- Contos Clássicos
· A Samariatana – Maria Inês Carniato

Dicas de Português


Por Paulo Ramos


Por que o erro é doloroso?


- Errar é humano, mas porque o erro tem que ser tão doloroso assim?

A frase acima era de uma coluna sobre saúde.

Em dado momento, aparecia a questão acima.

O problema é sobre uso de "porque", tema que tem gerado muitas dúvidas nos últimos dias (na verdade, está entre os que mais geram dúvidas).

Quando por ser substituído por "por qual razão", é escrito separado (no fim da frase, é usado acento circunflexo):

- Por que errar é doloroso? = Por qual razão errar é doloroso?

- Errar é doloroso por quê? = Errar é doloroso por qual razão?

- Quero saber por que é doloroso = Quero saber por qual razão é doloroso.

Se a troca não for possível, escreve-se junto:

- Errar é doloroso porque não esperamos viver essa situação.

Revendo o trecho inicial:

- Errar é humano, mas por que o erro tem que ser tão doloroso assim?

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Celebra a tua vida

Itacoeli e Beatriz (Salvador/Ba)

Conta teus anos não pelo tempo, mas pelo que fazes no teu coração.
Não pela amargura de uma dor, mas pela ressurreição que ela traz.
Não pelo número de troféus de tuas conquistas, mas pelo gosto de aventura de tuas buscas.
Não pelas vezes que chegastes, mas pelas vezes que tivestes coragem de partir.
Não pelos frutos que tivestes, mas pelo terreno que preparastes e as sementes que lançastes.
Não pela quantidade dos que te amam, mas pela medida do teu coração capaz de amar a todos.
Não pelos anos que fazes, mas por aquilo que fizestes em teus anos.
Não pelas vezes que celebrastes teu aniversário, mas pelas vezes em que teus aniversários se tornam uma celebração de vida.

Mensagem superior...

Quero externar o mais puro agradecimento pelo empenho diário e sabedoria que trouxe ao mundo, em forma de amor, Sérgio e consequentemente Cássio, Túlio, Fausto e Maria Fernanda.

Esperamos com satisfação sua presença em nosso lar que também é seu.

Parabéns, saúde e paz, um grande abraço,

Itacoeli

Hormônio pode ser a chave para combater a obesidade

O hormônio leptina, que nos diz se estamos satisfeitos, também regula nossos desejos por certos tipos de alimentos, de acordo com pesquisadores da Universidade Cambridge, no Reino Unido. As descobertas esclarecem porque as pessoas ganham peso e pode levar a novos tratamentos contra obesidade.
Segundo os pesquisadores, o estudo mostrou que pacientes com uma desordem genética rara da falta do hormônio comem menos após receber injeções de leptina. No trabalho, os cientistas mostraram, aos pacientes, figuras de diversos alimentos, desde bolo de chocolate até couve-flor. E mediram com ressonância magnética a atividade do cérebro deles.
Os resultados indicaram que o desejo por comida é motivado biologicamente, e não pela avidez, indicando que, agindo sobre o hormônio, é possível combater a obesidade.

Fonte : Revista Boa Saúde